Dono de mais de 500 composições e arranjos, o maestro italiano Ennio Morricone completo em 2018 90 anos de idade, sendo um dos mais prestigiados compositores da época. Vencedor de diversos prêmios, a assinatura de Ennio é reconhecida em filmes como “Por um Punhado de Dólares, “Era uma vez na América”, “Lolita”, “Bastardos Inglórios” e “Os Intocáveis”.
Incentivando a discussão a respeito da narração cinematográfica através das trilhas sonoras de Ennio Morricone, o CCBB reúne 22 longa metragens assinados pelo compositor de diversos gêneros, movimentos, países e épocas. Além dos filmes, a mostra conta também com debate com críticos de cinema no dia 15.02 às 19h.
Sonora: Ennio Morricone
Quando: de 24.1 à 19.02
Quanto: 10$ inteira, 5$ meia entrada
Local: CCBB
Programação
24.01 – Quarta
15h30 A missão
18h15 Três homens em conflito
25.01 – Quinta
16h30 Cérebro do Mal
19h O Engima do Outro Mundo
26.01 – Sexta
16h30 A Batalha de Argel
19h Por um Punhado de Dólares
28.01 – Domingo
15h30 Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita
18h Os Intocáveis
29.01 – Segunda
16h Lolita
19h Malena
31.01 – Quarta
15h30 Os Oito Odiados
19h30 Cão Branco
01.02 – Quinta
17h A Batalha de Argel
19h15 Cinzas no Paraíso
03.02 – Sábado
16h Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita
18h30 Os Intocáveis
04.02 – Domingo
16h Cérebro do Mal
18h15 O Enigma do Outro Mundo
05.02 – Segunda
15h30 Lolita
18h30 Bugsy
07.02 – Quarta
16h30 Malena
19h Os Intocáveis
08.02 – Quinta
16h Atame
18h30 Bugsy
09.02 – Sexta
15h30 Cão Branco
17h30 Os Oito Odiados
10.02 – Sábado
13h30 Por um Punhado de Doláres
15h30 Por uns Doláres a Mais
18h Três homens em conflito
11.02 – Domingo
16h Teorema
18h15 Joe, O Pistoleiro Implacável
12.02 – Segunda
17h Atame
19h Cinzas no Paradiso
14.02 – Quarta
16h30 Cinema Paradiso
19h30 Joe, O Pistoleiro Implacável
15.02 – Quinta
16h O Deserto dos Tártaros
19h DEBATE (+ tradução em LIBRAS)
16.02 – Sexta
16h30 A Missão
19h15 O Passáro das Plumas de Cristal
17.02 – Sábado
16h Teorema
18h15 Por uns Doláres a Mais
18.02 – Domingo
16h O Passáro das Plumas de Cristal
18h O Deserto dos Tártaros
Sinopse
A Missão (The Mission, dir. Roland Joffé, 1986, 2h05)
No final do século XVIII Mendoza, um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe, seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta. Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel, um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.
Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, il cattivo , dir. Sergio Leone, 1966, 2h41)
O inimitável Homem sem Nome se alia a dois pistoleiros para ir atrás de uma fortuna em ouro roubado. Mas o trabalho em equipe não é uma atividade comum aos fora-da-lei, e eles logo descobrem que seu maior desafio é ficar vivo em um país devastado pela guerra.
O Cérebro do Mal (Il diavolo nel cervello, dir. Sergio Sollima, 1972, 1h46)
Uma criança é suspeita de matar seu pai e está preso em um hospital psiquiátrico. Um médico a encontra e constata que ela é mentalmente saudável . então começa a suspeitar de uma outra explicação para o assassinato.
O Enigma do Outro Mundo (The Thing, dir. John Carpenter, 1982, 1h49)
O mestre do terror John Carpenter usa de efeitos especiais e muito suspensa nesta versão arrepiante do clássico O monstro do Ático. No verão de 1982, um time de doze pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos.
A Batalha de Argel (La baaglia di Algeri, dir. Gillo Pontecorvo, 1966, 2h01)
Entre os anos de 1954 e 1957, o povo da Argélia decidiu que não seria mais explorado: assim teve início o conflito que levou o país à sua independência. No entanto, a França, através de seu numeroso exército, não estava disposta a deixar que a Argélia se tornasse independente. Começa aí uma verdadeira batalha em Argel, capital do país, travada principalmente entre os métodos convencionais da tropa francesa e as técnicas não-convencionais da FLN, a Frente de Libertação Nacional.
Por Um Punhado de Dólares (Per un pugno di dollari, dir. Sergio Leone, 1964, 1h39)
Um pistoleiro sem nome chega à San Miguel, uma cidade no México que faz fronteira com os Estados Unidos. O lugar está em guerra, dividido entre duas facções poderosas, os Baxters e os Rojos, e ambas querem o apoio do pistoleiro. Para ganhar dinheiro, ele aceita as duas propostas e passa a trabalhar para as gangues rivais.
1900 (Novecento, dir. Bernardo Bertolucci, 1976, 5h17h)
O filme acompanha as vidas e a relação de dois homens, o filho de um camponês e o de um fazendeiro, na Itália, de 1900 a 1945. Nesse período, surge e cresce o fascismo e, em contraposição, o comunismo, o que vai afetar a vida dos personagens centrais.
Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto, dir. Elio Petri, 1970, 1h55)
Inspetor do alto escalão da polícia italiana, com reputação ilibada, fama de incorruptível, mas reacionário, mata sua amante, Augusta Terzi. Testa se a polícia irá acusá-lo por isso e durante o filme, ele vai plantando pistas óbvias que o identificam como o assassino ao mesmo tempo em que vê os colegas ignorando-as, intencionalmente ou não.
Os Intocáveis (The Untouchables, dir. Brian De Palma, 1987, 1h59)
Na Chicago de 1930, quando ainda vigora a Lei Seca, o gângster Al Capone controla o crime na cidade e o tráfico de bebidas. Para detê-lo, o agente Eliot Ness organiza um grupo de policiais incorruptíveis que recebe a alcunha de “Os Intocáveis”. As ações constantes do grupo inflingem duros prejuízos em Capone, que resolve revidar com violência, enquanto a corrupção que se estende aos tribunais e à própria força policial dificulta ainda mais a missão de Ness e seus homens.
Lolita (dir. Adrian Lyne, 1997, 2h17)
Em 1947, um professor de meia-idade de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva, mas só realmente decide ficar quando vê a filha dela, uma adolescente de 14 anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada é algo devastador.
Malena (dir. Giuseppe Tornatore, 2000, 1h49)
Em 1941, numa pequena vila localizada na Sicília, um grupo de garotos de 13 anos de idade nutre uma profunda paixão por Malena, a viúva de um soldado local, despertando uma história de amor, perda e coragem.
Os Oito Odiados (The Hateful Eight, dir. Quentin Tarantino, 2015, 3h07)
Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue, que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren, que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix, prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados.
Cão Branco (White Dog, dir. Samuel Fuller, 1982, 1h30)
Julie Sawyer, uma jovem aspirante a atriz encontra um cão branco perdido na rua e resolve adotá-lo. Ela aos poucos percebe que se trata de um animal treinado a vida toda para atacar pessoas negras (a exemplo dos ‘cães brancos’ da África do Sul). Ao perceber o comportamento racista do cachorro, ela o entrega a Keys, um treinador de animais, ele próprio negro, para tentar reeducar o animal.
Cinzas no Paraíso (Days of Heaven, dir. Terrence Malick, 1978, 1h34)
No início do século XX, Bill e Abby formam um jovem casal que vive e trabalha em Chicago, mas passa a imagem que são apenas irmãos. Quando decidem ir para o sul trabalhar nos campos, em companhia de uma garota, vão parar em uma fazenda no Texas, onde o proprietário se apaixona pela “irmã”.
Bugsy (dir. Barry Levinson, 1991, 2h16)
Em Nova York, dois sócios de Bugsy Siegel tentam descobrir uma maneira de participar dos lucros da Costa Oeste e mandam Bugsy para Los Angeles para dividir o espaço com o chefão local. Mas esta viagem, prevista para durar quatro dias, leva a vida toda, pois ele se apaixona pela cidade, pelos filmes e, principalmente, por Virginia Hill. Em pouco tempo conquista a atenção de todos através da violência ou do seu sorriso.
Ata-me (Átame! dir. Pedro Almodóvar, 1989, 1h41)
Ricky sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio, uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror “B” que está sendo dirigido por Maximo Espejo, um diretor conhecido que está tentando se recuperar após ter tido um forte derrame, que o deixou preso a uma cadeira de rodas.
Por uns Dólares a Mais (Per qualche dollaro in più, dir. Sergio Leone, 1965, 2h12)
Manco é um astuto caçador de recompensas, que perambula pelas cidades do velho oeste americano em busca de um novo alvo. Ele o encontra quando vê o cartaz de procurado de Indio, um perigoso bandido que também está sendo procurado pelo coronel Douglas Mortimer, outro caçador de recompensas. Os dois partem no encalço de Indio mas, sem conseguir capturar o bandido nem eliminar o rival, eles precisam decidir entre unir forças ou serem eliminados pela gangue de Indio.
Teorema (dir. Pier Paolo Pasolini, 1968, 1h45)
Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante, que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma, sendo que cada um deles toma um caminho diferente.
Joe, o Pistoleiro Implacável (Navajo Joe, dir. Sergio Corbucci, 1966, 1h33)
Joe (Burt Reynolds, em um de seus primeiros papéis como protagonista) é o guerreiro Navajo que enfrenta sozinho o bando liderado por Duncan após o massacre de sua aldeia. Demonstra certa crítica social abordando o tema dos índios.
Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, dir. Giuseppe Tornatore, 1988, 2h35)
Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo, o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração.
O Deserto dos Tártaros (Il deserto dei tartari, dir. Valerio Zurlini, 1976, 2h20)
No meio do deserto, abrigado em um forte, um grupo de soldados espera por um inimigo que nunca chega. Dias e anos passam e nada acontece. Nessa longa espera, os dramas pessoais dos soldados vêm à tona.
O Pássaro das Plumas de Cristal (L’uccello dalle piume di cristallo, dir. Dario Argento, 1970)
O escritor americano Sam Dalmas, que vive em Roma, testemunha uma bela mulher sendo atacada por uma figura misteriosa – provavelmente a responsável por vários assassinatos que estão acontecendo na cidade. Como a polícia não resolve o caso, ele parte para investigar os crimes por conta própria.
Fonte: SONORA: ENNIO MORRICONE