[Online e gratuito] 10° FICBC – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú

filmesp_10_FICBC

Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú celebra 10 anos em uma edição online e gratuita

O FICBC – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú conta com uma edição com 28 obras de longa e curta-metragem em 03 mostras:

Internacional: exibe filmes brasileiros e estrangeiros que fazem sua estreia internacional ou nacional. São aceitos filmes de curta, média e longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que participam de uma competição.

VIVO: aberta a novas manifestações da linguagem audiovisual através de novos meios de produção e diferentes suportes de exibição. Cinema expandido, cinema ao vivo, instalações e formatos que ultrapassam as possibilidades da sala escura.

Catarina: projeta filmes realizados por diretores catarinenses ou que possuam alguma relação – diretor, produtor, elenco, equipe, locação e outros, com o estado de Santa Catarina.

 

10° FICBC – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú

Quando: 19 – 30.04
Quanto: Gratis
Onde: Plataforma do Belas Artes À La Carte
Site oficial: festivalbc.com

 

Filmes e sinopses do FICBC

 

Mostra Internacional (longas)

Verão Lá Fora
DIREÇÃO Friederike Jehn | Drama | 91 min | 12 anos | Alemanha | 2012
Wanda, uma adolescente de 14 anos que se muda com sua família de Berlim para a Suíça durante o verão. O movimento é feito para curar as feridas abertas da família. Anna, sua mãe, perdeu a auto-confiança devido a um caso que seu marido Joachim teve em Berlim. A casa grande com o jardim florido e a bonita cidade pequena parecem ser uma grande promessa para todos.

Aleksi
DIREÇÃO Barbara Vekarić | Comédia, Drama | 90 min | 18 anos | Croácia | 2018
Com seus vinte e poucos anos, ainda aprendendo o que é ser uma pessoa adulta, a jovem Aleksi (Tihana Lazovic) simplesmente decide ignorar todas as suas responsabilidades para viver como se nada trouxesse consequências. Ela sai com todos os homens que deseja e vai à todas as festas possíveis, mas rapidamente percebe que não pode ignorar algumas coisas.

Bugarach
Dir. Ventura Durall, Salvador Sunyer e Sergi Cameron | Comédia | 95 min | 12 anos | Espanha, Alemanha, Inglaterra | 2014
Cinco personagens enfrentam o suposto fim do mundo em Bugarach, o único lugar no mundo que supostamente será salvo do apocalipse. Uma fábula na forma de uma comédia existencialista sobre a crise espiritual do Ocidente.

Soldados Jeannette
Dir. Daniel Hoesl | Drama | 110 min | 12 anos | Áustria | 2013
Johanna Orsini-Rosenberg, Christina Reichsthaler, Josef Kleindienst, Aurelia Burckhardt, Julia Schranz, Ines Rössl, Thomas Draschan, Stephanie Fürstenberg, Bettina Köster, Gerald Matt, Claus Philipp

Eu Receberia as Piores Notícias de Seus lindos Lábios
Dir. Beto Brant e Renato Ciasca | Drama, Suspense | 100 min | 16 anos | Brasil | 2011
Um triângulo amoroso envolve Cauby (Gustavo Machado), um fotógrafo de passagem pelo interior da Amazônia, a bela e instável Lavínia (Camila Pitanga) e seu marido, o pastor Ernani (Zé Carlos Machado), que acredita ser possível consertar as contradições do mundo.

Cidade Pequena em Wisconsin
Dir. Niels Mueller | Drama | 105 min | 12 anos | EUA | 2020
Wayne Stobierski é o festeiro que mais gosta de se divertir e tem uma vida difícil em Rhinelander, Wisconsin (população de 7.798). Basta perguntar ao seu amigo favorito, Tyler, que viu de tudo, viveu de tudo, amou tudo. Único problema? Tyler é o filho de nove anos de Wayne. Quando Wayne descobre a notícia devastadora de que está perdendo a custódia compartilhada e que seu amado pareceiro vai se mudar para longe, ele planeja um fim de semana especial para seu filho se lembrar dele por meio de uma viagem à grande cidade dos sonhos deles, Milwaukee, Wisconsin ( população 592.025). Pobre Wayne. No momento em que está fora da zona de conforto de sua pequena cidade, ele descobre que seus planos estão comicamente fora de controle. Quando Wayne desmaia bêbado antes de encontrar um quarto de hotel, seu melhor amigo e acompanhante, Chuck, decide levar a gangue para a casa da irmã afastada de Wayne, Alicia. Wayne não fica muito feliz em acordar e se encontrar no meio de uma reunião de família não programada. Mas não há nada como a família para ajudar a encontrar leviandade na dor de cabeça. Cercado por amor – um pouco difícil, mas em geral genuíno – Wayne se vê enfrentando seus demônios, enquanto mostra a seu filho o momento mais espetacular de sua vida.

