[Online] Mostra Equiô de Cinema

filmesp_mostra-equio-de-cinema

Mostra Equiô de Cinema, organizado pelo Governo do Maranhão exibe filmes sobre São João do Maranhão gratuitamente via youtube

Organizado pelo Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Comunicação Social e em parceria com diretores e realizadores de cinema, 8 filmes retratam a festa de São João e o Bumba Meu Boi serão exibidos durante uma semana pelo canal do youtube do governo.

 

São 4 média-metragem, 3 curtas e 1 longa que passaram pela curadoria de Nadia Biondo, pesquisadora de cinema e servidora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e idealizada pelo jornalista Saulo Marino.

 

Mostra Equiô de Cinema

Quando: de 24 – 30.06
Quanto: Grátis
Onde: Canal do Youtube do Gov. do Maranhão

Programação

[Com link direto]

 

Sotaque – Encontro da Baixada (2017), de Marise Farias
O Encontro de Bumba Meu Boi, de sotaque da Baixada, realizado anualmente no município desde 1977. Em uma única noite, inúmeros grupos de toda a baixada se reúnem para formar um espetáculo único de cores e som, de raiz.

 

Guriatã (2018), de Renata Amaral
Filme sobre o maior cantador de bumba meu boi do Maranhão, é um dos destaques. Dirigido por Renata Amaral, o longa conta a história do mestre Humberto de Maracanã, que por mais de 40 anos esteve à frente do Batalhão de Ouro do Bumba Boi de Maracanã, um dos principais grupos do gênero no estado.

 

Caboclo de Pena (2019), de Paula Porta, Calu Zabel e Gabriel Gutierrez
O filme aborda o bailado de 29 caboclos de pena, cada um com seus passos, sua expressão e ginga particular. Os bailarinos são convidados a falar sobre a dança e sua relação com ela. São homens e mulheres cujas idades vão de 12 a 102 anos, indicando que a dança, aqui, não tem o tempo como limitador. É um aperfeiçoamento constante e uma construção feita ao longo da vida.

 

Tambor de crioula (1976), de Murilo Santos
Uma das mais antigas filmagens feitas do Tambor de Crioula em São Luís, em alguns municípios do interior do estado do Maranhão e em Alcântara. Com uma forma de tratar o assunto fílmico próxima à de Jean Rouch, Murilo Santos mostra-nos em seu 16mm muitas das preocupações da década de 70 em relação ao Tambor de Crioula: a descaracterização e as preocupações ainda vigentes nos dias atuais.

 

O auto do Bumba boi da Fé em Deus (1998), de Murilo Santos
Documentário gravado a partir de uma solicitação do próprio grupo Bumba Meu Boi da Fé em Deus, de sotaque de zambumba, que nos anos noventa procurou o diretor Murilo Santos para fazer o filme. Registro raro e que, nos dias atuais, pode ser visto como didático para

 

Fragmentos do Bumba Meu Boi de Buriti Bravo em 1974 (2021), de Murilo Santos
O cineasta Murilo Santos conta a história das imagens que registrou na cidade há mais de 40 anos.

 

Brincando na Floresta (2015), de Giselle Bossard
Mostra a vida e obra de Apolônio Melônio, um mestre do bumba meu boi, que, aos 95 anos, cuida de sua brincadeira e de seus brincantes da Turma de São João Batista – Boi da Floresta de Mestre Apolônio, no bairro da Floresta-Liberdade, periferia de São Luís. Passado, presente e futuro da brincadeira e de seus brincantes se misturam e fazem o público refletir sobre a importância do saber fazer, tradição

 

É de Zabumba (2015), Luciana de Carvalho
Filme etnográfico sobre as matanças (comédias) apresentadas por bois do sotaque de zabumba durante os festejos juninos de 2014 nos municípios de Pinheiro, Mirinzal e Central do Maranhão. Pouco conhecidas na capital, mas muito apreciadas no interior do estado, as matanças são criadas e encenadas por palhaços ou palhaceiros que atualizam uma tradição performática associada a um rico repertório oral próprio das comunidades negras rurais.

 


fonte: Gov. do Maranhão 

Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top