Mostra de filmes – Mundo Árabe Contemporâneo

A mostra de fotografias “Taswir, a fotografia árabe contemporânea” apresentada no Instituto Tomie Ohtake é uma parceria entre o espaço paulistano, a Câmara de Comércio Árabe-brasileira, o Consulado Geral da França em São Paulo e o Instituto do Mundo Árabe.
 
A mostra de fotografia árabe contemporânea reúne pela primeira vez na América do Sul um importante recorte do acervo de fotografia do Institut du Monde Arabe – IMA, de Paris.
 
E como parte desta mostra, o Instituto Tomie Ohtake apresenta uma seleção de filmes realizados por diretores argelinos, tunisianos, egípcios, iraquianos, marroquinos e israelenses buscando dar um panorama da produção cinematográfica árabe contemporânea.
 
A seleção não se restringe a produções que abordam as questões políticas e religiosas que perpassam os conflitos locais, mas busca no cotidiano de seus personagens realizar uma imersão nessas culturas tão plurais.
 

Mostra de filmes – Mundo Árabe Contemporâneo

Quando: 06 à 14.04
Quanto: Grátis
Onde: Instituto Tomie Ohtake
Site: Mostra de filmes – Mundo Árabe Contemporâneo 
 

Programação_Mundo Árabe Contemporâneo

 
06.04
19h – A PEINE J’OUVRE LES YEUX [Assim que abro os olhos]
21h YEMA
 
07.04
18h FIÈVRES [Febre]
20h LA VIERGE, LES COPTES ET MOI [A Virgem, os Coptas e eu]
 
13.04
19h BRÛLE LA MER [Queime o Mar]
21h MY SWEET PEPPER LAND [Minha doce Pepper Land]
 
14.04
18h FIVE BROKEN CAMERAS [Cinco Câmeras Quebradas]
20h LE CHALLAT DE TUNIS [O Navalha de Tunis]
 

Sinopse

 
A PEINE J’OUVRE LES YEUX [Assim que abro os olhos]
Dir. Leyla Bouzid / 2014 / 1h42min / Tunísia / Drama / 16 anos
Verão de 2010 na Tunísia, alguns meses antes da Revolução. Farah, uma garota de 18 anos, se junta a uma banda de rock politizada e descobre o álcool, o amor e os protestos. Indo contra a vontade da mãe, que conhece os tabus do país, Farah mergulha cada vez mais nesse mundo, sem suspeitar do perigo de um regime político que a observa e se infiltra em sua privacidade.
 
YEMA
Dir. Djamila Sahraoui / 2012 / 1h30min / Argélia / Drama / 16 anos
Depois de anos de ausência, Ouardia volta para o campo argelino para enterrar o filho. Ela suspeita que seu outro filho, Ali, dirigente de uma milícia islamita, o tenha matado.
 
FIÈVRES [Febre]
Dir. Hicham Ayouch / 2013 / 1h29min / Marrocos, França / Drama / Livre
Benjamin, 13 anos, está em guerra com a vida, os adultos e si mesmo. Com sua mãe presa, ele passa a viver com seu pai, que até então não conhecia. Este é um homem falido de mais de 40 anos que ainda vive com os pais nos subúrbios de Paris.
 
LA VIERGE, LES COPTES ET MOI [A Virgem, os Coptas e eu]
Dir. Namir Abdel Messeeh / 2011 / 1h31min / Egito / Documentário, comédia / 14 anos
Namir viaja para o Egito, sua pátria, para fazer um filme sobre as aparições milagrosas da Virgem no seio da comunidade copta cristã. Rapidamente, a pesquisa lhe serve de pretexto para rever a família.
 
BRÛLE LA MER [Queime o Mar]
Dir. Nathalie Nambot, Berchache Maki / 2014 / 1h15min / França / Documentário / Livre
Fragmentos de histórias da luta de jovens tunisianos após a queda da ditadura de Ben Ali. Um filme ensaio situado no limite da energia da revolução da antiga terra e a união a um mundo europeu dominado por relações capitalistas.
 
MY SWEET PEPPER LAND [Minha doce Pepper Land]
Dir. Hiner Saleem / 2013 / 1h35min / Iraque / Drama / 14 anos
Baran tenta ser um policial justo em um território sem lei que faz fronteira com o Irã, Iraque e Turquia. Govend é uma nova professora que desafia os costumes do lugar. Ambos terão que enfrentar um líder corrupto, autoritário e implacável.
 
FIVE BROKEN CAMERAS [Cinco Câmeras Quebradas]
Dir. Emad Burnat, Guy Davidi / 2011 / 1h34min / Israel / Documentário / Livre
Palestino registra a resistência de seu vilarejo contra a construção de assentamentos israelenses. O título refere-se ao fato de Burnat ter tido cinco de suas filmadoras destruídas durante os seis anos em que trabalhou no documentário. Aclamado pela crítica, “5 Broken Cameras” recebeu uma nomeação ao Oscar de melhor documentário.
 
LE CHALLAT DE TUNIS [O Navalha de Tunis]
Dir. Kaouther Ben Hania / 2013 / 1h30min / Tunísia / Ficção / 14 anos
Em Túnis, a capital da Tunísia, um homem desconhecido conhecido por Challat anda de moto e, com uma lâmina, fere as mulheres que julga estarem vestidas inadequadamente. O criminoso é uma lenda urbana, também conhecido como “o retalhador”. Uma década depois dos ataques, na primavera árabe, uma jovem investiga o caso e procura a identidade de Challat.
 


Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Rua Coropé, 88 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05426-100
Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top