Em clima Julino, a Cinemateca exibe 4 filmes caipiras fechando com um arraial no domingo dia 09/07 a sua breve mostra de Cinema Caipira.
O evento chega a sua 2º edição e tem entrada gratuita, no domingo a partir das 13h o jardim vai ser aberto com atrações como pescaria, pintura facial, literatura em cordel, músicas e comidinhas como quentão, vinho quente, curau, canjica e muito mais à preço popular!
E além da festa no domingo, durante a semana vai ser exibido filmes com temática caipira.
Quanto: de 06 à 09.07 (a festa será somente no último dia)
Quando: grátis
A exibição do filme “O homem que engarrafava nuvens” fecha a mostra e o arraial com sua exibição ao ar livre.
Programação
06.07 – Quinta
19h – Zé do Periquito (dir. Amácio Mazzaropi e Porto Ismar, 1961, 86 min)
07.07 – Sexta
19h – A marvada carne (dir. André Klotzel, 1985, 77 min)
08.07 – Sábado
19h – O homem do Sputnik (dir. Carlos Manga, 1959, 98 min)
09.07 – Domingo
19h30 – O homem que engarrafava nuvens (dir.Lírio Ferreira, 2009, 106 min)
Sinopse
Zé do Periquito
Um tímido e pobre jardineiro de um colégio, que se apaixona por uma estudante e em sua inocência é levado a acreditar por influência de alguns rapazes maldosos, que ela sente o mesmo por ele. É o bastante para que ocorra uma série de situações hilárias onde a sorte do nosso herói será tirada no realejo. Qual será o destino deste romance impossível.
O homem que engarrafava nuvens
Documentário-musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, Deputado Federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira, também conhecido como “O Doutor do Baião” por ser o autor de clássicos populares como a música “Asa Branca”. Com a participação de Denise Dummont, Caetano Veloso, Chico Buarque, David Byrne, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
O homem do Sputnik
O casal de caipiras comerciantes de ovos, Anastácio e Cleci, são surpreendidos por um estrondo em seu galinheiro. Anastácio encontra entre suas galinhas um globo metálico. No dia seguinte, Cleci lê no jornal sobre o acidente com o satélite russo Sputnik e reconhece na fotografia um objeto semelhante ao que caiu em seu quintal.
A marvada carne
Nhô Quim, desejoso tanto de casar quanto de comer carne de boi, conhece nas suas andanças Sá Carula, que só quer arranjar um bom partido. Como o pai da moça tem um boi reservado para o casamento da filha, Nhô Quim resolve unir o útil ao agradável. Como o noivo é obrigado a cumprir umas provas difíceis, ele foge com Sá Carula mas perde o boi. Muito tempo depois, na cidade grande, ele procura resolver sua vontade.
Para saber mais: Mostra de Cinema Caipira
Cinemateca Brasileira: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, tel. 11 3512.6111