Celeste
Dir. Ben Hackworth | Comédia, Drama | 106 min | 14 anos | Austrália | 2018
Escondida do mundo em uma propriedade em ruínas no exuberante tropical Far North Queensland, Celeste ansiosamente chega a Jack, filho de seu falecido marido, convidando-o a voltar para a casa da família, lânguida e extensa, para seu recital tão esperado. O re-aparecimento de Jack após uma longa ausência desperta memórias perturbadoras, colocando os dois em uma órbita mutuamente precária.

Blitz
Dir. Rene Tada Brasil | Drama | 86 min | 14 anos | Brasil | 2016
Depois de ter sido acusado do assassinato de uma jovem durante uma Blitz em uma escola, a vida do Cabo Rosinha (Rui Ricardo Dias) começa a desmoronar completamente. Enquanto habitantes da cidade onde mora se revoltam contra ele, sua esposa corre contra o tempo para descobrir o que realmente aconteceu antes que a situação traga consequências fatais.

Colômbia Era Nossa
Dir. Jenni Kivistö e Jussi Rastas | Documentário | 91 min | 16 anos | Finlândia|Dinamarca|Noruega|França | 2020
Ernesto é um de muitos guerrilheiros das FARC que sonham com um país melhor para lutar, mas desta vez sem armas. Depois de 52 anos de conflitos armados, os guerrilheiros das FARC estão prestes a entregar suas armas em troca da possibilidade de participação política e melhorias sociais.

A Idade Atômica
Dir. Héléna Klotz | Drama | 67 min | Livre | França | 2011
Victor e Rainer pegam o trem para Paris para ir à balada. Mas deparados com rejeições femininas, brigas de rua, e desilusões, eles resolvem terminar a noitada e abandonam a cidade, rumo à floresta. Lá, na quietude da natureza e à luz da lua, o desejo de um pelo outro se torna cada vez mais aparente.

A Lição
Dir. Kristina Grozeva e Petar Valchanov | Drama | 110 min | 12 anos | Bulgária | 2014
Uma professora de ensino médio descobre que um dos seus alunos foi roubado dentro da sala de aula. Por ser muito rígida em seus princípios, ela inicia uma jornada para descobrir e punir o responsável de qualquer maneira.

Mostra Internacional (curtas)

A Primeira Dama de Dubrava
Dir. Barbara Vekarić | Drama | 20 min | Livre | Croácia | 2012
Amra é uma bonita e talentosa adolescente rapper que é conhecida em seu bairro pelas suas músicas. No dia em que ela vai gravar seu videoclipe, sua mãe a obrigada a ficar de babá de sua irmã mais nova, Dina, que sofre de asma. Para não perder sua ‘grande chance’ Amra leva sua irmã com ela, colocando em risco a vida de Dina.

Novos Vizinhos
Dir. E.G. Bailey | Drama | 9 min | Livre | EUA | 2017
Com todos os assassinatos e agressões contra pessoas negras, uma mãe está determinada em manter seus dois filhos seguros.

Lar, e um Arquivo Distante
Dir. Dorothy Cheung Tsz-yan | Documentário, Experimental | 24 min | 12 anos | Holanda|Hong Kong| 2020
Antes de os britânicos entregarem Hong Kong à China em 1997, o governo britânico transferiu muitos documentos coloniais confidenciais para seu arquivo em Londres. Mais de 20 anos após a transferência, muitos dos documentos relativos à negociação sino-britânica foram finalmente divulgados – e eles revelam muitos detalhes que os habitantes de Hong Kong nunca conheceram. “Home, and a Distant Archive” retrata as quatro mulheres a bordo em Londres que se ofereceram como voluntárias para Decoding Hong Kong’s History, um projeto que digitaliza os documentos do Arquivo Nacional Britânico e suas idéias sobre identidade, diáspora e sua casa em tempos difíceis.

Coração Pela Boca
Dir. Bruno Autran | Experimental | 15 min | Livre | Brasil | 2016
Estômago. Pele. Pulmão. Fígado. Boca. Coração pela boca. Projeções. Uma montanha russa. Amores líquidos. Passageiros. Quase alcançar o céu. Adoecer.

