Homenagem a Odete Lara na Cinemateca Brasileira até 12.03

A atriz e cantora Odete Lara é homenageada pela Cinemateca Brasileira com uma Mostra em parceria com a Fap-Unifesp.
Estão sendo exibidos 10 filmes da estrela nascida em São Paulo, incluindo a sua cinebiografica Lara
A entrada é franca.
 

Programação

Sábado 25.02
18h – O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha – 1969 – 95min)
20h – Câncer (Glauber Rocha – 1972 – 86min)
Domingo 26.02
18h – Os herdeiros (Carlos Diegues – 1969 – 95min)
20h – Copacabana me engana (Antônio Carlos da Fontoura – 1968 – 93min)
Quinta 02.03
19h – O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha – 1969 – 95min)
21h – Câncer (Glauber Rocha – 1972 – 86min)
Sexta 03.03
19h – Noite vazia (Walter Hugo Khouri – 1964 – 91min)
21h – O princípio do prazer (Luiz Carlos Lacerda – 1979 – 90min)
Sábado 04.03
17h – Absolutamente certo (Anselmo Duarte – 1957 – 95min)
19h – Os herdeiros (Carlos Diegues – 1969 – 95min)
21h – Copacabana me engana (Antônio Carlos da Fontoura – 1968 – 93min)
Domingo 05.03
18h – Mulheres e milhões (José Ileli – 1961 – 90min)
20h – Lara (Ana Maria Magalhães – 2001 – 107min)
Quinta 09.03
19h – Copacabana me engana (Antônio Carlos da Fontoura – 1968 – 93min)
21h – A Rainha Diaba (Antonio Carlos da Fontoura – 1973 – 106min)
Sexta 10.03
19h – Mulheres e milhões (José Ileli – 1961 – 90min)
21h – Absolutamente certo (Anselmo Duarte – 1957 – 95min)
Sábado 11.03
17h – Lara (Ana Maria Magalhães – 2001 – 107min)
19h – Noite vazia (Walter Hugo Khouri – 1964 – 91min)
21h – O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha – 1969 – 95min)
Domingo 12.03
17h – A Rainha Diaba (Antonio Carlos da Fontoura – 1973 – 106min)
19h – O princípio do prazer (Luiz Carlos Lacerda – 1979 – 90min)
 

Sinopse

Os herdeiros
Jorge Ramos é um jornalista ambicioso, que se casa por interesse com Eugênia, a filha de um arruinado fazendeiro de café. Com a volta da democracia, em 1946, ele retorna à cidade grande e se transforma, aos poucos e às custas de constantes traições, em um político poderoso. Até que seu próprio filho vinga suas vítimas. Grande painel histórico de Carlos Diegues, com elenco repleto de participações especiais.
 
O princípio do prazer
Otávio, Mário, Norma e Ana vivem uma existência à parte, isolados das demais pessoas da cidade. Um mistério maior cerca a vida dos irmãos e talvez seja a causa do equilíbrio desse estranho relacionamento: a criação de um ser em cativeiro, numa das dependências da fazenda. A chegada de Álvaro, um novo empregado, vai desencadear o medo de que o mistério chegue ao conhecimento dos habitantes da cidade.
 
O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro
Antônio das Mortes é contratado por um coronel para exterminar um bando de cangaceiros. No caminho, cruza com desmandos de jagunços e coronéis. Melhor diretor no Festival de Cannes. Bela fotografia a cores de Affonso Beato, num dos mais populares filmes de Glauber.
 
Noite vazia
Dois amigos contratam os serviços de uma dupla de prostitutas. O que seria uma noite de prazer acaba se transformado em um embate entre os quatro, revelando pouco a pouco suas angústias e ressentimentos, aflorando seus sentimentos mais íntimos e profundos.
 
Mulheres e milhões
Três homens que não se conhecem – um chaveiro com defeito físico, um ex-vigarista que mora com uma ex-cantora, um pobretão cuja cunhada vive da prostituição em um cabaré – são contratados por um mandante misterioso para um audacioso assalto em uma agência bancária. Inicialmente, são intimados a localizar três chaves em poder do gerente, do contador e do caixa do banco.
 
Lara
Lara era uma criança triste e solitária, após a morte de sua mãe por suicídio. Na adolescência viveu em uma pensão modesta com seu pai, Francesco, um imigrante italiano. Ao crescer e se tornar atriz ela passa a viver com Guima, um dramaturgo que teve sua peça teatral censurada pelo governo. Após a liberação da peça ela é montada com Lara no elenco, mas logo depois ela e Guima se separam. Em busca da ascensão profissional, ela se dedica totalmente à carreira e acaba sendo premiada como a melhor atriz do ano, até descobrir que o sucesso artístico não a fizera feliz como almejava ser.
 
Copacabana me engana
Marquinhos mora com a família e vive na rua com os amigos fazendo arruaças. Conhece Irene, uma mulher experiente; tornam-se amantes, mas Alfeu, um cinquentão que já morara com ela, tenta inutilmente interromper o idílio. Melancólico retrato da classe média carioca, com fotografia de Affonso Beato. Odete Lara tem uma de suas melhores interpretações de sua carreira no papel de Irene.
 
Câncer
No Rio de Janeiro, em 1968, em meio à turbulência política da época, um negro carioca, malandro típico, encontra-se com o receptador de seus pequenos golpes. Entre eles, move-se de modo escorregadio uma loura sensual, que contempla alternadamente com seus carinhos um e outro. Sob esta estrutura, Câncer traça um painel daquele momento brasileiro, flagrando com câmera nervosa detalhes de um Rio que não existe mais e onde aparece, quase como um personagem do filme, a antiga Cinelândia.
 
Absolutamente certo
Para ajudar o pai paralítico e conseguir dinheiro para se casar, um linotipista – que sabe toda a lista telefônica de cor – resolve entrar para um concurso milionário de perguntas e respostas na televisão. A fama e o envolvimento de um “bookmaker” grã-fino dificultam a realização de seus propósitos, mas tudo será resolvido graças à astúcia e às habilidades de Zé do Lino.
 
A Rainha Diaba
Lapa, Rio de Janeiro. O bandido conhecido como Diaba comanda de um dos quartos de um bordel uma quadrilha responsável pela distribuição de drogas da cidade. Sabendo que um dos seus homens de confiança está para ser preso, Diaba “fabrica” um novo marginal, para depois entregá-lo a polícia.


fonte: Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – (11) 3512-6111

Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top