A sessão versátil é o cineclube da Casa Guilherme de Almeida em que são exibidos clássicos em versões restauradas e em alta resolução pela distribuidora Versátil Home Vídeo.
Dia 28 o núcleo Cinematographos exibe “Vingança” (1964) de Tadashi Imai, um excelente exemplar dos jidaigeki, filmes anti-samurai, do celebrado mestre japonês Tadashi Imai, vencedor do Urso de Ouro em Berlim por Juramento de Obediência.
Imai é conhecido pela sua rebeldia e quebra de regras, desde jovem, o diretor já questionava a estrutura da sociedade, a religião e as regras, abandonando a escola para escrever filmes onde podia expressar sua visão política marxista. Podemos ver em seus filmes com temática samurai onde ele busca demonstrar a hipocresia do código do Bushido, em “Vingaça” ele exprime sua visão mostrando que não há honra na hora da morte ao colocar os samurais lutando mas não de forma coreografada e idealidaza, mas caótica.
“Vingaça” se passa durante a era Edo com o shogunato Tokugawa e conta a história de Shinpachi Ezaki, um samurai desiludido que desafia um samurai de alto nível a um duelo após uma discução sobre a lâmina da espada. O duelo não é autorizado e ambas as familias se encontram a desonra como resultado final.
Quando: 28.10 às 14h30
Quanto: Grátis, porém é necessário inscrição pelo link Casa Guilherme de Almeida 45 vagas.
Para saber mais: Casa Guilherme de Almeida / Poiesis