Grandes filmes do cinema Coreano no CCSP neste mês de Agosto

Em parceria com o Consulado Geral da República da Coreia e o Centro Cultural Coreano no Brasil, o Centro Cultural São Paulo apresenta a mostra Vingança: O Novo Cinema Coreano, com o tema A Vingança.
 
Os diretores Hong-jin Na, Jee-Woon Kim, Chan-Wook Park e Joon-Ho Bong mostram o melhor do cinema coreano, com roteiros originais e sanguinolência nesta mostra que conta com 11 filmes de suas melhores produções. Incluindo o filme “A Criada” que foi destaque nas premiações de 2016 ganhando diversos prêmios, dentre eles o de melhor filme de ficção na 40º Mostra de São Paulo. E também o primeiro filme da trilogia da Vingana de Chan-Wook Park, o Mr. Vingança.
 
Quando: de 15 à 20.08
Quanto: 2$, com ingresso liberado a partir das 14h no dia da sessão.
Capacidade da sala Lima Barreto de 99 lugares
 

Programação

 

15.08 – Terça

14h30 Memórias De Um Assassino (dir. Joon-Ho Bong, 2003, 2h12, 14 anos)
17h O Lamento (dir. Hong-jin Na, 2016, 2h36, 14 anos)
20h A Criada (dir. Chan-Wook Park, 2016, 2h47, 18 anos)
 

16.08 – Quarta

14h30 O Homem De Lugar Nenhum (dir. Lee Jung-beom, 2010, 1h59, 16 anos)
17h O Hospedeiro (dir. Joon-Ho Bong, 2006, 2h01, 14 anos)
19h30 O Caçador (dir. Na Hong-jin, 2008, 2h05, 18 anos)
 

17.08 – Quinta

14h30 O Gosto Da Vingança (dir. Kim Jee-woon, 2005, 2h, 14 anos)
17h O Caçador (dir. Na Hong-jin, 2008, 2h05, 18 anos)
19h30 Eu Vi O Diabo (dir. Kim Jee-woon, 2010, 2h23, 18 anos)
 

18.08 – Sexta

14h30 Mar Sangrento (dir. Hong-jin Na, 2010, 157 min, 16 anos)
17h10 Mother – A Busca Pela Verdade (dir. Bong Joon-ho, 2009, 129 min, 16 anos)
20h Mr Vingança (dir. Park Chan-wook, 2002, 2h09, 14 anos)
 

19.08 – Sábado

14h30 O Hospedeiro (dir. Joon-Ho Bong, 2006, 2h01, 14 anos)
17h Memórias De Um Assassino (dir. Joon-Ho Bong, 2003, 2h12, 14 anos)
20h A Criada (dir. Chan-Wook Park, 2016, 2h47, 18 anos)
 

20.08 – Domingo

14h30 Mother – A Busca Pela Verdade (dir. Bong Joon-ho, 2009, 129 min, 16 anos)
17h10 O Homem De Lugar Nenhum (dir. Lee Jung-beom, 2010, 1h59, 16 anos)
19h30 O Lamento (dir. Hong-jin Na, 2016, 2h36, 14 anos)
 

Sinopse

 
O caçador (Chugyeogja)
Desde que abandonou o trabalho como policial, Joong-ho trabalha como cafetão. Ele começa a ficar preocupado quando algumas de suas prostitutas desaparecem. Todas as pistas levam a um único homem, com quem todas as mulheres desaparecidas se encontraram. O suspeito é facilmente detido e admite todos os seus crimes, mas os problemas de Joong-ho estão apenas começando: ele tem apenas algumas horas para encontrar provas que mantenham o assassino na cadeia, senão ele será liberado.
 
A criada (Agassi)
Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko, que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.
 
Eu vi o diabo (Akmareul boatda)
Existe um psicopata sanguinário à solta na Coreia do Sul. Jang Kyung-chul mata qualquer pessoa para obter carne humana. A polícia tenta capturá-lo por décadas, sem sucesso. Quando a noiva de Soo-hyun, um agente secreto, é assassinada por esse homem, o agente decide procurar sozinho pelo responsável. O encontro entre os dois homens ocorre rapidamente, mas Soo-hyun decide que a morte não é suficiente: será preciso torturá-lo, muitas vezes, para que sinta todo o mal que causou.
 
