Cinema nas bibliotecas! Edição de Junho

Além de acervos de livros e mídias, as bibliotecas são pontos de encontros culturais e sociais de nossa metrópole. Entre debates, palestras, clubes do livro, sessões de cinema e oficinas fica fácil ver aos finais de semana pessoas se deslocando de diversos locais para aproveitar o melhor de nossa cidade. Mas infelizmente muitos eventos não recebem sua devida divulgação e acabam sendo divulgados só para aqueles que as frequentam mais assiduamente.
Algumas bibliotecas como a Hans Christian Andersen no Tatuapé, a Cora Coralina em Guaianases e Mário de Andrade na Consolação tem em sua programação cultural mostras fixas de filmes para a público. “O Sessão Cineclube”. E há bibliotecas que possuem temáticas próprias como a Biblioteca Roberto Santos no Ipiranga cuja temática é Cinema e conta com uma filmoteca pública.
O acesso é livre para frequentar as bibliotecas, a inscrição é necessária somente para empréstimos de material mas a inscrição é gratuita e super simples, basta levar um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço recente (dos últimos 3 meses) em nome do interessado, dos pais ou do cônjuge da região metropolitana de São Paulo. A carteirinha tem validade é de um ano e pode ser utilizada em qualquer biblioteca do Sistema Municipal 😉
 
Quando: durante o mês de Junho
Onde: Bibliotecas de São Paulo
Quanto: Grátis
Site Sistema Municipal de Bibliotecas 
 

Programação de Junho

 
06/06 – Terça às 14h30 – Biblioteca Rubens Borba de Moraes
Meio Ambiente
Cinema curta metragem e mediação de leitura. Livre.
 
07/06 – Quarta às 14h
Biblioteca Hans Christian Andersen
La La Land (dir. Damien Chazelle, 2h08 min, livre)
O pianista Sebastian conhece a atriz iniciante Mia e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.
 
08/06 – Quinta às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina
O Tigre e o Dragão (dir. Wo hu cang long, 119 min, 12 anos)
A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais.
 
13/06 – Terça às 14h30 – Biblioteca Raimundo de Menezes
A Mansão Mágica (dir. Ben Stassen, Jérémie Degruson, 1h25 min, livre)
Após ser abandonado na rua, um jovem gato encontra abrigo em uma mansão sombria. Lá vive Leonardo, um senhor de idade que trabalha como mágico e vive rodeado de animais e brinquedos que possuem vida. Ele logo adota o gato e lhe dá o nome de Trovão, para desgosto do coelho Zeca e da ratinha Nina, que se sentem ameaçados. Não demora muito para que a dupla planeje algo para expulsar Trovão do lugar, mas logo todos precisam lidar com uma ameaça bem mais perigosa: Daniel, sobrinho de Leonardo, que deseja vender a velha mansão.
 
14/06 – Quarta às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen
A dama e o vagabundo (dir. Clyde Geronimi Hamilton Luske Wilfred Jackson, 1h16 min, livre)
Mostra uma cadela mimada chamada Lady e o término de sua vida confortável quando seus donos têm um bebê. Depois de algumas circunstâncias tensas, Lady encontra-se solta na rua, fazendo amizade. Ela torna-se protegida do vira-lata durão Tramp e um romance começa a florescer entre os dois cães.
 
21/06 – Quarta às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen
Minha mãe é uma peça (dir. André Pellenz, 85 min, 12 anos)
Dona Hermínia é uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano. Um dia, após descobrir que eles a consideram uma chata, resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido.
 
22/06 – Quinta às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina
O Coronel e o Lobisomem (103 min, 10 anos)
Ponciano de Azeredo Furtado é um coronel de patente e fazendeiro por herança que luta contra seu irmão de criação, Pernambuco Nogueira, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração da prima Esmeraldina.
 
28/06 – Quarta às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen
Minha mãe é uma peça 2 (dir. César Rodrigues, 96 min, 12 anos)
Dona Hermínia passa a apresentar um bem-sucedido programa de TV e fica rica. Porém, ela vai ter que lidar com o lar vazio, pois Juliano e Marcelina resolveram sair de casa. Para balancear, Garib, o primogênito, chega com o neto. E ela também vai receber uma longa visitinha da irmã Lucia Helena, a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York.
 
29/06 – Quinta às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina
Paris, te amo (dir. Olivier Assayas, Frédéric Auburtin. Elenco: Fanny Ardant, Julie Bataille, Leïla Bekhtr, 120 min, 16 anos)
Coletânea de 21 curtas, de 5 minutos cada e de autoria de diferentes diretores, sobre a cidade de Paris.
 
 
Para ver mais sobre os eventos das bibliotecas, acesse: Sistema Municipal de Bibliotecas
 


Biblioteca Cora Coralina: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 – Guaianases, Tel.: 11 2557-8004
Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes: Rua Sampei Sato, 440 – Ermelino Matarazzo, Tel.: 11 2943-5255
Biblioteca Hans Christian Andersen: Av. Celso Garcia, 4142 – Tatuapé, Tel.: 11 2295-3447
Biblioteca Raimundo de Menezes: Av. Nordestina, 780 – São Miguel Paulista, Tel.: 11 2297-4053
Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top