O cinema indiano além de Bollywood no CCBB até 03.07

Está acontecendo no CCBB a mostra “Novo Cinema Indiano” com seleção de filmes que estão entre o autoral e o comercial. A mostra também conta com um aulão de Yoga, debates e danças.
 
A Índia é um dos 4 maiores produtores de cinema do mundo, ao lado de EUA (Hollywood), Nigéria (Nollywood, mais home video que cinema) e China (Chinawood), mesmo sendo um polo cinematográfico poucos de seus filmes são exibidos no Brasil para o grande público. A mostra traz filmes lançados a partir de 2013 que transitaram por festivais internacionais mostrando que a Índia tem mais a oferecer que somente os blockbuster de Bollywood
 
Quando: 14.06 à 03.07
Quanto: 10$ inteira e 5$ a meia entrada
 

Programação

 
14/06 – Quarta
18h30 Música Indiana (Cinema) – Livre
19h Armadilha (dir. Jayaraj, 81 min) – 12 anos
15/06- Quinta
16h Ilha de Munroe (dir. Manu, 92 min) – 12 anos
18h30 Que Assim Seja (dir. Sumitra Bhave e Sunil Sukhtankar, 135 min) – Livre
16/06 –Sexta
15h A Água (dir. Girish Malik, 136 min) 12 anos
18h30 Navio de Teseu (dir. Anand Gandhi, 144 min)- Livre
17/06- Sábado
15h O Ovo do Corvo (dir. M. Manikandan, 109 min) (dir. M. Manikandan, 109 min)- Livre
17h30 Margarita com um Canudo (dir. Shonali Bose, 140 min) – 16 anos
18/06 – Domingo
14h30 A Menina e a Coruja (dir. Manju Bohra, 78 min) – 12 anos
16h30 Fabricante de Caixão (dir. Veena Bakshi, 123 min) – Livre
18h30 Armadilha (dir. Jayaraj, 81 min)- 12 anos
19/06 – Segunda
16h30 – Apur Panchali (dir. Kaushik Ganguli, 97 min) – 12 anos
18h30 – Projecionista (dir. Kaushik Ganguly, 105 min) – Livre
 

21/06 – Quarta

16h – Dia Internacional do Yoga Aulão de Yoga (Térreo) – Livre
17h30 – Música Indiana (Térreo) – Livre
19h – Sopro dos Deuses (dir. Jan Schmidt-Garre, 105 min) – Livre
 

22/06 – Quinta

16h Geregalu (dir. Nikhil Manjoo, 90 min) – Livre
18h30 – Navio de Teseu (dir. Anand Gandhi, 144 min) – Livre
 

23/06- Sexta

17h – Projecionista (dir. Kaushik Ganguly, 105 min) – Livre
19h30 – Debate- Livre
 

24/06 – Sábado

15h – Dança Indiana – Livre
16h – Debate- Livre
18h30 – Ovo do Corvo (dir. M. Manikandan, 109 min) – Livre
 

25/06 – Domingo

14h30 – Geregalu (dir. Nikhil Manjoo, 90 min) – Livre
16h30 – Dança Indiana Clássica – Cinema – Livre
17h30 – Punhalada no Coração (dir. Subodh Bhave, 161 min)- Livre
 

26/06 – Segunda

15h – Nova Tendência Bollywood Água (Jal) – 12 anos
18h – Pink (dir. Aniruddha Roy Chowdhury, 136 min) – 14 anos
 

28/06- Quarta

16h – Ilha de Munroe (dir. Manu, 92 min) – 12 anos
19h – O Ovo do Corvo (dir. M. Manikandan, 109 min) (dir. M. Manikandan, 109 min) – Livre
 

29/06 – Quinta

16h – Apur Panchali (dir. Kaushik Ganguli, 97 min) – 12 anos
19h – Projecionista (dir. Kaushik Ganguly, 105 min)- Livre
 

30/06 – Sexta

14h30 – Geregalu (dir. Nikhil Manjoo, 90 min) – Livre
16h30 – Armadilha (dir. Jayaraj, 81 min) – 12 anos
18h30 – Punhalada no Coração (dir. Subodh Bhave, 161 min)- Livre
 

01/07 – Sábado

15h – Que Assim Seja (dir. Sumitra Bhave e Sunil Sukhtankar, 135 min) – Livre
18h – Pink (dir. Aniruddha Roy Chowdhury, 136 min) – 14 anos
 

02/07 – Domingo

14h – A Menina e a Coruja (dir. Manju Bohra, 78 min) – 12 anos
15h30 – Fabricante de Caixão (dir. Veena Bakshi, 123 min)- Livre
17h30 – Margarita com um Canudo (dir. Shonali Bose, 140 min)- 16 anos
 

03/07 – Segunda

16h – Pink (dir. Aniruddha Roy Chowdhury, 136 min) – 14 anos
18h45 – India, my love story + Ilha de Munroe (dir. Manu, 92 min) – 12 anos
 
 

Sinopse

 
Projecionista – Cinemawala (Região/Língua: Bengala/ Bengali)
Um projetista de filmes aposentado que se esforça para evitar que seu cinema seja demolido. O tema do filme é um tributo para as salas individuais de cinema com projeção em película que estão rapidamente se tornando raras na Índia, ultrapassada pelo avanço da tecnologia digital.
 
