Feed Dog 2021, festival que une a Moda e o Cinema acontece de 09 a 14 de novembro em formato híbrido, no Teatro Riachuelo no RJ e em modo online para todo o território nacional
O Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda exibe 14 filmes nacionais e internacional como também debates, oficinas e talks com especialistas, criando uma discursão sobre soluções criativas e sustentáveis para tudo o que fazemos.
O filme de abertura é o documentário “Yellow Is Forbidden”, de Pietra Brettkelly sobre a estilista chinesa Guo Pei, responsável pelo vestido amarelo de Rihanna no MET Gala em 2015 e filme candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro indicado pela Nova Zelândia. Nomes consagrados na moda também (re)aparecem em documentários como Christian Louboutin, Vivienne Westwood e Karl Lagerfeld.
O debates do festival serão realizados no Teatro Riachuelo (no Rio de Janeiro, localizado na R. do Passeio, 38/40, Centro) com exibição no canal do festival Feed Dog Brasil no youtube. O filme “Paris is Burning” de Jennie Livingstone não será exibido online, sua exibição presencial acontece dia 14/11 (domingo) seguido de performance de Voguing com Showcase com a House of Xtravaganza BR.
FEED DOG BRASIL – Festival Internacional de Documentários de Moda
Quando: 09 – 14/11
Quanto: Grátis
Onde: Online e no Teatro Riachuelo no RJ
Site: Feed Dog Brasil
Programação de Mesas, debates, masterclass e videoaula a seguir. Programação de filmes com link direto abaixo
Mesas disponíveis no canal do YT
09/11 às 17h30 – Masterclass com Giovanna Nader
“A Moda pode ser tratada de forma divertida e, ao mesmo tempo, constituir um elemento de revolução.” Para Giovanna Nader, consumir moda é um ato político porque nossas roupas falam sobre pessoas, relações, coletividade, expressão e responsabilidade no mundo. Nesse encontro Giovanna e Renata Abranchs conversam sobre o que está por detrás do que vestimos e sobre como viver a moda de forma mais consciente, fazendo melhores escolhas por roupas que transmitam mensagens e que inspirem transformação.
10/11 às 18h – MESA: Moda Brasileira Afro e Indígena: Estilo e Diversidade
A Moda é uma importante ferramenta de expressão identitária e conexão entre visões de mundo e de preservação cultural. A identidade cultural brasileira se fez em meio à exclusão de muitas identidades, especialmente a negra e a indígena. A moda brasileira contemporânea deve ser um elemento de resistência e re-existência promovendo uma reparação histórica a partir da valorização das práticas e saberes africanos e indígenas. Neste painel vamos conversar com 3 marcas que vêm se destacando no cenário da moda nacional trazendo visibilidade a empreendedores racializados.
11/11 às 18h – MESA: A Sustentabilidade nos Negócios de Moda
Negócios precisam vender produtos para sobreviver. Mas as marcas não terão negócios de longo prazo se não se tornarem sustentáveis. Nessa conversa com grandes especialistas do mercado, vamos saber como a sustentabilidade entrou nos negócios de moda e quais os maiores desafios para se empreender num setor tão competitivo. Quais os diferenciais que podem ser indicadores de sucesso no cenário atual?
11/11 às 20h – DEBATE: Moda e Cinema
Figurino para Cinema e TV: do roteiro às telas com Verônica Julian
Cinema, TV e a moda sempre caminharam juntos, mas o processo de criação é tão complexo quanto extenso. Da leitura do roteiro à criação dos personagens, passando pelo diálogo com o diretor, o diretor de fotografia e a direção de arte, o trabalho do figurinista é crucial para a narrativa de uma obra.
Nesta mesa, com mediação de Flavia Guerra, a figurinista Verônica Julian, uma das mais experientes do mercado audiovisual brasileiro, vai conversar com o público sobre seu trabalho e sobre o processo de elaboração do figurino para cinema e séries de TV.
12/11 às 20h – MASTER TALK | Fause Haten
Após a exibição do documentário Fause Haten.doc, dirigido por Renato Rossi, a jornalista e curadora do FEED DOG BRASIL Flavia Guerra conversa com o multifacetado artista Fause Haten. O documentário, um ensaio-entrevista com o estilista sobre como a Pandemia afetou seu trabalho, seu dia a dia e o refez rever seu método de trabalho. Ao mesmo tempo em que volta ao que é essencial em seu ofício, Fause analisa sua trajetória.
