Clássicos do cinema japonês pelas lentes de Kenji Mizoguchi

Em parceria com a Fundação Japão, o Cinema do IMS promove um ciclo dedicado ao realizador japonês Kenji Mizoguchi (1898-1956) com cópias em 35 mm, 16 mm e DCP.
 
Kenji Mizoguchi realizou 86 filmes, dos quais apenas 30 foram preservados. Entre eles, estão Elegia de Osaka, Crisântemos tardios, Oharu, a vida de uma cortesã e Rua da vergonha.
 
Utilizando uma estética própria mesclando o silêncio e a introspecção em um mundo que está passando por uma mudança intesa, Mizoguchi retrata a sociedade e seus dramas retirando inspiração de contos, lendas e peças de teatro, expondo o eterno conflito das classes sociais pela visão masculina e feminina em um Japão de diversas Eras.
 
Entre o final de Fevereiro e o início de Março, o IMS apresenta um ciclo de 18 filmes do diretor e em seu último dia a professora Chika Kinoshita da Universidade de Quioto e especialista na obra de Mizoguchi, participará de uma conversa sobre a obra do diretor japonês com o professor João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense) após a exibição do filme “A Rua da Vergonha” no auditório do IMS Paulista.
 
 

Ciclo Kenji Mizoguchi

Quando: de 20 a 06.03
Quanto: 4$ a inteira, e 2$ a meia entrada diretamente na recepção ou no site do ingresso.com
b: IMS – Instituto Moreira Salles
Site oficial: Ciclo Kenji Mizoguchi
 
 

Programação

 
 
20.02 – Terça
19h Utamaro E Suas Cinco Mulheres (Kenji Mizoguchi, Japão, 1946, 92 Min., 12 Anos, 35MM)
21h30 Mulheres Da Noite (Kenji Mizoguchi, Japão, 1951, 96 Min., 12 Anos, 35MM)
 
21.02 – Quarta
19h As Irmãs De Gion (Kenji Mizoguchi, Japão, 1936, 68 Min., 12 Anos, 35MM)
20h30 Elegia De Osaka (Kenji Mizoguchi, Japão, 1936, 69 Min., 12 Anos, 16MM)
22h Oyuki, A Virgem (Kenji Mizoguchi, Japão, 1935, 76 Min., 12 Anos, 35MM)
 
22.02 – Quinta
19h A Vingança Dos 47 Ronins – Parte 1 (Kenji Mizoguchi, Japão, 1941, 109 Min., 12 Anos, 35MM)
21h30 A Vingança Dos 47 Ronins – Parte 2 (Kenji Mizoguchi, Japão, , 1942, 109 Min., 12 Anos, 35MM)
 
23.02 – Sexta
17h15 Crisântemos Tardios (Kenji Mizoguchi, Japão, 1939, 142 Min., 12 Anos, Dcp)
20h15 A Canção Da Terra Natal (Kenji Mizoguchi, Japão, 1925, 50 Min., 12 Anos, 35MM)
21h30 Senhorita Oyu (Kenji Mizoguchi, Japão, 1951, 96 Min., 12 Anos, 35MM)
 
24.02 – Sábado
14h A Música De Gion (Kenji Mizoguchi, Japão, 1953, 84 Min., 12 Anos, 35MM)
16h Oharu, A Vida De Uma Cortesã (Kenji Mizoguchi, Japão, 1952, 148 Min., 12 Anos, 35MM)
19h Contos Da Lua Vaga (Kenji Mizoguchi, Japão, 1953, 97 Min., 12 Anos, 35MM)
 
25.02 – Domingo
14h A Nova Saga Do Clã Taira (Kenji Mizoguchi, Japão, 1955, 108 Min., 12 Anos, 16MM)
18h Os Amantes Crucificados (Kenji Mizoguchi, Japão, 1954, 100 Min., 12 Anos, 35MM)
20h A Princesa Yang Kwei Fei (Kenji Mizoguchi, Japão, 1955, 98 Min., 12 Anos, 35MM
 
26.02 – Segunda
SEM PROGRAMAÇÃO
 
27.02 – Terça
18h30 A Música De Gion (Kenji Mizoguchi, Japão, 1953, 84 Min., 12 Anos, 35MM)
20h30 A Canção Da Terra Natal (Kenji Mizoguchi, Japão, 1925, 50 Min., 12 Anos, 35MM)
21h45 As Irmãs De Gion (Kenji Mizoguchi, Japão, 1936, 68 Min., 12 Anos, 35MM)
 
