Produções sul-coreanas atuais na Cinemateca

Em pareceria como Centro Cultural Coreano no Brasil, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Cinema Coreano 2017 com destaques, inéditos, bate papo e workshop especial com o crítico sul-coreano de cinema Oh Dong-Jin.
 
A programação exibe os destaques atuais da cena coreana como os filmes “Na praia à noite sozinha” (filme de abertura do Indie Festival deste ano), “Invasão zumbi”, o badalado “A Criada” e os inéditos em nosso circuito de cinema, “A Prisão” de Na Hyun, e “Alice in Earnestland”, de Gooc-jin Ahn.
 
Além da programação cinematográfica, o evento conta com a presença do Cônsul-Geral da Coreia do Sul no Brasil no dia da abertura; e uma masterclass com o crítico sul-coreano de cinema Oh Dong-Jin no dia do encerramento, com coquetel e aperitivos coreanos.
 
Para participar dos eventos de abertura e enceramento é aconselhável se inscrever peo Event Brite para garantir o ingresso, ele da direito a um QR Code que deve ser apresentado na cinemateca Brasileira para a retirada do ingresso no dia #fikdik
 
 
Quando: de 13 à 18.10
Quanto: Grátis, com retirada de ingressos com 1h de antecedência. É aconselhável reservar ingresso para a abertura e encerramento nos seguintes links:
Abertura
Encerramento
 
 

Programação

 

13.10 – sexta

19h – A era da escuridão (dir. Kim Jee-woon, 2015, 140 min, 16 anos)
 

14.10 – sábado

15h – A prisão (dir. Na Hyun, 2017, 125 min)
17h30 – O Lamento (dir. Hong-jin Na, 2016, 156 min, 16 min)
21h – Na Praia à Noite Sozinha (dir. Hong Sang-soo, 2017, 101 min, 14 anos)
 

15.10 – domingo

15h – Invasão Zumbi (dir. Yeon Sang-ho, 2016, 118 min, 14 anos)
17h15 – Certo Agora, Errado Antes (dir. Hong Sang-soo, 2015, 121 min, 14 anos)
19h30 – O Lamento (dir. Hong-jin Na, 2016, 156 min, 16 min)
 

16.10 – segunda

17h – Certo Agora, Errado Antes (dir. Hong Sang-soo, 2015, 121 min, 14 anos)
19h – Na Praia à Noite Sozinha (dir. Hong Sang-soo, 2017, 101 min, 14 anos)
21h – A prisão (dir. Na Hyun, 2017, 125 min)
 

17.10 – terça

17h – O Grande Chef
19h – Alice in Earnestland
21h – A era da escuridão (dir. Kim Jee-woon, 2015, 140 min, 16 anos)
 

18.10 – quarta

17h – Salut d’Amour (dir. Je-kyu Kang, 2015, 1h52, 12 anos)
19h – A Criada (dir. Park Chan-wook, 2017, 144 min, 18 anos) + Masterclass
 
 

Sinopses

 

A Era da Escuridão

Década de 1920, o Japão ocupa a Coreia e a China. Um grupo de agentes secretos pertencentes à resistência coreana embarca em uma missão sigilosa para tentar contrabandear explosivos com o objetivo de destruir parte do exército japonês. Um talentoso oficial japonês da polícia, que nasceu na Coreia, está em um dilema entre as demandas da sua realidade e o desejo de ajudar uma causa maior.
 

A Prisão

Um policial perturbado é preso por fugir depois de um atropelamento. Ele descobre que toda penitenciaria é controlada por um interno que chefiava uma máfia com ajuda dos carcereiros e os guardas.
 

O Lamento

A chegada de um estranho misterioso em uma aldeia tranquila coincide com uma onda de assassinatos cruéis, causando pânico e desconfiança entre os moradores. Quando a filha do oficial de investigação cai sob a mesma magia selvagem, ele chama um xamã para ajudar a encontrar o culpado.
 

Na Praia à Noite Sozinha

Depois de ser relacionar com um homem casado, a famosa atriz coreana Younghee resolve dar um tempo e viaja para Hamburgo, na Alemanha. Lá, em uma conversa com uma amiga, ela se pergunta se o amante a seguirá ou se ele sente sua falta tanto quanto ela. Ao retornar à Coreia, reencontra alguns velhos amigos e eles comem e bebem juntos. Um tanto bêbados, Younghee provoca, insulta e irrita seus amigos. As conversas entre eles ficam cada vez mais fora de controle, revelando descobertas e verdades. Em seguida, ela se retira para uma praia deserta. Qual é a importância do amor na vida de alguém? Younghee quer saber.
 

Invasão Zumbi

Sok-woo e sua filha Soo-ahn embarcam no Expresso KTX, um trem expresso que os levará de Seul para Busan. Durante a viagem, uma epidemia de um vírus zumbi se espalha pela Coreia do Sul e os zumbis invadem o trem. Em direção à Busan, os passageiros têm de enfrentar os zumbis e lutar por suas vidas.
 

Certo Agora, Errado Antes

O diretor de cinema Ham Chunsu chega à cidade de Suwon um dia antes da sessão de um de seus filmes. Para passar o tempo, ele vai até um antigo palácio, onde encontra uma artista chamada Yoon Hee-jeong. Juntos, eles visitam o estúdio de Yoon para admirar suas pinturas, comem sushi, bebem soju com os amigos dela e veem crescer a intimidade entre eles. Ao ser perguntado se é casado, Cheon-soo admite que sim e decepciona a artista.
 

O Grande Chef

Um jovem e talentoso chef desiste da profissão após a disputa para superar um restaurante famoso terminar em tragédia. Ele muda com o seu avô para o interior e passa a trabalhar com fazendeiro e vendedor de vegetais na feira local. Apesar de satisfeito com a nova vida, uma competição internacional de cozinheiros lhe dá uma nova oportunidade de confrontar seu antigo rival.
 

Alice in Earnestland

Soonam luta para pagar as contas de seu marido em coma. Apesar de trabalhar arduamente, parece não há esperanças e parece que seu marido nunca acordará.
 

Salut d’Amour

Um mal-humorado senhor de 70 anos, que vive sozinho e trabalha meio-período no supermercado local, se recusa a assinar um projeto de “revitalização” da cidade, por não aceitar qualquer mudança no seu dia-a-dia. Um dia, ele conhece a sua nova vizinha, uma senhora briguenta, porém amigável, dona de uma floricultura. Ao perceberem sua dificuldade em cortejar, toda a cidade decide animá-lo e ajudar em conquista-la. Contudo, a filha da senhora não aprova o relacionamento.
 

A Criada

Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko, que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.
 
Para saber mais: Cinema Coreano 2017 na Cinemateca
 


Cinemateca Brasileira: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, tel. 11 3512.6111
Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top