[Online] 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo

FilmeSP_6ª Mostra_de_Cinema_Chinês_de_São_Paulo

A 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo organizada pelo Instituto Confúcio na Unesp acontece de 01° até dia 20/11 de forma online e gratuita.

Após 2 anos de pausa por conta da pandemia, o evento com curadoria de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim é promovido em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Amigos da Arte, com apoio do Centro Cultural São Paulo e é exibido pela plataforma Cultura em Casa e trás 10 filmes inéditos no Brasil.

Os filmes ficarão online por 7 dias e em sua abertura vai exibir o documentário “Tudo ou Nada” diretor Zhou Hao, filme foi indicado ao Golden Goblet de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e a Melhor Documentário no FIRST International Film Festival. Alguns dos diretores gravaram também vídeos falando um pouco sobre a obra e será exibido como parte do conteúdo.

6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo

Quando: de 01/11 até 20/11
Quanto: Grátis
Onde: Cultura em Casa filmes diários até o dia 07 entrando na programação sempre as 19h e ficando online por 7 dias
Site oficial: 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo

*Os filmes “O Porto Seguro” e “Yuan Longping” ficarão online por 20 dias

 

Header_FilmeSP_6ª Mostra_de_Cinema_Chinês_de_São_Paulo
Programação

01/11 – Tudo ou Nada
02/11 – O Balão
03/11 – A Arcado do Sr. Chow
04/11 – Aves Suburbanas
05/11 – Quatro Primaveras
06/11 – Um Porto Seguro
07/11 – Yuan Longping

Sinopse com link direto

TUDO OU NADA 
Dir. Zhou hao – 97min – 2021 – Documentário – 16 anos – Instituto Confúcio da Unesp
Exibido pela primeira vez fora da China, “Tudo ou Nada” (Guzhu) explora a vida de duas pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e registra sua busca por redenção. Para ambos, a vida não passa de uma sequência infinita de sofrimento. A chegada da equipe de filmagem reabre feridas antigas, forçando o diretor a refletir sobre a ética do filme e sobre si mesmo.

O BALÃO 
Dir. Pema Tseden – 102min – 2019 – Drama – 16 anos – Instituto Confúcio na Unesp
Vencedor de mais de 22 prêmios internacionais, “O Balão” conta a história do casal Darje e Drolkar, que, durante os anos 1990, vive uma vida serena com os três filhos, no planalto tibetano. Contudo, uma gravidez inesperada acaba com a harmonia e a tranquilidade da família. No ciclo de vida e morte, o que é mais importante: a alma ou a realidade?

A ARCA DO SR. CHOW 
Dir. Xiao Yang – 106min – 2015 – Drama/Comédia – 16 anos – Instituto Confúcio na Unesp
O premiado filme “A Arca do Sr. Chow” (Shaonian Ban) conta a história de um grupo de adolescentes promissores que é selecionado para um programa especial para jovens gênios. Nesse programa, terão de lidar com sua falta de habilidade social perante os colegas “normais”.

AVES SUBURBANAS 
Dir. Qiu Sheng – 118min – 2019 – Drama – 16 anos – Instituto Confúcio na Unesp
Vencedor de três prêmios internacionais, o filme “Aves Suburbanas” (Jiaoqu de Niao) conta a história de uma equipe de engenheiros que é enviada para investigar a subsidência do solo na periferia da cidade. Depois de dias examinando a área, o engenheiro Hao entra em uma escola primária e encontra um diário que narra a história de um garoto e a separação de um grupo de amigos.

QUATRO PRIMAVERAS 
Dir. Lu Qingyi – 105min – 2017 – Documentário – 16 anos – Instituto Confúcio na Unesp
Vencedor de três prêmios internacionais, o filme “Quatro Primaveras” (Si Ge Chuntian) é um documentário sobre o cotidiano de uma família na remota Dushan, cidade da província de Guizhou, no sudoeste da China. De forma subjetiva, as imagens registram sua labuta diária, caminhadas na natureza, visitas, funerais, reuniões e despedidas. O filme revela assim o estado de espírito dos dois personagens principais, os pais do próprio diretor e suas atitudes perante uma perda irrecuperável.

UM PORTO SEGURO 
Dir. Li Xiaofeng – 118min – 2020 – Drama – 16 anos – Instituto Confúcio na Unesp
Indicado a diversos prêmios em festivais dentro e fora da China, “Um Porto Seguro” conta a história de um fugitivo que, ao retornar à sua casa, depois de 15 anos, é assombrado pelo seu passado. Condenado por homicídio, ele acaba metido em um esquema que envolve a filha de sua vítima e descobre o que aconteceu de fato naquele dia.

YUAN LONGPING 
Dir. Shi Fenghe – 92min – 2009 – Drama – 16 anos – Instituto Confúcio na Unesp
Vencedor nas categorias Ator e Filme Extraordinários do Prêmio Hubiao para Cinema, em 2009, “Yuan Longping” é a cinebiografia do chamado “pai do arroz híbrido”. Um dos maiores cientistas agrícolas da China, Yuan Longping dedicou toda a vida à pesquisa do arroz híbrido e contribuiu, de forma significativa, para as ações globais de preservação da segurança alimentar e de redução da pobreza. Seu falecimento, em 22 de maio de 2021, foi uma grande perda para a ciência agrícola da China.

 

Fonte: Planeta tela 

Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.
Back To Top