28.02 – Quarta
18h30 Elegia De Osaka (Kenji Mizoguchi, Japão, 1936, 69 Min., 12 Anos, 16MM)
20h Oyuki, A Virgem (Kenji Mizoguchi, Japão, 1935, 76 Min., 12 Anos, 35MM)
21h45 Contos Da Lua Vaga (Kenji Mizoguchi, Japão, 1953, 97 Min., 12 Anos, 35MM)
 
01.03 – Quinta
18h30 Oharu, A Vida De Uma Cortesã (Kenji Mizoguchi, Japão, 1952, 148 Min., 12 Anos, 35MM)
21h30 O Intendente Sansho (Kenji Mizoguchi, Japão, 1945, 122 Min., 12 Anos, 35MM, Dcp)
 
02.03 – Sexta
19h A Nova Saga Do Clã Taira (Kenji Mizoguchi, Japão, 1955, 108 Min., 12 Anos, 16MM)
21h30 A Princesa Yang Kwei Fei (Kenji Mizoguchi, Japão, 1955, 98 Min., 12 Anos, 35MM)
 
03.03 – Sábado
14h Senhorita Oyu (Kenji Mizoguchi, Japão, 1951, 96 Min., 12 Anos, 35MM)
16h Rua Da Vergonha (Kenji Mizoguchi, Japão, 1956, 87 Min., 12 Anos, 35MM)
 
04.03 – Domingo
14h A Vingança Dos 47 Ronins – Parte 1 (Kenji Mizoguchi, Japão, 1941, 109 Min., 12 Anos, 35MM)
16h30 A Vingança Dos 47 Ronins – Parte 2 (Kenji Mizoguchi, Japão, , 1942, 109 Min., 12 Anos, 35MM)
19h Crisântemos Tardios (Kenji Mizoguchi, Japão, 1939, 142 Min., 12 Anos, Dcp)
 
05.03 – Segunda
SEM PROGRAMAÇÃO
 
06.03 – Terça
18h30 Rua Da Vergonha (Kenji Mizoguchi, Japão, 1956, 87 Min., 12 Anos, 35MM)
 
 
 

Sinopses

 
 

A Canção Da Terra Natal (Kenji Mizoguchi, Japão, 1925, 50 Min., 12 Anos, 35MM)

“O argumento foi estabelecido pelo Ministério da Educação com a intenção de aumentar a produção de arroz” ‒ conta o diretor ao falar sobre seus filmes à revista japonesa Kinema Junpô, em janeiro de 1954. Encomendado pelo governo japonês, o filme apresenta dois garotos que cresceram no campo: um deles não pode terminar os estudos primários, e o outro acaba de voltar da cidade.
“A canção da terra natal constrói-se sobre uma oposição cidade/campo, denunciando os problemas que se abateriam sobre toda a sociedade japonesa caso não fosse estancado o movimento migratório em massa do campo para a cidade ‒ e, diga-se a este respeito, o filme tinha um objetivo propagandístico concreto […]. Estes objetivos explicam a simplicidade da estrutura de oposições montada por Mizoguchi”, discorre Luís Miguel Oliveira no livro As folhas da Cinemateca ‒ Kenji Mizoguchi.
Único filme silencioso apresentado neste ciclo, e exibido pela primeira vez no Brasil, A canção da terra natal foi recentemente restaurado pelo National Film Center (NFC), em Tóquio, que recuperou as cores originalmente realizadas com técnicas de tingimento da película. O trabalho foi possível graças a uma cópia em nitrato da época de seu lançamento doada ao NFC. Apesar de muito deteriorada, as cores ainda estavam preservadas em pequenos trechos, o que permitiu a recuperação completa de sua estética original.
 

A Música De Gion (Kenji Mizoguchi, Japão, 1953, 84 Min., 12 Anos, 35MM)

Eiko perdeu a mãe, que era gueixa, e decide seguir a mesma profissão sob a tutela de Miyoko. A professora lhe ensina que as gueixas são, tanto como a cerimónia do chá ou o teatro Nô, uma tradição japonesa, “um patrimônio cultural vivo”. Esta perspectiva de Miyoko entra em conflito com a da pupila.
 

