Os filmes servem não somente para nos entreter mas para abrir os nossos olhos, nos ensinar, nos mostrar opiniões diferentes e de lados diferentes. Nos motiva e nos faz entender a humanidade em sí.
Vamos dar inicio a fase 2 do site, com especiais sobre história, filosofia, politica e outros assuntos no cinema, vamos sintetizar informações de forma clara e sem deixar os detalhes de lado.
O primeiro especial será sobre a Guerra da Coréia que aconteceu de 1950 a 1953 mostrando os eventos que levou a sua separação em Norte e Sul.
A Guerra Esquecida – Guerra da Coréia
Entre 1910 a 1945 a Coreia estava sob a ocupação japonesa e quando a Segunda Guerra chegou ao fim, a URSS e o EUA ajudaram a Coreia a se libertar, porém a dividindo em 2 no 38º paralelo (linha da latitude). A URSS tomou conta do governo do norte e EUA do governo do sul.
Com isso a nação não foi unificada mas sim, separada pelas diferenças de ideais e regras. Nenhum dos lados considerava a fronteira algo permanente mas nenhum se submeteria ao outro. Tensões foram crescendo entre os lados com a dificuldade de eleições livres, formações de guerrilhas foram criadas até que a guerra entre elas foi oficialmente iniciada em 25.06.1950 quando forças norte coreanas invadiram a Coreia do Sul.
A UN entrou com pedido de cessar fogo imediato em 1948, mas houve boicote da URSS em protesto contra a representação da China durante a sua derrota na Guerra Civil Chinesa. Foi então criado e aprovado a resolução 84 da UN que consistia a invasão do Norte como uma violação da paz, recomendando que os países aliados do Sul fornecessem assistência para repelir o ataque, restaurar a paz e a segurança para a área e impedir a reunificação das Coreias sob o regime comunista.
As eleições após a ajuda foram violentas, o Sul instaurou uma linha anti-comunista dura, 600 pessoas morreram durante as eleições. General MacArthur (EUA) entrou com um ataque em Inchon atrás das linhas inimigas tornando decisivo para a vitória sul coreana. Tal ação teve o nome de Operação Chromite
Em 15.08.1948 a República da Coreia foi estabelecida (Sul) expulsando os comunistas liderados por Kim Il-sung, ambos os lados tinham intensão de reunificar o país mas sob seu próprio sistema. Ao final deste ano as tropas soviéticas se retiraram do país por conta do acordo feito com o ocidente. No ano seguinte os EUA sairam do Sul, deixando os sul-coreanos despreparados em relação aos norte-coreanos que possuíam armamento russo.
Em 1950 o exército norte-coreano cruzou a fronteira com artilharia pesada declarando que o Sul havia cruzado antes, eles pretendiam prender e executar o presidente sul-coreano por conta da invasão. A luta começou e tomou proporções de larga escala, o presidente ordenou a evacuação da capital Seul porém antes de fugir ele decretou que todos suspeitos de ligação soviética fossem executados sem julgamento. Tal massacre ficou conhecido como Massacres das Ligas Bodo e teve pelo menos 100 mil mortos.
A UN interviu, exércitos soviéticos e americanos voltaram ao país, juntamente com o exército chinês do lado do Norte, a luta teve fim em 27.07.1953 com a assinatura de um acordo para criar o DMZ (Zona Desmilitarizada da Coreia) para separar as coreias, incluindo a soltura dos prisioneiros de guerra de ambos os lados. Porém nenhum acordo de paz foi assinado então ambos os países continuam tecnicamente em guerra até hoje.
Em 11.03.2013 a Coreia do Norte anulou o acordo feito de cessar-fogo de 1953 mas a Coreia do Sul assegurou que o acordo de armistício não foi invalidado já que sua anulação requer a conformidade das duas partes.
Filmes para entender a Guerra da Coreia
The Front Line (dir. Hun Jang, 133 min, 2011)
Nos últimos dias da Guerra da Coreia, os exércitos do norte e do sul disputam entre si o controle do Monte Hwabaek. Um a um, os soldados da Companhia Alligator rendem-se à insanidade. Ali, só há uma certeza: eles já estão todos mortos. A guerra é o inferno de cada um
Tae Guk Gi – The Brotherhood of War (dir. Je-Kyu Kang, 2h28, 2004)
Jin-tae sempre cuidou do irmão, Jin-seok. Quando a Guerra da Coreia começa e eles têm de se alistar, Jin-tae decide que é seu dever continuar tomando conta do irmão e se oferece para substituí-lo em missões arriscadas.
71 – No Meio do Fogo (dir. John H. Lee, 2h, 2010)
Baseado em uma história real, o filme retrata delicadamente a dura batalha que jovens soldados enfrentaram para proteger uma escola por conta própria. Entre um ataque de emoções e conflitos inesperados, eles experimentam uma guerra de adultos.
A Little Pond (dir. Lee Sang-woo, 1h26, 2010)
Uma pequena é evacuada com ajuda do exército americano, mas o rumor de um soldado norte-coreano escondido entre eles faz com que o exército receba ordem de executar o grupo de civis
https://dai.ly/x3kt75v
In Love and the War (dir. Park Keun Young, 2h16, 2011)
Um vilarejo é forçado a servir a ocupação norte coreana durante a guerra. A comédia dramática foca no relacionamento humano entre as pessoas independente de suas crenças.
Operation Chromite (dir. John H. Lee, 2h21, 2016)
Quando as forças conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos parecem prestes a perder a Guerra da Coreia, o General Douglas MacArthur (Liam Neeson) se junta à guerra e, durante a Batalha de Incheon, no dia 15 de setembro de 1950, ajuda as tropas a vencer o conflito e retomar o controle sobre Seul.
Bimujang jidae – The DMZ (dir. Sang-ho Park, 1h02,1965)
O filme expõe a guerra pelo olhar de duas crianças que ficam no DMZ após o fim da guerra
A Melody to Remember (dir. Lee Han, 2h04, 2016)
Baseado em uma historia real. O segundo tenente Han Sang-Yeol (Siwan) lidera seu pelotão durante a Guerra da Coréia. Após perder sua família, ele é designado para uma nova base e encontra órfãos de guerra que carregam a mesma dor que ele. Com a ajuda do zelador Ju-mi (Ko Ah-Sung), Han decide criar um coro com órfãos para protegê-los.
Ode to my Father (dir. Yoon Je-kyoon, 2h06, 2014)
Durante a Guerra da Coreia, um menino vê seu destino mudar ao perder de vista a irmã e abandonar o pai para procurá-la. Durante os 60 anos seguintes, ele passa pelas minas de carvão da Alemanha e pela Guerra do Vietnã, mas mantém-se fiel à promessa feita ao pai: cuidar e proteger sua família.
The Long Way Home (dir. Chun Sung-Il, 1h52, 2015)
A história se passa durante a Guerra da Coréia e três dias antes da trégua ocorrer. Antes de ser recrutado pelas forças armadas, Bok Nam foi um simples agricultor. Como soldado sul-coreano recebe um documento secreto que deve entregar, mas um ataque da Coreia do Norte faz com que ele perca o documento .
Young Gwang é o único sobrevivente de uma equipe norte-coreano, Quando ele decide voltar para casa, na estrada ele encontra um documento secreto.
Bem Vindo à Aldeia – Welcome to Dongmakgol (dir. Park Kwang-hyun, 2h13, 2005)
Guerra da Coreia, 1951, seis soldados, dois sul-coreanos, três norte-coreanos e um americano, se encontram e convivem em uma aldeia, totalmente alheia a guerra que a envolve.