filmesp_sbpsp-cinema-psicanalise-sexualidade-abril_kiki

Ciclo de Cinema e Psicanálise – Mal-Estar na Civilização e Sexualidade

 

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – SBPSP juntamente com o Museu da Imagem e Som – MIS realiza mais um ciclo Ciclo de Cinema e Psicanálise, com o tema “Mal-Estar na Civilização e Sexualidade”

 

A psicanálise ressaltou e validou o saber profundo contido nas fantasias, sonhos e obras de arte. Considerar tal saber é atribuição tanto do método psicanalítico como da proposta do presente Ciclo de Cinema e Psicanálise.

 

Cinema e Psicanálise deste modo, estabelecem relação dialética, de influência mútua, via de mão dupla em que se retroalimentam. As múltiplas tipologias, comportamentos e dramas humanos vividos nas telas também suscitam novas possibilidades diagnósticas para a compreensão psicanalítica, além de inspirar narrativas de casos clínicos.

 

Como o mal-estar e o sofrimento estão presentes no homem, nas artes e na sociedade neste início de século XXI? Posto que a civilização permanece a impor múltiplas coerções pulsionais, estilos de vida e diferentes formas de pensar e adoecer.

 

Na vertente aberta pela investigação freudiana da cultura as dimensões: Religião, Sexualidade, Poder, Violência e Infância são bastante relevantes. Tais dimensões merecem ser revisitadas em suas mais variadas formas e debatidas com a sociedade e seus pensadores.

 

SBPSP Ciclo de Cinema e Psicanálise – Mal-Estar na Civilização e Sexualidade

 

Quando: 16.04 às 19h
Quanto: Grátis com retirada de ingresso com 1h de antecedência.
** A inscrição no site da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo garante somente o certificado e não o ingresso **
Onde: MIS – Museu da Imagem e Som
Site Oficial: SBPSP Ciclo de Cinema e Psicanálise – Mal-Estar na Civilização e Sexualidade 

 

Exibição seguido por debate com Cecilia Orsini, sicanalista membro efetivo da SBPSP e coordenadora de seminários de Freud. Foi Diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP e Editora do Jornal de psicanálise do Instituto da SBPSP; e com Fernanda Mena, jornalista, foi editora da Ilustrada, é mestre em sociologia e direitos humanos pela London School of Economics.

 

Kiki – os segredos do desejo

(Dir. Paco León, Espanha, Drama, 1h53, 14 anos)
Cinco histórias de amor e sexo se desenrolam ao longo de um quente verão em Madrid, quando os personagens descobrem fontes de prazer estranhas e incomuns com nomes impronunciáveis: Dacrifilia, Hifefilia, Somnofilia, Harpaxofilia… Assim, os tabus são quebrados, um a um, conforme nossos casais excitados se envolvem em uma emocionante libertação onde nenhum prazer é negado, seja qual for a sua forma.

 

 

Saiba o que passou nos módulos anteriores:

Ciclo de Cinema e Psicanálise módulo 3: Mal-Estar na civilização e Distopia
Ciclo de Cinema e Psicanálise módulo 3: Mal-Estar na civilização e Poder
Ciclo de Cinema e Psicanálise módulo 2: Mal-Estar na civilização e amor
Ciclo de Cinema e Psicanálise com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – SBPSP

 

 

 

Informações e Inscrições: www.sbpsp.org.br
tel.: (11) 2125-3700
e-mail: secretaria@sbpsp.org.br

 


MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Av. Europa, 158, Jd. Europa – CEP 01449-000 tel (11) 2117-4777

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.