A Nova Saga Do Clã Taira (Kenji Mizoguchi, Japão, 1955, 108 Min., 12 Anos, 16MM)

No final da era Heian (794 a 1185), o Japão estava dividido entre dois clãs rivais: Taira e Minamoto. Tadanori Taira e seu filho Kiyomori chegam a Quioto depois de uma campanha contra piratas no mar ocidental. A vitória, no entanto, não é festejada pelos membros da corte, que temem o crescente poderio dos samurais.
 

A Princesa Yang Kwei Fei (Kenji Mizoguchi, Japão, 1955, 98 Min., 12 Anos, 35MM)

Primeiro filme colorido de Mizoguchi, e o único ambientado fora do Japão, A princesa Yang Kwei Fei é baseado em uma história chinesa do século VIII, quando o imperador Hsuan Tsung adotou uma de suas concubinas como esposa. O estúdio japonês Daiei esperava que a coprodução internacional pudesse trazer um maior público ao filme, e os produtores de Hong Kong, os Shaw Brothers, acreditavam no potencial que o nome de Mizoguchi traria à produção.
 

A Vingança Dos 47 Ronins – Parte 1 (Kenji Mizoguchi, Japão, 1941, 109 Min., 12 Anos, 35MM)

No Japão do início do século XVIII, o senhor Asano contraria o código dos samurais ao desembainhar a espada contra o senhor Kira no interior do castelo do Shogun e é condenado a cometer o seppuku ‒ popularmente conhecido como harakiri, um ritual de suicídio praticado por samurais. O castelo de Asano é confiscado, e seu séquito, disperso como ronins ‒ os samurais sem mestre ‒, decide vingá-lo.
 

A Vingança Dos 47 Ronins – Parte 2 (Kenji Mizoguchi, Japão, , 1942, 109 Min., 12 Anos, 35MM)

No Japão do início do século XVIII, o senhor Asano contraria o código dos samurais ao desembainhar a espada contra o senhor Kira no interior do castelo do Shogun e é condenado a cometer o seppuku ‒ popularmente conhecido como harakiri, um ritual de suicídio praticado por samurais. O castelo de Asano é confiscado, e seu séquito, disperso como ronins ‒ os samurais sem mestre ‒, decide vingá-lo.
 

As Irmãs De Gion (Kenji Mizoguchi, Japão, 1936, 68 Min., 12 Anos, 35MM)

Umekichi, uma gueixa do bairro de Gion (tradicional reduto de restaurantes e casas noturnas de Quioto), sente-se na obrigação de ajudar seu amante quando ele vai à falência e abandona a esposa. Omocha, sua irmã mais nova, é contrária à ideia e defende que as duas encontrem amantes melhores.
 

Contos Da Lua Vaga (Kenji Mizoguchi, Japão, 1953, 97 Min., 12 Anos, 35MM)

No Japão do século XVI, uma vez declarada a guerra civil, dois camponeses enxergam a possibilidade de mudar de vida. O ceramista Genjuro procura fortuna. Seu cunhado, Tobei, sonha se tornar um samurai, mas não possui armadura. Mesmo quando avisados do perigo da guerra, eles partem para a cidade e deixam a esposa e o filho de Genjuro na aldeia. Quando Wakasa, uma jovem nobre, se encanta por suas cerâmicas, a vida de Genjuro toma um novo rumo.
 

Crisântemos Tardios (Kenji Mizoguchi, Japão, 1939, 142 Min., 12 Anos, Dcp)

Tóquio, meados da Era Meiji (1868-1912). Kikunosuke Onoe é filho adotivo e sucessor de um mestre do teatro kabuki, mas acredita não estar à altura do pai. A única pessoa a lhe dar uma opinião negativa sobre seu talento é Otoku, uma criada da família. Diante de uma crítica sincera, Kikunosuke apaixona-se por Otoku e a toma como conselheira, mas a relação entre os dois será um constrangimento para a família de Kikunosuke.
 

Elegia De Osaka (Kenji Mizoguchi, Japão, 1936, 69 Min., 12 Anos, 16MM)

Ayako, jovem telefonista em uma companhia farmacêutica, tenta resistir ao assédio do patrão. No entanto, aceita tornar-se sua amante para pagar uma dívida do pai e evitar que ele vá para a prisão.
Inspirado no romance Mieko, de Saburo Okada, publicado em episódios no jornal Shinchô
 

Mulheres Da Noite (Kenji Mizoguchi, Japão, 1951, 96 Min., 12 Anos, 35MM)

No Japão pós-guerra, Fusako, uma jovem viúva de Osaka que perdeu o marido em combate, não tem recursos para tomar conta do filho, que padece de tuberculose. Quando ele morre, ela parte para Tóquio. Lá, Fusako e sua irmã mais nova se verão envolvidas com um contrabandista de ópio.
Baseado no romance Joseimatsuri, de Eijiro Hisaita, Mulheres da noite é comumente descrito como um filme de influência neorrealista. Rodado grande parte em locação, na Osaka devastada pela guerra, o longa aborda os efeitos do conflito na vida de suas personagens e no contexto da prostituição.
 