Canção de Ninar
Dir. Stanley Xu Ruiyang | Drama | 9 min | Livre | Singapura | 2015
Em uma família típica de três singaneses, a vida é boa e confortável. Sem o conhecimento deles, a esquecida quarto membro da família está se sentindo negligenciada e sozinha. O único conforto que lhe está é o seu neto.

Acabarei na Prisão
Dir. Alexandre Dostie | Ficção Curta, Crime, Drama | 22 min | 16 anos | Canadá | 2019
Uma dona de casa se envolve em um acidente de carro que ocasionou uma morte, o qual ninguém quer levar a culpa.

Babás
Dir. Consuelo Lins | Documentário | 20 min | Livre | Brasil | 2010
Babás mistura elementos autobiográficos com uma reflexão sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, tocando em um tema raro na produção audiovisual contemporânea. Fotografias, filmes de família e anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência, evocando em alguns aspectos nosso passado escravocrata.

A Mulher
Dir. Nicolás Dolensky | Comédia | 14 min | 12 anos | Argentina | 2013
Uma noite. Um casal. Uma mesa imersa em álcool, músicas e brincadeiras resulta em sedução.

60 Primaveras
Dir. Ana Guevara e Leticia Jorge | Comédia | 11 min | 12 anos | Uruguai | 2014
Roberto vai à uma festa surpresa em homenagem a sua irmã. Os dez minutos de espera para que chegue a aniversariante para gritar ‘surpresa!’ são um campo minado de familiares, salgadinhos e mal humor.

Em Segundo
Dir. Rosarío Cervio | Drama | 4 min | Livre | Argentina | 2012
O filme tenta explicar a condição feminina, uma narrativa construída a partir de pequenas imagens originais e sons de arquivo que procura provocar indiretamente uma reflexão.

Mostra CATARINA (longas)

Abrindo as Janelas do Tempo
Dir. Santiago José Asef | Drama, Musical | 65 min | Livre | Brasil, Bombinhas – SC | 2017
“Abrindo as Janelas do Tempo” é uma ópera folclórica narrada pelas canções do espetáculo homônimo do grupo catarinense Cantadores de Engenho. Aprisionada em si mesma, a personagem luta para encontrar-se e viver no presente. Suas confusões temporais envolvem o espectador fazendo-o experimentar de perto essas vivências. A história se passa num vilarejo caiçara em três épocas diferentes revelando muita sensibilidade. O filme traduz uma história de amor, de perda, espera e de aceitação.

Oração do Amor Selvagem
Dir. Chico Faganello | Drama | 90 min | 12 anos | Brasil, Florianópolis | 2015
Um homem e sua filha pequena desafiam os representantes das leis divinas no vilarejo onde vivem e partem em busca de liberdade. Mas o que poderia ser uma vida abençoada pela felicidade, torna-se um labirinto de ciúmes e violência. Só que nenhum deus pode impedir alguém de ser feliz.

Mostra CATARINA (curtas)

Garoto Propaganda
Dir. Christopher Faust | Drama | 23 min | 14 anos | Brasil, Blumenau – SC | 2015
Vitor, famoso quando criança por ser garoto propaganda de uma marca de creme dental, tem um reencontro inusitado com uma garota do seu passado.

Vento Sul
Dir. Renan Blah | Suspense | 20 min | 14 anos | Brasil | 2012
Uma velha se joga do penhasco e vê a vida passar diante de seus olhos. De um parto macabro até o conflito com a comunidade na vida adulta, ela faz uma revisão irônica de sua vida como bruxa ilhoa.

Dicionário
Dir. Ricardo Weschenfelder | Drama | 15 min | 12 anos | Brasil, Florianópolis, Timbó, Blumenau | 2012
Enquanto a cidade dorme, Vitor vaga, solitário, pelos corredores da biblioteca com a sua lanterna na mão. À noite, ele gosta de folhear o grande dicionário em busca dos significados das palavras. Mas algo misterioso vai acontecer e Vitor será a única testemunha.O filme é baseado no conto “O Guarda Noturno” do poeta e contista catarinense Lindolf Bell.