ILHA DE MUNROO – MundroThuruth (Região/Língua: Kerala/Malayalam)
Keshu, um adolescente rebelde, mas amoroso, e seu pai chegam à casa de seus ancestrais na Ilha de Munroe, onde o avô vive com Kathu, a empregada. O pai quer levar Keshu para um tratamento psicológico adequado, mas o avô, que está convencido de que seu filho está sempre errado, não suporta a ideia. Apesar das advertências graves, ele quer fortemente que seu neto fique na ilha e liberalmente planejar seu futuro. O pai volta e o avô que anseia desesperadamente por um herdeiro verdadeiro e capaz, tenta desenvolver uma intimidade genuína com Keshu, dando-lhe mais espaço livre. Mas o espaço que ele pode se dar ao luxo de dar prova ser muito pequeno quando Keshu simplesmente define liberdade a limites extremos e insuportáveis
 
A Armadilha – Ottaal (Região/Língua: Kerala/Malayalam)
A Armadilha é uma adaptação de uma das obras atemporais de Anton Chekhov, Vanka. A história é escrita no século 18, em uma pequena aldeia no sul da Índia, mas que tem viajado no tempo e espaço para ser recontada nos dias de hoje. Kuttappayi, um jovem rapaz, encontra-se triste e desesperado quando ele começa a escrever uma carta para o avô de um lugar sombrio e escuro. As recordações de Kuttappayi nos leva aos locais pitorescos de Kuttanad, onde Kuttappayi e seu avô, Valiyappachayi, estão chegando com seus patos. A aldeia é muito agradável, mas o motivo que o leva até lá é a morte de seus queridos pais. Com esperança e liberdade, ele está prestes a começar sua nova vida entre o carteiro da aldeia sem cartas, o cão sem nome, o rapaz rico, Tintu e muitos outros.
 
Que Assim Seja – Astu (Região/Língua: Maharashtra/Marathi)
A vida é o que está acontecendo ao nosso redor nesse momento. Talvez um velho que perdeu a memória compreenda isso… ou talvez um andarilho domador de elefante que não tem absolutamente nada, é que entenda melhor… E a vida parece estar sempre em algum outro lugar nessa teia de histórias que tecemos. Mas talvez, todos nós tenhamos que passar por uma experiência de mudança na vida para reconhecê-la. Astu – Que assim Seja é como uma viagem nessas histórias da vida “real” … O filme traz o relacionamento entre pai e filha, quando o pai, um doutor em sânscrito aposentado, que sofre de Alzheimer, desaparece e é encontrado por um casal andarilho que cuida de um elefante, e passa a viver o seu momento a cada dia.
 
A Água – Jal (Região/Língua: Hindi)
Bakka é um jovem adivinho com poderes místicos para descobrir aonde existe água no deserto, com o uso de suas varinhas sagradas. Kim, uma europeia, chega no vilarejo e percebe que filhotes de flamingo estão morrendo por falta de água potável. Com a ajuda da Sociedade Ecológica decide criar lagos artificiais para salvar as aves. O único percalço é que todos os métodos científicos utilizados não encontram água. Kim volta-se para Bakka para obter ajuda. A atuação de Bakka e o envolvimento do vilarejo nessa missão, trazem acontecimentos guiados pela ganância, inveja e desespero pela sobrevivência, relevando o lado mais sombrio do caráter humano.
 
NAVIO DE TESEU – Ship of Theseus (Região/Língua: Mumbai/Hindi e Inglês)
Se as partes de um navio são substituídas, pedaço por pedaço, esse é ainda o mesmo navio? Uma fotógrafa diferente lida com a perda de sua visão após um procedimento clínico; um monge erudito enfrenta um dilema ético frente à sua ideologia de vida, e tem de escolher entre seus princípios e a morte; um jovem corretor da bolsa de valores, seguindo o rastro de um rim roubado, aprende como a moralidade pode ser complexa. Seguindo estes elementos isolados de suas viagens filosóficas, e sua eventual convergência, o Navio de Teseu explora questões de identidade, justiça, beleza, entendimento e morte.
 
O OVO DO CORVO – Kaaka Muttai (Região/Língua: Tamil Nadu/Tamil)
Quando uma pizzaria é aberta em um antigo parquinho, dois meninos pobres são consumidos pelo desejo de saborear este novo prato sofisticado chamado ‘pizza’. Percebendo que uma pizza custa mais do que a renda mensal de sua família, eles começam a planejar maneiras de ganhar mais dinheiro – começando inadvertidamente uma aventura que irá envolver toda a cidade.
 
