O Pós-Horror se encontra no CCSP

O gênero Pós-Horror foi formulado por um crítico do The Guardian ao reparar na emergente leva de produções mais alternativas ao horror clássico dos sustos propositais. De 05 à 14 de Setembro, o CCSP exibe em sua sala filmes dedicados ao gênero.
 
A mostra conta também com um debate com a pesquisadora e jornalista Laura Loguercio Cánepa, autora da tese “Medo de quê: Uma história dos filmes de Horror no cinema brasileiro“, e a cineasta Gabriela Amaral Almeida, diretora, roteirista e dramaturga que acaba de lançar seu primeiro longa, Animal Cordial, no circuito de festivais internacionais; a palestra é gratuita porém os filmes tem o valor simbólico de 2$ para manutenção da sala.
 
Quando: de 05 à 14.09
Quanto: 2$, a bilheteria será aberta às 14h para retirada dos ingressos das sessões do dia
Debate com a pesquisadora e jornalista Laura Loguercio Cánepa e a cineasta Gabriela Amaral Almeida: Gratuito.
A sala Lima Barreto tem capacidade de 99 lugares.
 
 

PROGRAMAÇÃO

 

05.09 – terça

15h30 Babadook (dir. Jennifer Kent, 2014, 94 min)
17h30 Trabalhar Cansa (dir. Marco Dutra e Juliana Rojas, 2011, 99min)
19h30 O Som ao Redor (dir. Kleber Mendonça Filho, 2013, 131min)
 

06.09 – quarta

16h Boa noite, mamãe (dir. Veronika Franz e Severin Fiala, 2016, 100min)
18h Primavera (dir. Justin Benson e Aaron Moorhead, 2014, 110min)
20h Inverno de Sangue em Veneza (dir. Nicolas Roeg, 1973, 112min)
 

07.09 – quinta

15h30 Síndromes e um Século (dir. Apichatpong Weerasethakul, 2006, 105min)
17h30 Personal Shopper (dir. Olivier Assayas, 2017, 110min)
19h30 O Iluminado (dir. Stanley Kubrick, 1980, 146min)
 

08.09 – sexta

16h Personal Shopper (dir. Olivier Assayas, 2017, 110min)
18h Trabalhar Cansa (dir. Marco Dutra e Juliana Rojas, 2011, 99min)
20h A Bruxa (dir. Robert Eggers, 2015, 93min)
 

09.09 – sábado

15h45 Sessão de curtas de Gabriela Amaral, Anita Rocha da Silveira, Juliana Rojas e Marco Dutra
17h Debate com a pesquisadora e jornalista Laura Loguercio Cánepa e a cineasta Gabriela Amaral Almeida
20h Ao Cair da Noite (dir. Trey Edward Shults, 2016, 92min)
 

10.09 – domingo

15h45 Boa noite, mamãe (dir. Veronika Franz e Severin Fiala, 2016, 100min)
17h30 Mate-me por favor (dir. Anita Rocha da Silveira, 2016, 104min)
19h30 O bebê de Rosemary (dir. Roman Polanski, 1969, 136min)
 

12.09 – terça

16h15 Primavera (dir. Justin Benson e Aaron Moorhead, 2014, 110min)
18h10 A Bruxa (dir. Robert Eggers, 2015, 93min)
 

13.09 – quarta

16h Sessão de curtas de Gabriela Amaral, Anita Rocha da Silveira, Juliana Rojas e Marco Dutra
17h30 Mate-me por favor (dir. Anita Rocha da Silveira, 2016, 104min)
19h30 Ao Cair da Noite (dir. Trey Edward Shults, 2016, 92min)
 

14.09 – quinta

15h O Som ao Redor (dir. Kleber Mendonça Filho, 2013, 131min)
17h30 Babadook (dir. Jennifer Kent, 2014, 94 min)
19h30 Síndromes e um Século (dir. Apichatpong Weerasethakul, 2006, 105min)
 
 

Sinopses

 

Ao Cair da Noite

Paul mora com sua esposa e o filho numa casa solitária e misteriosa, mas segura. Um chega uma família desesperada procurando refúgio. Aos poucos a paranoia e a desconfiança vão aumentando e Paul vai fazer de tudo para proteger sua família contra algo que vem aterrorizando todos.
 

Babadook

Seis anos se passaram desde a morte de seu marido, mas Amélia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado The Babadok reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente.
 

O bebê de Rosemary

Um jovem casal, Rosemarey e Guy Woodhouse, muda-se para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida passa a ter alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê à luz o Filho das Trevas.
 

Boa noite, mamãe

Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe.
 

A Bruxa

Em 1630, na Nova Inglaterra, um casal cristão e seus cinco filhos são expulsos de uma comunidade extremamente religiosa. A família vai viver num local isolado e sofre com a escassez de comida. Quando o bebê desaparece, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.
 

O Iluminado

Durante o inverno, um homem é contratado como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar sérios problemas mentais e ele vai se tornando cada vez mais agressivo, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado.
 

Inverno de Sangue em Veneza

Após a trágica morte acidental de sua filha, o casal Laura e John Baxter decide começar uma nova vida em Veneza, onde ele trabalhará na restauração de uma igreja. Lá os dois conhecem duas estranhas irmãs. Uma delas afirma ter contato com o espírito da criança falecida e avisa que o casal corre um sério risco. John duvida, mas logo começa a ter misteriosas visões.
 

Mate-me por favor

Na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a rotina de Bia, uma jovem de 15 anos, e de João, seu irmão, 25, é alterada por uma série de assassinatos sombrios. Este caso acaba ilustrando alguns dos principais problemas enfrentados pela juventude atual.
 

Personal Shopper

Maureen é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como Personal Shopper (dir. Olivier Assayas, 2017, 110min) para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça diviesse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.
 

Primavera

Depois da morte da mãe, Evan percebe que sua vida está sem direção e resolve pegar todo o seu dinheiro para se aventurar na Europa. Quando chega à Itália, ele conhece a jovem Louise. Os dois iniciam um romance, mas um segredo de Louise pode destruir a história do casal.
 

Síndromes e um Século

Dividido em duas partes, o filme conta como funciona a memória e o sentimento de felicidade desencadeado por algo aparentemente insignificante. A primeira parte tem como foco a vida de uma médica. Já a segunda, a de um médico.
 

O Som ao Redor

A presença de uma milícia em uma rua de classe ména zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Enquanto uns comemoram a tranquilidade, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.
 

Trabalhar Cansa

Helena é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até Otávio, seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.
 

Sessão de curtas de Gabriela Amaral, Anita Rocha da Silveira, Juliana Rojas e Marco Dutra
(72min)

Um ramo – de Juliana Rojas e Marco Dutra (2007, 15min) – Clarisse descobre uma pequena folha crescendo em seu braço direito.
O lençol branco – de Juliana Rojas e Marco Dutra (2003, 17min) – Em uma casa de subúrbio, uma mulher é obrigada a lidar com a presença da morte.
A mão que afaga – Gabriela Amaral Almeida (2011, 19min) – No aniversário de nove anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.
Os mortos-vivos – Anita Rocha da Silveira (2012, 19min) – Bia está off-line. As mensagens enviadas serão entregues quando Bia estiver on-line.
 
Para saber mais: Eventos CCSP
 


CCSP: Rua Vergueiro 1000 – CEP 01504-000 tel 3397 4002 – Paraíso São Paulo – SP
Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top