filmesp_retrospectiva_wes_anderson_mis

Retrospectiva Wes Anderson 50 anos no MIS

Entre os dias 8 e 12 de maio, o MIS realiza uma retrospectiva da obra do diretor estadunidense Wes Anderson, que completa 50 anos em 2019. As sessões dos filmes são gratuitas e os ingressos podem ser retirados sempre com uma hora de antecedência na recepção do Museu.

 

Vencedor de diversos prêmios, o cineasta é conhecido por um traço estético bastante particular, que o distingue dos demais diretores de sua geração. Percorrendo toda sua carreira, a mostra exibe seus primeiros filmes – incluindo Os excêntricos Tenenbaums, que o tornou conhecido mundialmente –, O grande hotel Budapeste, pelo qual recebeu duas indicações ao Oscar (Melhor Direção e Melhor Filme), as animações O fantástico Sr. Raposo e A Ilha dos Cachorros, seu último filme.

 

[texto retirado do site do MIS]

 

Retrospectiva Wes Anderson 50 anos

Quando: de 08 à 12.05
Quanto: Grátis, com retirada de ingresso com 1h de antecedência
Onde: MIS (Labmis 64 lugares e Auditório 172 lugares)
Site: Retrospectiva Wes Anderson 50 anos 

 

_Programação_Retrospectiva Wes Anderson 50 anos

 

08.05 – Quarta (Auditório)
16h – Pura Adrenalina
18h – Três é demais
20h – Os excêntricos Tenenbaums

 

09.05 – Quinta (Auditório)
16h – O Fantástico Sr. Raposo
18h – Moonrise Kingdom
20h – O grande hotel Budapeste

 

10.05 – Sexta (LABMIS)
17h30 – Hotel Chevalier + A viagem a Darjeeling
20h – lha dos cachorros

 

11.05 – Sábado (LABMIS)
16h – Os excêntricos Tenenbaums
18h – A vida marinha com Steve Zissou
20h15 – Moonrise Kingdom

 

12.05 – Domingo (Auditório)
15h – Ilha dos cachorros
17h – O Fantástico Sr. Raposo
19h – Hotel Chevalier + O grande hotel Budapeste

 

Sinopse

 

Pura Adrenalina (Bottle Rocket)

dir. We Anderson, 1996, 91 min, 14 anos
Anthony Adams (Luke Wilson) é liberado do hospital psiquiátrico depois de se recuperar de uma série de ataques nervosos. Ele se aproxima de seu amigo Dignan (Owen Wilson), que parece ser ainda menos sensato.

 

Três é demais (Rushmore)

dir. Wes Anderson, 1998, 93 min, 14 anos
Max Fischer (Jason Schwartzman), um rapaz de quinze anos, conseguiu uma bolsa de estudos em Rushmore, uma escola preparatória para jovens de famílias ricas. Ele se torna amigo de Herman Blume (Bill Murray), um magnata que atravessa uma depressão. Max se apaixona por Rosemary Cross (Olivia Williams), uma professora que tinha ficado viúva um ano atrás, mas há dois problemas: Rosemary acha que Max muito novo para ela e, além disso, Herman se apaixona por Rosemary e os dois se envolvem, criando entre Fischer e Blume uma certa rivalidade.

 

Os excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums)

dir. Wes Anderson, 2001, 110 min, 14 anos
Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua esposa EthelineTenenbaum (Anjelica Huston) tiveram três filhos, Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson), e logo depois resolveram se separar. Chas logo em sua adolescência resolveu investir em bens, demonstrando um dom natural para finanças, enquanto que Margot se tornou uma escritora de sucesso e Richie um grande tenista profissional. Mas toda a história de sucesso dos três jovens Tenenbaums é esquecida quando seu pai resolve reatar os antigos laços e lutar pelo amor de Etheline, que está prestes a se casar com seu contador, Henry Sherman (Danny Glover).

 

O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox)

Dir. Wes Anderson, 2009, 110 minutos, 10 anos
O Sr. Raposo (George Clooney), a Sr.ª Raposa (Meryl Streep) e seu filho Ash (Jason Schwartzman) vão morar em uma árvore. Lá eles têm como vizinhos o Coelho (Mario Batali), o Texugo (Bill Murray) e a Doninha (Wes Anderson), entre outros animais, todos com suas respectivas famílias. O Sr. Raposo prometeu à esposa que deixaria a vida de roubos de galinhas, já que ela estava grávida. Desde então ele iniciou uma respeitável carreira de colunista de jornal. Porém, a proximidade do novo lar com as fazendas de Boggis (Brian Cox), Bunce (Hugo Guinness) e Bean (Michael Gambon) faz com que volte à velha vida.

 

Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom)

Dir.Wes Anderson, 2012, 94 min, 12 anos
Os jovens Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem em uma pequena ilha até que um dia resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. À medida que várias autoridades tentam capturá-los, uma violenta tempestade está se formando e a pacífica comunidade da ilha vira de ponta-cabeça de todas as formas possíveis.

 

O grande hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)

Dir. Wes Anderson, 2014, 100 min, 14 anos
No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século 20.

 

Hotel Chevalier (Hotel Chevalier)

Dir. Wes Anderson, 2007, 13 minutos, 14 anos
Em um hotel de Paris, Jack Whitman (Jason Schwartzman) come um sanduíche entregue pelo serviço de quarto. Após receber o telefonema de uma mulher (Natalie Portman), ele passa a se arrumar para recebê-la. Quando ela chega, aos poucos entram em discussão as complicações do relacionamento que possuem.

 

A viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited)

Dir. Wes Anderson, 2007, 107 minutos, 14 anos
Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) são irmãos e não se falam há um ano. Eles decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de acabar com a barreira existente entre eles. Entretanto, devido a incidentes, a viagem logo muda de rumo e faz com que o trio fique perdido no meio do deserto, tendo apenas 11 malas, uma impressora e uma máquina plastificadora.

 

Ilha dos cachorros (Isle of Dogs)

Dir. Wes Anderson, 2018, 102 min, 12 anos
Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Como ele não aceita se separar do cachorro Spots (Liev Schreiber), Atari convoca os amigos, rouba um jato em miniatura e parte em busca de seu fiel amigo.

 

A vida marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic With Steve Zissou)

Dir. Wes Anderson, 2005, 119 min, 14 anos
O famoso oceanógrafo Steve Zissou (Bill Murray) jurou vingança contra o raro tubarão que devorou um dos integrantes de sua tripulação. Ned, um homem que acredita que Zissou é o seu pai, e Jane, uma jornalista grávida de um homem casado, unem-se à expedição.

 


MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Av. Europa, 158, Jd. Europa – CEP 01449-000 tel (11) 2117-4777

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.