MARGARITA COM UM CANUDO – Margarita with a Straw (Região/Língua: Hindi/Inglês)
Laila (Kalki Koechelin) é uma adolescente com paralisia cerebral que usa uma cadeira de rodas. Ela estuda na Universidade de Delhi e é uma aspirante a escritora que escreve poesias e cria sons eletrônicos para uma banda indie da universidade. Laila se apaixona pelo vocalista da banda da faculdade e fica de coração partido quando é rejeitada.
Ela logo supera esta fase, quando recebe uma bolsa de um semestre na Universidade de Nova York e se muda para lá com sua mãe (Revathy). Vivendo em Manhattan, ela conhece um jovem atraente chamado Jared (William Moseley) em sua classe de escrita criativa, que é designado para ajudá-la na digitação. Ela também conhece a jovem ativista Khanum (Sayani Gupta), uma garota cega com descendência paquistanesa, com quem mais tarde se apaixona. Laila embarca em uma viagem de descoberta sexual, e descobre ser bissexual, já que se sente atraída por homens como Jared, apesar de estar com Khanum. O filme gira em torno de aspectos muito delicados da vida moderna e ensina a sociedade como é melhor aderir e aceitar os conceitos em mudança.
 
A MENINA E A CORUJA – Dau Huduni Methai (Região/Língua: Assam / Bodo)
Fatalidades relacionadas a insurgência tem crescido em um número alarmante na região nordeste da Índia ao longo dos últimos 35 anos. Perto de 40.000 pessoas perderam suas vidas em distúrbios de violência comunal e de organizações militantes. E é neste contexto que o filme “Dau Huduni methai” relata os efeitos da insurgência e contra insurgência com pessoas comuns através da perspectiva de Raimali, uma jovem vítima de estupro. Quando se encontra em uma casa abandonada, ela recorda como separatistas marcaram sua vida, a de seu namorado e de suas famílias, contrastando sua natureza intrusiva com o folclore indígena e a imutabilidade da paisagem Assamese.
 
O FABRICANTE DE CAIXÃO – The coffin maker (Região/Língua: Goa/ Konkani-Inglês)
Filmado numa pequena aldeia de Goa, O Fabricante de Caixão é a história de Anton Gomes, que vem de uma família de carpinteiros tradicionais que passam a fabricar caixões, quando as circunstâncias difíceis os deixam sem emprego e dinheiro. Anton passa a ficar pessimista e desiludido. Até que um dia, a morte desafia sua vida. A história se passa no interior de Goa, mostrando com autenticidade uma sociedade que preserva suas tradições.
 
APUR PANCHALI (Região/Língua: Bengala/ Bengoli)
O filme é inspirado na história da vida real de Subir Banerjee, o ator mirim que interpretou o papel icônico de Apu no consagrado filme Pather Panchali, do diretor Satyajit Ray. O filme foi lançado nos cinemas em agosto de 1955, há 58 anos atrás, e é lembrado até hoje como um marco do cinema indiano. Mas ironicamente, Subir, “Apu” Banerjee, o famoso menino ator, nunca atuou em qualquer outro filme durante toda sua vida. A caminho da Alemanha para receber um prêmio pelo filme que participou, ele tem recordações de sua vida. O filme é uma homenagem a um dos mais célebres atores mirins do mundo.
 
SOPRO DOS DEUSES – Breath of Gods (Região/Língua: Inglês)
Um documentário de longa-metragem incluindo raras imagens históricas, bem como grandes reencenações.
A yoga moderna, a forma praticada diariamente por dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo, volta diretamente ao Senhor Shiva de acordo com a tradição indiana. Originou-se no início do século 20, uma criação do sábio indiano T. Krishnamacharya (1888-1989). Essa história é muito menos conhecida e é disso que se trata este filme.
 
PUNHALADA NO CORAÇÃO – Katyar Kaljat Ghusali (Região/Língua: Maharashtra/Marathi)
Por que a garganta está localizada equidistante entre o cérebro e o coração? O que levou a Providência a colocar a voz entre o intelecto e a emoção?
Este musical tenta explorar exatamente o tema do ego, através da história do cantor Sadashiv e seus dois gurus – Panditji e Khasaheb.
 
Pink (Região/Língua: Hindi)
Pink é um drama indiano, que consegue deixar o espectador com os olhos grudados na telona e emociona, em muitas partes, principalmente, se você entende e conhece os problemas enfrentados pelas mulheres. O filme fala sobretudo sobre a questão do machismo e de como os homens e a sociedade selecionam e rotulam as mulheres com base em suas roupas ou origem étnica.Uma mulher foi agredida sexualmente, mas acaba sendo julgada por tentativa de homicídio do estuprador. Está hora de questionar a cultura do estupro na Índia.
 
GERAGALU (Região/Língua: Karnataka/Kannada)
O filme Geragalu narra a história de um artista antigo e clássico Yakshagana, cujo enorme sucesso, prêmios e nomeações o fez “inchar a cabeça”. A vida de Gaffur khan não é totalmente um mar de rosas. Ele não consegue digerir seu sucesso, e em vez disso torna-se um incômodo para a família e a sociedade. No fim das contas, é o seu próprio neto que vem como um instrumento em sua vida e traz a mudanças. Aqui Gaffur Khan e seu neto mostram que a vida só pode ser compreendida para trás e vivida para a frente.
 
 
Para mais informações: CCBB – O Novo Cinema Indiano
 
 


CCBB – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro CEP: 01012-000 tel (11) 3113-3651
Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top