A Embaixada da Eslovênia, Ministério da Cultura da República da Eslovênia, Centro Esloveno de Filmes e pela Cinemateca Brasileira apresentam uma mostra dedicada ao cinema eslovênico com sete longa metragens da última década inéditos em São Paulo.
A abertura conta com a presença da Encarregada dos Assuntos Econômicos e Culturais, Mojca Grandovec.
Dias de Cine Esloveno
Quando: de 08 à 18.02
Onde: Cinemateca Brasileira, sala BNDES
Programação
08.02 – Quinta
20h – Fazemos da nossa maneira
09.02 – Sexta
19h – Pânico
21h – Siska Deluxe
10.02 – Sábado
19h – Feliz para morrer
21h – Uma viagem
11.02 – Domingo
18h – Circus Fantasticus
20h – Inimigo da turma
16.02 – Sexta
19h – Feliz para morrer
21h – Inimigo da turma
17.02 – Sábado
19h – Fazemos da nossa maneira
21h – Circus Fantasticus
18.02 – Domingo
18h – Uma viagem
20h – Pânico
Sinopse
Fazemos da nossa maneira (Gremo mi po svoje, dir. Miha Hočevar, 2010)
Em um acampamento de verão, Alex e seus amigos paqueram garotas do acampamento vizinho, ao invés de exercer os ofícios do escoteirismo, até que uma competição é mobilizada: passar a noite inteira na floresta, em abrigos improvisados.
Pânico (Panika, dir. Barbara Zemljič, 2013)
Em busca do amor, Vera se ressente com a ideia de que nunca vai viver uma paixão. Ao ler a sorte na borra de uma xícara de café, ela vê um novo amor – que acredita encontrar em Mitja, um amigo da família.
Siska Deluxe (Šiška Deluxe, dir. Jan Cvitkovič, 2015)
Quando chegam aos 30 anos, três amigos de infância com a vida financeira pouquíssima consolidada decidem abrir uma pizzaria. Em busca de felicidade, tanto quanto de estabilidade, se deparam com as agridoces desventuras da empreitada.
Feliz para morrer (Srecenzaumret, dir. Matevz Luzar, 2013)
Ivan é um virtuoso professor de música aposentado e solitário, que adquire uma sepultura e entra num lar de idosos, pensando estar pronto para morrer. Até que encontra novo ânimo ao aprender informática.
Uma viagem (Izlet, dir. Nejc Gazvoda, 2011)
Repetindo a jornada que traçaram no ensino médio, três grandes amigos embarcam em uma viagem. Entre o tempo de escola e a viagem, muitas mudanças aconteceram – assim como permaneceram muitos segredos.
Circus Fantasticus (Circus Fantasticus, dir. Janez Buger, 2010)
Quando cessam os estrondo da guerra, Stevo perambula pelos escombros do que um dia foi seu lar, acompanhado dos filhos Dunja e Mali. Outro barulho ressoa: é a presença do exótico Circus Fantasticus e sua trupe.
Inimigo da turma (Razredni sovražnik, dir. Rok Biček, 2014)
Quando uma das alunas do colégio comete suicídio, seus colegas de classe culpam o professor de alemão pela tragédia. O péssimo clima se agrava, como se a discrepância entre suas visões de mundo já não desgastasse a relação o bastante.
Saiba mais: Dias de Cine Esloveno