filmesp_Retrospectiva_Milos_Forman_cinema_tcheco_americano

Retrospectiva Milos Forman no CineSesc

O CineSesc com o apoio do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo exibe os maiores filmes do diretor tcheco, indo desde o início de sua carreira no país de origem até sua continuidade já em Hollywood.

 

Retrospectiva Milos Forman

Quando: de 02.05 à 15.05
Quanto: 12$ inteira, 6$ meia entrada e 3,50$ para aqueles com credencial plena SESC
Onde: CineSesc
Site: Retrospectiva Milos Forman 

 

 

_Programação_Retrospectiva Milos Forman

 

02.05 – Quinta
20h30 Valmont – Uma História de Seduções (GRATUITO)

 

03.05 – Sexta
17h Uma Caminhada De Valor
19h Os Amores De Uma Loira
21h Na Época Do Ragtime

 

04.05 – Sábado
17h Visions Of Eight
19h Sombras De Goya
21h30 O Mundo De Andy

 

05.05 – Domingo
17h Pedro, O Negro
19h30 Amadeus

 

06.05 – Segunda
17h Valmont – Uma História de Seduções
19h30 Um Estranho No Ninho

 

07.05 – Terça
17h Audição (+curta Saudades de Sonia Henie)
19h30 Hair
21h30 Os Amores De Uma Loira

 

08.05 – Quarta
17h Procura Insaciável
19h O Baile Dos Bombeiros
21h Na Época Do Ragtime

 

09.05 – Quinta
19h Sombras De Goya
21h Visions Of Eight

 

10.05 – Sexta
19h O Baile Dos Bombeiros
21h Amadeus

 

11.05 – sábado
19h O Povo Contra Larry Flint
21h Hair

 

12.05 – Domingo
19h Um Estranho No Ninho
21h30 Procura Insaciável

 

13.05 – Segunda
19h O Mundo De Andy
21h30 Uma Caminhada De Valor

 

14.05 – Terça
19h Valmont – Uma História de Seduções
21h30 Audição (+curta Saudades de Sonia Henie)

 

15.05 – Quarta
19h Pedro, O Negro
21h O Povo Contra Larry Flint

 

Sinopse

 

Valmont – Uma História de Seduções

Dir. Milos Forman, 1989, 140 min, 16 anos
Na França da segunda metade do século 18 uma intrigante aristocrata (Annette Benning) faz uma aposta com seu amante (Colin Firth): ele conseguirá seduzir uma mulher que se casou recentemente? O amante, Valmont, aposta que poderá corrompê-la, embora ela seja uma mulher honrada. Se vencer a aposta, ele poderá fazer com sua amante o que bem entender, mas no processo de sedução ele termina se apaixonando pela mulher casada.

 

Os Amores De Uma Loira

Dir. Milos Forman, 1965, 90 min, 18 anos
Andula mora em um lugar onde a proporção é de um homem para dezesseis mulheres. As chances de encontrar um amor, portanto, são pequenas e a probabilidade está contra ela. Um dia um jovem pianista aparece na fábrica em que Andula trabalha fazendo suas chances mudarem.

 

Na Época Do Ragtime

Dir. Milos Forman, 1982, 155 min, 12 anos
Uma série de conflitos sociais e políticos estão acontecendo na sociedade americana no início do século 20, que está em franca fase de crescimento e industrialização. É neste cenário que várias histórias dramáticas se cruzam, entre elas a do pianista Coalhouse Walker Jr., um afro-americano que decide fazer justiça com as próprias mãos após ser humilhado e ter seus direitos ignorados pela polícia.

 

Uma Caminhada De Valor

Dir. Milos Forman, 2009, 85 min, Livre
Uli e Vanilka querem o divórcio. Porém, após receberem a notícia de que uma tia rica de Vanilka resolveu deixar um milhão de libras para o futuro filho deles, o casal decide realizar uma última tentativa de manter o casamento. Acontece uma série de complicações por conta de um carteiro misterioso, um advogado de divórcios ganancioso e a própria tia, que decide lhes prestar uma visita.

 

Sombras De Goya

Dir. Milos Forman, 2006, 113 min, 14 anos
Na Espanha do século 18, em meio ao radicalismo religioso e à iminente invasão das tropas napoleônicas, o talento do artista espanhol Francisco Goya é abertamente celebrado na corte do Rei Carlos IV. A adolescente Inés Bilbatua, musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Goya recorre ao influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), pretensamente seu amigo, sem saber que está lidando com um dos próprios líderes da Inquisição.

 

Visions Of Eight

Dir. Milos Forman, 1973, 110 min, Livre
Oito diretores apresentam uma visão única sobre os Jogos Olímpicos de 1972. Apesar de mostrar os trágicos eventos que resultaram na morte de israelenses, o filme não destaca o tema político, revelando o lado humano dos atletas e o espírito da competição. Milos Forman dirige a sequência O Decathlon.

