O MIS – Museu da Imagem e Som juntamente com a StandWithUs Brasil, Confederação Israelita do Brasil (Conib) e Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), exibe, de forma dividida o documentário Shoah do cineasta francês Claude Lanzmann.
Shoah é considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema e um documento definitivo sobre o Holocausto. Com 9h de duração o documentário foi feito através de entrevistas com os sobreviventes e ex-nazistas que concordaram a gravar somente por áudio e por decisão do diretor Claude Lanzmann, o documentário foi feito sem o uso de imagens de arquivos.
O filme é um retrato do genocídio ocorrido através da fala daqueles que o presenciou levando 11 anos a ser feito.
Shoah de Claude Lanzmann será dividido em 4 sessões sempre as 19h no MIS.
MIS Apresenta: Shoah de Claude Lanzmann
Quando: 17.07, quarta (2h33’24’’) – 18.07, quinta (2h01’16’’) – 24.07, quarta (2h26’24’’) – 25.07, quinta (2h26’47’’)
Quanto: Grátis, com retirada de ingresso com 1h de antecedência
Onde: MIS – Museu da Imagem e Som, auditório
Site: MIS Apresenta: Shoah de Claude Lanzmann
Shoah
(Dir. Claude Lanzman, 1985, França, 14 anos, 543 min)
Obra-prima do diretor francês Claude Lanzmann, Shoah é um documentário sobre o Holocausto – assassinato de 6 milhões de judeus pelo Nazismo, durante a Segunda Guerra Mundial. Lanzmann não usa uma única imagem de arquivo, dedicando o filme inteiramente a relatos de sobreviventes dos campos de extermínio de Chelmno, Treblinka, Sobibor e Auschwitz, além do Gueto de Varsóvia. Na busca por esmiuçar detalhes sobre como Holocausto tornou-se viável, ele também entrevista personagens importantes para o entendimento da engrenagem genocida, de ex-oficiais nazistas a maquinistas que conduziam os trens da morte. Monumental em amplo sentido, o filme demorou mais de 10 anos para ser realizado, tem 543 minutos de duração e é um documento definitivo sobre o assunto a que se dedica.