O gosto da vingança (Dal kom han in-saeng)
O chefe de uma gangue suspeita que a sua namorada está tendo um caso com outro homem. Para resolver a questão de uma vez por todas ele decide enviar o seu braço direito e melhor matador para lidar com o caso. Com a missão de eliminar a moça, Sunwoo, no entanto, começa a ter dúvidas sobre a operação e isso é algo que pode colocar sua vida em risco.
 
O homem de lugar nenhum (Ajeossi)
A única ligação que o ex-agente Cha Tae-shik tem com o resto do mundo é uma menina, Jeong So-mi, que vive nas proximidades. Sua mãe, Hyo-jeong, que é contrabandista de drogas numa organização, confia a Tae-shik todo seu produto, mas sem que ele saiba o que é. Quando os traficantes descobrem, eles sequestram Hyo-jeong e So-mi. A gangue promete libertá-los se Tae-shik fizer uma entrega para eles. No entanto, nada é tão simples quanto parece, até que o ex-agente descobre que eles estão numa enrascada.
 
O hospedeiro (Gwoemul)
Na beira do rio Han moram Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. Em busca da menina, os membros da família decidem enfrentar o monstro.
 
O lamento (Goksung)
Um vilarejo pacífico começa a testemunhar assassinatos cruéis cometidos pelos moradores. Os criminosos parecem estar fora de si e as autoridades desconfiam que talvez tenham consumido cogumelos venenosos. No entanto, o inspetor de polícia Jong-Goo suspeita que os casos tenham uma origem sobrenatural, ligada a um forasteiro que acaba de chegar ao local. Enquanto investiga o homem suspeito, percebe que sua filha pode ser vítima do ataque.
 
Mar sangrento (Hwanghae)
Um motorista de táxi da região de Yanji, na fronteira com a Coreia do Norte, Rússia e China, está passando por momentos de extrema tensão. Sem esperanças de reencontrar sua esposa, que precisou ir para a Coreia trabalhar, ele acaba aceitando uma proposta perigosa de um homem: trabalhar como um assassino de aluguel para conseguir colocar sua vida em ordem.
 
Memórias de um assassino (Salinui chueok)
Em 1986, na Coreia do Sul, uma jovem muher é encontrada morta, com marcas de tortura. Os detetives Park Doo-Man e Cho Yong-koo ficam responsáveis pelo caso, o segundo assassinato de uma mulher na cidade. Sem avançar na investigação, os dois não apresentam qualquer suspeita e terão de trabalhar com outro detetive, Seo Tae-Yoon, que está convencido de que é um caso de assassinatos em série. Quando uma terceira mulher é vítima do bandido, os detetives começam a encontrar pistas que os levarão até o assassino.
 
Mother – a busca pela verdade (Mother)
Uma mulher viúva cuida sozinha de seu filho único, Do-joon. Este homem de 28 anos, ingênuo e infantil, costuma se comportar de maneira inconsequente, dependendo com frequência da atenção materna. Um dia ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas parece sequer compreender a acusação que enfrenta. Diante da incompetência do advogado encarregado de defendê-lo, a mãe parte em busca do verdadeiro assassino para provar a inocência de seu filho.
 
Mr. Vingança (Boksuneun naui geot)
Ry é surdo-mudo. Sua adorada irmã precisa com urgência de um transplante de rim. Na ausência de doadores compatíveis, Ryu recorre ao mercado negro, mas é trapaceado e perde todas suas economias, bem como o próprio rim. Ryu então é convencido por sua namorada a sequestrar a filha de 4 anos do empresário Dong-Jin para custear a cirurgia de transplante. Mas o plano não funciona como esperado: a irmã de Ryu se suicida e a menina raptada morre afogada. Sem outros motivos para viver, Dong-Jin e Ryu vão preparar implacáveis planos de vingança um contra o outro.
 
Se quiser ver mais sobre o cinema coreano não deixe de ver o Especial Para Entender a Guerra da Coreia que foi feito aqui no site em Maio 😉
 
Site oficial: Vingança – o novo cinema coreano 
Evento no face: Vingança – o novo cinema coreano
 


Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, (11) 3397-4002


Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top