Beijos de Arame Farpado
Dir. Marco Martins | Policial | 15 min | 12 anos | Brasil, Florianópolis | 2009
Beijos de Arame-Farpado é a segunda parte da “Trilogia da Paixão Marginal”, um conjunto de três curtas-metragens iniciado com “Veludo & Cacos-de-Vidro”, que procura revisitar a cinematografia brasileira dos anos 70. Em Beijos de Arame Farpado, Veludo, um assaltante de segunda linha, reencontra o amor de sua vida, Cacos-de-Vidro. Cacos, muambeira estonteante, retorna de uma temporada de insucessos no Paraguai. Juntos iniciam uma série de crimes e logo se transformam em queridinhos da imprensa marrom. Fonseca e Pacheco, dois policiais decadentes, precisam capturá-los e reestabelecer a ordem no país.

Valentina
Dir. André Gevaerd | Drama | 17 min | Livre | Brasil, Balneário Camboriú | 2017
Valentina, uma menina de 6 anos, acaba de perder a mãe. Para enfrentar a ausência materna, ela cria um planeta fictício no jardim da casa de sua vizinha, Cecília. Seu mundo é abalado com a chegada de Francisco, um garoto argentino de 15 anos, neto de Cecília. O Encontro entre os dois acaba despertando ciúmes no pai de Valentina, Antônio, e trazendo à tona discussões sobre temas importantes como a vida e a morte

A Casa Morta de Meus Avós
Dir. Leandro Cordeiro | Documentário | 7 min | 12 anos | Brasil, Florianópolis | 2017
Fotografias de uma casa, dias antes de ser demolida, e um poema, ilustram o documentário que resume a história e a degradação de uma família de descendentes alemães-russos no interior do Brasil.

Mosta VIVO (curtas)

Kopacabana
Dir. Marcos Bonisson e Khalil Charif | Documentário, Experimental | 14 min | Livre | Brasil | 2019
Filme experimental elaborado através de uma colagem de imagens atuais e de arquivo (em Super 8 e digital), ambientado em Copacabana como epicentro de experiências interculturais, sociais e sensoriais. Narrado pela fala significante do poeta Fausto Fawcett, e sonorizado pelo músico Arnaldo Brandão.

Leite Selecionado – Adicionado de Pó Reconstituido de Leite Totalmente Pasteurizado e Homogeneizado
Dir. Jose Luis Ducid | Comédia, Diretos Humanos, Drama, Fantasia | 20 min | 16 anos | Espanha | 2020
José Luis Ducid, sem pasteurização, nos serve – nos vende – poemas com sua coalhada, seu ácido ponto de sarcasmo, e bem borrifado com o pó do realismo. A vía crucis, ou seja: a via láctea deste filme se passa em espaços não bucólicos e sem muito merengue. Situações em que as pessoas morrem vomitando creme. Cinema Indi-blurp – com gestos. Ducid é um personagem cético no supermercado da vida. E ele parece um contador de histórias bizarro. (Estibaliz Espinosa) Visualmente, “Selected Milk” leva ao máximo o princípio da economia: apenas um quadro ilustra cada situação. Diante do cinema comercial “ready-made”, onde tudo se explica na tela, mas também diante da elegância de esconder o evidente ou o não polido, José Luis Ducid chega, em êxtase ascético, ao adamismo cinematográfico: a imagem não conta, apenas sugere, evoca, propõe; uma moldura nua resume a cena, mostrando apenas o ponto de partida para a imaginação do espectador, e cumprindo assim o verdadeiro mandato AUDIO-visual: o que você vê complementa o que você ouve, e não vice-versa. Cinema revirado. Cinema esquecido. (Richard Hotz)

Arco-Íris de Pixel Têm Fim?
Dir. Filipe Maliska | Suspense | Experimental | 19 min | 16 anos | Brasil, Florianópolis | 2015
A relação peculiar entre um personagem indecifrado e um advogado do oeste catarinense, em sua ansiosa espera pelo êxodo de verão para o litoral, é contada somente através de imagens das telas de computador, celular, tablet e da técnica “machinima”. O filme percorre os labirintos mentais deste misterioso personagem, trazendo à tona diferentes pontos de vista para discussões contemporâneas, como o rastro digital e a obsessão das pessoas por estas interfaces que ligam e reservam o real do virtual.

Zsofika
Dir. Maxime-Claude L’écuyer | Drama | 15 min | 14 anos | Canadá | 2014
Um homem volta para casa no final de sua vida. O lugar onde antes ele era feliz agora é uma casa abandonada. Ele tenta reconectar-se com o que perdeu. Remorso invade os momentos finais de sua vida como as promessas quebradas do passado assombram suas memórias.

Dance
Dir. Hans Op de Beeck | Experimental | 9 min | 16 anos | Bélgica | 2013
“Dance” é um filme abstrato de fantasia sobre pessoas em movimento, dizendo adeus , poder e impotência e sobre a tragédia ao o que parece ser a total intercambiabilidade dos indivíduos no grande esquema das coisas.

