[44° Mostra SP] Mate-o e sai desta cidade (Kill It and Leave This Town)

filmesp_mate-o-e-sai-desta-cidade_44mostra_insta

Sinopse
Para fugir do desespero após perder as pessoas mais importantes da sua vida, o protagonista desta animação se esconde em um refúgio de memórias, onde todos aqueles que lhe são queridos ainda estão vivos. Com o passar dos anos, uma cidade cresce em sua imaginação. Certo dia, heróis da literatura e outros saídos de desenhos animados da infância aparecem para morar ali, sem serem convidados. Quando nosso protagonista, então, descobre que todos envelheceram e que a juventude eterna não existe, ele decide, levado pelos personagens que habitam sua imaginação, voltar ao mundo real.

Kill It and Leave This Town é uma animação de memórias profundas vindas da mente do diretor Mariusz Wilczynski, um pesadelo niilista um tanto perturbador através de memórias perdidas desde a infância a fase adulta do protagonista.

Crítica

Fantasias e anseios se misturam criando uma narrativa cheia de simbolismos tornando o filme único. Somos convidados a vivenciar as memórias do personagem e assim como toda memória ela não segue uma linha reta e coerente, pequenas peças são montadas conforme vamos adentrando a psique deste homem abandonado, seu distanciamento é representado pela transformação do homem em animal em diversos momentos.

Durante o longa, corvos e outros pássaros são apresentados comendo olhos e vísceras humanas, algo que agrada muito os seguidores da escola de Lacan na psicanálise. E realmente podemos ver toques Lacanianos seguindo este pesadelo visual proposto que possui dentro de sí uma estrutura própria dificilmente vista em outros filmes e tal estrutura que somente a animação pode interpretar.

O roteiro pesado evolvido em um realismo sonambulo faz com que este filme não seja para qualquer um, mas aqueles que decidirem de aventurar nesta história com certeza terão algo que não vão esquecer facilmente.

Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top