Ao longo de sua carreira, Fause já criou coleções, fotografou, produziu, cantou e foi um dos primeiros estilistas do Brasil a participar da Semana Oficial de Moda de Milão e da Semana de NY, provando que a internacionalização dos profissionais brasileiros era possível.
Neste bate-papo, eles conversam sobre a carreira e a obra de Fause, sobre seu movimento de cada vez mais se direcionar à essência da moda, como um estilista que está sempre muito próximo de suas criações, da concepção à costura, do contato com quem veste sua moda ao styling. Fause também fala de sua relação com outras áreas artísticas, como figurino, música, teatro, musicais, fotografia, entre outros.
09/11 a partir das 20h30 – VIDEOAULA: O Rock feminino brasileiro e sua influência na moda e no comportamento – com Érika Martins
A cantora e compositora repassa 30 anos deste diálogo entre a música e a moda, desde o primeiro rock gravado no país – por Nora Nei, em 1955 – até a realização do primeiro Rock in Rio, em 1985. Neste papo com Mariana Heil Arostegui elas falam de roupas, acessórios, atitudes, transgressões e um pouco de tudo.
→ Filmes com link direto
A partir de 09/11 – 20h30
Yellow is Forbiden (Pietra Brettkelly | Nova Zelândia, 2019 | 94 min)
Guo Pei persegue a fantasia de qualquer designer: fazer parte do mundo exclusivo e selvagem da Alta Costura.
Uma história inédita, que leva o espectador a um mundo onde estilista chinesa cria magia e desafios desenvolvendo desde um vestido de 50 quilos, tão pesado que é preciso considerar uma ginasta e não uma modelo para andar na passarela, a um vestido fiado por 300 máquinas de bordar. Um trabalho duro e meticuloso que a tornou a primeira empresa chinesa a ingressar na Chambre Syndicale de l’Haute Couture e, portanto, a desfilar na prestigiosa Paris Haute Couture Week.
Um exemplo claro de que a China é algo mais para a moda do que peças de baixo custo.
A partir de 10/11 – 10h
Discount Workers (Ammar Aziz, Christopher Patz | Alemanha, Paquistão, 2020 | 60 min)
Um incêndio em uma fábrica têxtil em Karachi, Paquistão, matou mais de 260 trabalhadores, entre eles o único filho de uma viúva. A transformação de Saeeda – de mãe doméstica em ativista influente – a leva ao centro de um movimento pelos direitos dos trabalhadores dominado por homens.
Nesta longa jornada ela se encontra em situações difíceis que deixam claro que as mudanças dependem de instituições que nem sempre protegem aos mais vulneráveis.
Advanced Style (Lina Plioplyte | Estados Unidos, 2015 | 72 min)
“Advanced Style” retrata a vida de sete nova-iorquinas com idades entre 62 e 95 anos, cujo estilo eclético e espírito de vida guiam seus looks.
Baseado no famoso blog de Ari Seth Cohen, o filme mostra mulheres independentes e elegantes, que desafiam as ideias convencionais sobre beleza e envelhecimento, e curtem sem complexos a crescente obsessão da cultura ocidental pela juventude.
Westwood: Punk, Icon, Ativist (Lorna Tucker | 2018 | 83 min)
Vivienne Westwood tem uma das carreiras mais trepidantes da história da moda.
Dos inícios dos anos 1970 quando moldou a estética punk até hoje, uma longa jornada de criações extravagantes foi se desenvolvendo e se transformando em ícones da cultura pop.
Contestadora e sagaz, ela defende com unhas e dentes a preservação do meio-ambiente e está sempre atenta às armadilhas da indústria.
Entre brigas de família, confissões de negócios e um processo criativo constante, o filme acompanha seu dia a dia.
The True Cost (Andrew Morgan | Bangladesh, Estados Unidos, 2015 | 93 min)
Qual é exatamente o preço que pagamos pelas nossas roupas? E pelo nosso consumismo? Este documentário de Andrew Morgan nos mostra não só o custo financeiro do que consumimos, mas também o ambiental, o trabalhista e o pessoal de tudo o que compramos.
Considerado um dos filmes mais importantes sobre o assunto, “True Cost” nos mostra o lado oculto da produção industrial.
One Man and His Shoes (Yemi Bamiro | Corea del Sur, 2020 | 83 min)
Em 1985 Michael Jordan tinha jogado apenas uma temporada e já era um astro do basquete. Foi nessa época que a Nike criou o tênis Air Jordan 1 para o jogador.
“One Man and His Shoes” conta a história deste fenômeno de vendas mostrando seu significado social, cultural e racial. Uma estratégia de marketing inovadora que gerou um negócio multimilionário.