 

O Mundo De Andy

Dir. Milos Forman, 2000, Livre
Cinebiografia de Andy Kaufman (Jim Carrey), considerado o mais excêntrico, inovador e enigmático comediante de seu tempo. Um mestre em provocar o público, Kaufman podia gerar gargalhadas, um silêncio sepulcral, lágrimas ou até mesmo brigas, o que lhe valeu a fama de gênio da comédia americana.

 

Amadeus

Dir. Milos Forman, 1984, 180 min, 14 anos
O ano é 1781 e Antonio Salieri (F. Murray Abraham) é o competente compositor aserviço do imperador austro-húngaro. Mas quando Mozart (Tom Hulce) é apresentado à corte, Salieri se surpreende ao descobrir que todos os talentos musicais que sempre desejou foram dados a um moleque brincalhão. Enlouquecido pela inveja, Salieri não medirá esforços para destruir Mozart.

 

Pedro, O Negro

Dir. Milos Forman, 1964, 85 min, 14 anos
Pedro, um adolescente descontente, consegue um emprego em uma mercearia, fato que muito agrada seu pai. Mas o garoto acha o trabalho – que envolve espionar os clientes para impedi-los de furtar – desagradável e deprimente. Ele procura alívio em num romance com uma jovem garota.

 

Um Estranho No Ninho

Dir. Milos Forman, 1976, 134 min, 16 anos
Randle P. McMurphy (Jack Nicholson), um malandro, rebelde e enrolador, simula loucura para ser internado. Imediatamente seu senso contagiante de desordem entra em choque com uma rotina entorpecente. McMurphy logo entra em conflito com a enfermeira Ratched (Louise Fletcher), uma das algozes mais fria e monstruosa da história do cinema.

 

Hair

Dir. Milos Forman, 1979, 121 min, 16 anos
Claude Bukowski desembarca em Nova Iorque onde pretende se alistar para lutar na guerra do Vietnã. Ao chegar, ele conhece um grupo de hippies no Central Park e se apaixona pela bela Sheila. Claude fica amigo de Berger, o líder pacifista dos hippies, que o convida para irem de penetras à festa de Sheila e lá declarar o seu amor. Considerado um dos melhores musicais de todos os tempos, Hair é uma homenagem ao espírito libertário da década de 60.

 

Audição (+curta Saudades de Sonia Henie)
18 anos
Filme em duas partes. Na primeira, “Se ainda não existisse a banda”, acompanhamos dois jovens músicos de bandas rivais. Ambos preferem assistir a uma corrida de motocicleta do que tocar em um show com suas bandas. Na segunda parte, “Audição”, várias cantoras adolescentes fazem audições para o Teatro Semafor, em Praga.

Saudades de Sonia Henie
O curta-metragem é um tributo a Sonia Henie, patinadora artística e atriz norueguesa que faleceu em um acidente de avião. Sua morte foi um choque para o público, pois era muito admirada como artista e também pela sua estonteante beleza. O cinegrafista Karpo Acimovic-Godina convidou outros diretores, entre eles Milos Forman, para gravar sua percepção do ocorrido, tendo a obrigação de usar a frase “I miss Sonia Henie” em cada um dos fragmentos.

 

O Baile Dos Bombeiros

Dir. Milos Forman, 1967, 73 min, 12 anos
Em uma pequena cidade, o Departamento do Corpo de Bombeiros organiza uma grande festa para comemorar os 86 anos do ex-chefe do departamento. Um ladrão e as candidatas nada atraentes do “Miss Corpo de Bombeiros” mudam os rumos da celebração. Primeiro filme em cores de Milos Forman.

 

Procura Insaciável

Dir. Milos Forman, 1971, 93 min, 16 anos
Quando descobrem que sua filha adolescente desapareceu, provavelmente com um grupo de hippies, seus pais partem desesperados em sua busca. Eles conhecerão uma nova juventude pelas ruas, muito diferente daquela que viveram. Em sua estreia nos EUA, o tcheco Milos Forman faz um retrato fascinante da contracultura.

 

O Povo Contra Larry Flint

Dir. Milos Forman, 1996, 130min, 16 anos
Biografia do empresário que causou polêmica nos EUA, na década de 1970, por popularizar a pornografia explícita. Natural do Kentucky, Larry Flynt ergueu um império, mas teve que superar um atentado e lutar para ter seus direitos garantidos pela Suprema Corte.

 

Imagem: CineSesc

 


CineSesc
rua augusta, 2075
[11] 3087-0500
próximo ao metrô consolação

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.