Parade
Dir. Hans Op de Beeck | Experimental | 11 min | Livre | Bélgica | 2012
“Parade” é um filme de arte realizado no palco de um teatro. A cortina de veludo vermelha se abre, uma valsa lenta, especificamente composta para o filme, começa a tocar, enquanto uma quantidade aparentemente interminável de pessoas passa, em câmera lenta, como um fluxo de transeuntes na rua. Este desfile de personagens diversos pode ser visto como um acontecimento bastante banal, mas também como uma reflexão visual fundamental sobre a vida e a morte. Música e imagem entram em um diálogo notável neste vídeo poético, observador e comovente. Criado com o apoio do VAF – Bruxelas.

Sea of Tranquillity
Dir. Hans Op de Beeck | Experimental | 29 min | Livre | Bélgica | 2010
“Sea of Tranquility” é uma combinação de gravações de vídeo de atores e ambientes digitais em 3D no qual o espectador faz uma visita noturna em uma mística e misteriosa linha de cruzeiro, o mar “Sea of Tranquillity”. A linha fictícia de cruzeiro foi criada por Hans Op de Beeck, seguindo uma curta residência em em Saint-Nazare na França em 2008, quando o artista intrigou-se pela grande história da Segunda Guerra Mundial e a reconstrução pós-guerra do porto da cidade. Aqueles estaleiros produziram as maiores linhas de navios da Segunda Guerra. Ao artista parece que o Queen-Mary 2, era então o Burj Kalifa de Dubai (o maior edifício do mundo), uma boa metáfora para a crença em valores espúrios e em conceitos como trabalho, lazer e consumismo de luxo. Hoje em dia usamos categorias como o mais alto, o primeiro e o maior, mas o que esses termos dizem sobre a qualidade real das coisas? A canção central do jazz é composta por Hans Op de Beeck; música adicional foi composta por Sam Vloemans.

Staging Silence (2)
Dir. Hans Op de Beeck | Experimental | 20 min | Livre | Bélgica | 2013
O filme de Hans Op de Beeck “Staging Silence (2)” é baseado em configurações arquetípicas abstratas que permaneceram na memória do artista como o denominador comum de muitos lugares públicos semelhantes que ele experimentou. As próprias imagens de vídeo são ridículas e sérias, assim como a eclética mistura de imagens em nossas mentes. A decisão de filmar em preto e branco aumenta essa ambigüidade: a abordagem teatral do vídeo invoca o legado do pastelão, assim como o suspense insidioso e o descarrilamento latente do filme noir. O título refere-se à encenação dessas decorações adormecidas, onde, na ausência de pessoas, o espectador pode se projetar como o único protagonista. Imagens de memória são misturas desproporcionais de informações e fantasias concretas, e neste filme elas se materializam diante dos olhos do espectador por meio de mãos anônimas de mexer e improvisar. Braços e mãos aparecem e desaparecem aleatoriamente, manipulando objetos banais, representações em escala e iluminação artificial em locais alienantes, porém reconhecíveis. Esses lugares nada mais são do que decorações animadas para histórias possíveis, proposições visuais evocativas para o espectador. O filme de Op de Beeck é acompanhado por uma partitura que, inspirada nas próprias imagens, foi composta pelo compositor e músico Scanner (Reino Unido).

O Velho Homem Sonhava Sobre os Leões
Dir. Moojin Brothers | Arte, Fantasia, Série, Vídeo | 30 min | 14 anos | Coréia do Sul | 2020
A obra tem como foco o dia de um homem idoso que viveu toda a sua vida na mesma cidade. Enquanto respira com dificuldade, ele executa suas rotinas – comer e verificar as contas. Sons de suas conversas durante o sono se sobrepõem às suas atividades físicas, tendo como pano de fundo cenas de sua antiga residência e uma variedade de ambientes naturais. Atividades físicas durante o dia e conversas durante a noite podem ser os únicos vigores que o velho, que está quase com 100 anos, pode mostrar. Este vídeo ilumina os ambientes onde vive a partir de uma visão distante e de médio alcance, proporcionando uma sensação de distância visual. Por meio do processo de observação das atividades físicas e dos ambientes de convivência de um idoso sob múltiplos ângulos, o trabalho questiona as visões sobre a própria velhice e moradia, bem como condições de vida.

Fonte: Cineramabc.com

Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top