Moda Brasileira – 1 olhar de Ruth Slinger (Ruth Slinger | Brasil, 2005 | 71 min)
Durante muitos anos a cineasta e videomaker Ruth Slinger registrou as passarelas e os bastidores da moda no Brasil. Neste filme, vemos a evolução da moda feita no país se transformar em uma das indústrias mais dinâmicas de nossa economia. Um documento histórico registrado no calor de cada momento.
Karl Lagerfeld Se Dessine (Loïc Prigent | França, 2015 | 50 min)
É muito provável que a atual era de ouro dos documentários de moda não existisse sem a figura de Loïc Prigent, um dos jornalistas mais bem conectados e respeitados do mundo. Anos atrás, Prigent conseguiu o que parecia impossível: que Marc Jacobs, Chanel e Louis Vuitton abrissem suas portas para gravar o que nunca antes havia sido mostrado ao público. Toda essa confiança é vista aqui.
Karl Lagerfeld, que sempre se caracterizou por fugir do sentimentalismo, abre um canal poucas vezes antes. Como? Desenhando. Algo tão simples como uma página em branco e um marcador bastam para que o kaiser, pessoa dotada de uma memória visual deslumbrante, desenhe e fale sem restrições de sua infância, da frieza de seus pais e até do grande amor de sua vida, Jacques de Bascher.
In The Footsteps of Christian Loubotin (Olivier Garouste | França, 2020 | 52 min)
De Bombaim a Sydney, da Semana Santa de Sevilha ao Butão, Christian Louboutin viaja o mundo em busca de inspiração para os designs de seus sapatos.
Este documentário se afasta dos lugares comuns que costumam cercar suas criações (a famosa sola vermelha, as cópias, a vertigem de seus saltos impossíveis) para mergulhar no dia-a-dia laborioso desse trabalhador obsessivo e perfeccionista que nunca se entedia. Os materiais, as cores, as formas, tudo passa pelos olhos e pelas mãos de Louboutin. Entre as viagens, o designer prepara os pormenores da exposição no Palais de la Porte de Paris.
Dries (Reiner Holzemer | Alemanha, Bélgica, 2017 | 90 min)
O designer belga Dries van Noten fez seu centésimo desfile e para chegar lá trabalhou muito e fez poucas concessões. Dá poucas entrevistas, não frequenta muitas festas e não liga para badalações.
Ascético, meticuloso e reservado, o membro dos famosos “seis da Antuérpia” não veio aqui para abrir a sua vida. No entanto, são nas entrelinhas de suas entrevistas que podemos notar porque seu trabalho é falado com tanta reverência.
Na cumplicidade com seu parceiro e colaborador, Patrick Vangheluwe, Dries encontra a tranquilidade necessária para criar coleções incríveis enquanto colhe flores em seu jardim.
A partir de 12/11 – 14h
Fause Haten.doc (Renato Rossi | Brasil, 2021 | 18 min)
Ao longo de sua carreira, Fause já criou coleções, fotografou, produziu, cantou e foi um dos primeiros estilistas do Brasil a participar da Semana Oficial de Moda de Milão, provando que a internacionalização dos profissionais brasileiros era possível.
Neste curta documentário, ele conta sobre sua carreira e sua obra, sua concepção criativa como um estilista que está sempre muito próximo de suas criações. Fause também fala de sua relação com outras áreas artísticas, como figurino, música, teatro, musicais, fotografia, entre outros.
A partir de 13/11 – 14h
O Ponto Firme (Laura Artigas | Brasil, 2021 | 93 min)
“O Ponto Firme” mostra o processo criativo do primeiro desfile de moda do projeto homônimo criado pelo estilista Gustavo Silvestre dentro de uma penitenciária em Guarulhos – SP. Um programa consolidado dentro das atividades educacionais do presídio e que reúne mais de 20 homens condenados para aprenderem crochê.
Em parceria com os reclusos Gustavo ensina, aconselha e discute processos e cria uma coleção que será apresentada na São Paulo Fashion Week.
Favela É Moda (Emílio Domingos | Brasil, 2019 | 75 min)
Abordando a recente tendência do surgimento de agências de modelos na periferia das grandes cidades, Favela É Moda apresenta uma geração que acredita na afirmação de identidades e sexualidades. O filme questiona a força estética e política de jovens negros em busca de realização pessoal no mundo da moda.
Melhor Documentário (Júri Popular) e Menção Honrosa (Júri Oficial) no Festival do Rio 2019.
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