O Caixa Belas Artes trás mensalmente um encontro com há uma conversa aberta sobre a morte em parceira com a especialista Dra. Ana Claudia Arantes. Os encontros consistem em um filme seguido de um bate papo com a especialista e também participa dos debates o consultor Tom Almeida.
“A morte é um ótimo pretexto para se falar sobre a vida. Responder a perguntas sobre como queremos morrer, nos leva a pensar e agir sobre como estamos vivendo”, explica Ana Claudia Arantes, médica geriatra e formada em Cuidados Paliativos.
Cineclube da Morte
Quando: sempre às terças-feiras, uma vez por mês, às 19h30.
Quanto: 20$
03.10 – Mar Adentro (dir. Alejandro Amenábar, 2004, 2h05, 12 anos)
Rámon sofreu um acidente que o deixou paralisado e preso a uma cama por boa parte de sua vida. Cansado, ele luta pelo direito de dar fim à sua existência e entra em conflito com a sociedade, a Igreja e sua família.
O respeito ao ponto de vista do paciente é assunto central deste filme. Refletir sobre a eutanásia e o suicídio assistido. “No pacote da negação da morte em boa parte da cultura ocidental pode também estar contido o desrespeito a escolhas do paciente, em prol da manutenção de uma vida que talvez não se deseje mais”, reflete Dra. Ana Claudia.
Saiba mais em: Cineclube da Morte