O Intendente Sansho (Kenji Mizoguchi, Japão, 1945, 122 Min., 12 Anos, 35MM, Dcp)

No final do período Heian (entre os séculos XI e XII), um governador é mandado para o exílio por desobediência, e por defender camponeses pobres. Sua mulher, Tamaki, e os dois filhos, Zushio e Anju, vão ao seu encontro, mas são enganados durante a viagem por traficantes de escravos. Tamaki é levada para a ilha de Sado, onde é forçada a prostituir-se. Anju e Zushio são vendidos como escravos ao intendente Sansho. Dez anos mais tarde, a memória da mãe retorna na forma de uma triste canção que se popularizou em Sado.
 

Oharu, A Vida De Uma Cortesã (Kenji Mizoguchi, Japão, 1952, 148 Min., 12 Anos, 35MM)

Oharu, interpretada por Kinuyo Tanaka, é uma prostituta de meia idade. Após mais uma noite sem conseguir clientes, ela caminha com suas colegas. Uma delas pergunta sobre seu passado na corte imperial, ela gentilmente se nega a falar sobre o assunto. Mas, ao entrar em um templo budista, uma das imagens no altar lhe transporta para sua juventude. Ela, então, se lembra de Katsunosuke (Toshiro Mifune), sua primeira paixão.
Baseado no romance de Saikaku Ihara, Kochoku ichidai onna, escrito no século XVII.
 

Os Amantes Crucificados (Kenji Mizoguchi, Japão, 1954, 100 Min., 12 Anos, 35MM)

Quioto, final do século XVII. Ishun, um senhor abastado, acredita que sua esposa, a jovem Osan, está tendo um relacionamento com Mohei, um de seus empregados. Para escapar à punição de execução por adultério, Osan e Mohei fogem juntos.
 

Oyuki, A Virgem (Kenji Mizoguchi, Japão, 1935, 76 Min., 12 Anos, 35MM)

No sul do Japão, durante a revolta de Satsuma, em 1877, Okin e Oyuki, duas jovens gueixas, fogem à aproximação dos rebeldes e conseguem carona em uma carruagem, na qual viajam também uma família aristocrática, além de um comerciante e sua esposa.
 

Rua Da Vergonha (Kenji Mizoguchi, Japão, 1956, 87 Min., 12 Anos, 35MM)

Em uma rua de bordéis em Tóquio, a “Terra dos Sonhos” abriga cinco prostitutas: Hanae é casada com um homem tuberculoso que não pode trabalhar; Yumeko sonha deixar o trabalho e ser sustentada pelo filho; Yorie planeja se casar com um cliente; Yasumi é zelosa com suas economias; e Mickey, de calças justas e rabo de cavalo, é a mais ocidentalizada do grupo.
 

Senhorita Oyu (Kenji Mizoguchi, Japão, 1951, 96 Min., 12 Anos, 35MM)

Oyu-Sama é uma jovem viúva. A sua irmã mais nova, Shizu, é apresentada a Shinnosuke como pretendente, mas o noivo apaixona-se por Oyu. De acordo com a tradição, Oyu está proibida de casar-se novamente, porque tem que criar o filho como o herdeiro da família do marido
 

Utamaro E Suas Cinco Mulheres (Kenji Mizoguchi, Japão, 1946, 92 Min., 12 Anos, 35MM)

Utamaro é um célebre pintor que busca por cortesãs do bairro de Yoshiwara, região de bares e bordéis em Tóquio, para compor seus retratos. O longa é uma adaptação do romance homônimo de Kanji Kunieda, por sua vez inspirado na vida do pintor japonês Utamaro (1753-1806), famoso pelos seus retratos de cortesãs, conhecidos como bijin-ga.
 
 
Original de: Ciclo Kenji Mizoguchi


IMS – Instituto Moreira Salles: Avenida Paulista, 2424, tel (11) 2842-9120
Horário de visitação: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h

Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

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