O Cine Phenomena é um projeto especializado em exibições de filmes de fantasia, horror e ficção e traz para as telas o melhor do cinema que explora o lado mais insólito e surreal da sétima arte.
Em Março trazemos novamente à nossas telas um dos clássicos favoritos do público, combinado com uma das pérolas um pouco mais obscuras que adoramos exibir. Estão prontos para o especial “Terror Aquático”?
PHENOMENA #53 | TUBARÃO vs PIRANHA
Quando: 25.03 às 16h30 e 18h30
Quanto: Grátis com retirada de ingresso com 1h de antecedência (limite de 2 ingressos por pessoa)
Onde: CCSP – Centro Cultural São Paulo
16h30 – PIRANHA
Título Original : Piranha
Ano Lançamento : 1978
Gênero : Horror
País de Origem : EUA
Duração : 94 minutos
Direção : Joe Dante
Elenco: Bradford Dillman, Heather Menzies-Urich, Barbara Steele
Formato: Digital
Idioma: Inglês com Legendas em Português
“Piranha”, de Joe Dante, é um daqueles filmes mais mencionado do que propriamente visto. Mesmo quando diretamente abordado, o filme parece tratado com certa incompreensão como pouco mais que uma paródia de “Tubarão” (Jaws, 1975), e ainda que certamente o filme de Dante não existiria se não houvesse o arrasa-quarteirão de Spielberg, “Piranha” vai muito além de outros filhotes surgidos nas costas de Tubarão. Uma visão atenta do filme de Dante deixa claro que suas referências mais significativas são outras. O filme recupera uma veia de filme B que em “Tubarão” (também um filme de orçamento reduzido) era inexistente ou atenuada, pois o trabalho de direção de Spielberg era inflado o suficiente para o seu filme querer tomar ares de grande produção (acabou se tornando o primeiro blockbuster do cinema), enquanto que Joe Dante não renega, e até reafirma, a sua condição de filme pequeno. Quem quiser ver Piranha apenas como um divertido e assustador filme de espécies assassinas e devoradoras não deixará de ficar satisfeito mesmo se ignorar o seu subtexto político que, de modo ora direto, ora bastante sutil, se apresenta nas entrelinhas e oferece uma perspectiva alternativa que torna “Piranha” um filme de horror sério e incômodo. (Texto por Vlademir Lazo)
18h30 – TUBARÃO
Título Original : JAWS
Ano Lançamento : 1975
Gênero : Aventura | Drama | Suspense
País de Origem : EUA
Duração : 124 minutos
Direção : Steven Spielberg
Elenco: Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss
Formato: Digital
Idioma: Inglês com Legendas em Português
Ninguém fica indiferente a Tubarão. Em 1975 nascia o primeiro blockbuster (foi o sucesso do filme que levou à cunhagem dessa expressão), o filme evento “de verão” nos EUA e um novo modelo de exploração do cinema de entretenimento, modelo esse que, de maneira mais vulgar e diluída, perdura até hoje. Mas o que realmente importa é o poder duradouro do que vemos nas telonas ou telinhas. Tubarão é atemporal em sua tensão, suspense e usa o poder da sugestão ao máximo. Tubarão ataca ilha de veraneio. Policial vê a ameaça, mas não consegue convencer o prefeito da tragédia iminente. A tragédia acontece. O policial, junto de um oceanógrafo e de um pescador veterano, partem para caçar a enorme criatura. Em mãos menos hábeis, algo assim teria se tornado um filme trash feito para a televisão. Spielberg pega o óbvio e prende sua audiência em uma caçada mortal e desesperante. O pai de todos os blockbusters continua sendo um dos melhores filmes de suspense já feitos. Uma obra que, assim que vista, não será mais esquecida. Se você ficar indiferente a Tubarão, cheque sua pulsação, pois você deve estar morto. (Texto por Ritter Fan)
texto retirado de: Evento PHENOMENA #53 | TUBARÃO vs PIRANHA
Relacionados:
Phenomena Tobe Hooper
Phenomena George Romero
Phenomena Brian de Palma