Agosto é o mês dedicado à cultura Russa na Biblioteca Mário de Andrade, e o cineclube Cinemário trás obras do cineasta Andrei Tarkovsky, diretor do filme Solaris, de 1972 que é considerado o 6º melhor filme de ficção / fantasia de todos os tempos pelo The Guardian.
A biblioteca também apresenta durante a ocupação Russa, oficinas, palestras, música, corais ligados à cultura.
Quando: as quartas às 19h. E sábado 26 às 15h
Quanto: grátis.
Programação
02.08 – quarta às 19h
O Sacrifício (dir. Andrei Tarkovsky, 1986, 148 min, 14 anos)
Família burguesa sueca celebra o aniversário do patriarca Alexander, escritor e ator aposentado. Porém, tudo muda com a notícia do início da III Guerra Mundial.
06.08 – domingo às 14h
Pai Gelo (77 min.)
O musical é baseado em um popular conto de fadas russo. Na história, uma garota explorada pela madrasta é enviada para uma floresta muito fria. Lá, apaixona-se por um rapaz que acaba sendo transformado em urso por um mago. Para concretizar seu amor, os dois receberão a ajuda do feiticeiro Pai Gelo.
09.08 – quarta às 19h
Solaris (dir. Andrei Tarkovsky, 1972, 165 min)
Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin – conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes – é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.
16.08 – quarta às 19h
Stalker (dir. Andrei Tarkovsky, 1979, 163 min)
Em um país não nomeado, a suposta queda de um meteorito criou uma área com propriedades estranhas, onde as leis da física e da geografia não se aplicam, chamada de Zona. Dentro da Zona, segundo reza uma lenda local, existe um quarto onde todos os desejos são realizados. Com medo de uma invasão da população em busca do tal quarto, autoridades vigiam o local e proíbem a entrada de pessoas. Apenas alguns têm a habilidade de entrar e conseguir sobreviver lá dentro, são os “Stalkers”. Um escritor e um cientista querem entrar e contratam um stalker para guiá-los lá dentro. No caminho até o quarto, vão passar por rotas misteriosas e muitas vezes, mutáveis.
23.08 – quarta às 19h
O Espelho (dir. Andrei Tarkovsky, 1975, 108 min, 12 anos)
Um homem em seus últimos dias de vida relembra o passado. Entre as memórias pessoais da infância e adolescência, da mãe, da Segunda Guerra Mundial e de um doloroso divórcio, estão também momentos que contam a história da Rússia numa mistura de flashbacks, tomadas históricas e poesia original.
26.08 – sábado às 15h
A Infância de Ivan (dir. Andrei Tarkovsky, 1962, 95 min, 12 anos) – seguido de bate-papo
Durante a segunda Grade Guerra, os russos tentavam combater a investida nazista em seu território. Nas frentes soviéticas, Ivan, um garoto órfão de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto, e vive sob os cuidados de três oficiais russos. Mas, após inumeras missões, e com um desgaste físico cada vez maior, os oficiais resolvem poupar Ivan, mandando-o para a escola militar. Ganhador do Leão de Ouro em Veneza.
30.08 – quarta às 19h
Nostalgia (dir. Andrei Tarkovsky, 1983, 125 min)
Jornada mística do poeta russo Andrei Gorchakov à Itália em busca de um novo modo de vida. Depois de 3 meses, viajando em companhia de Eugenia, uma atriz italiana, chegam a um pequeno vilarejo ao norte da Itália. Frustrado e deprimido por ainda não ter encontrado seu caminho, Gorchakov mergulha em seu passado, isolando-se em impenetrável silêncio.
Oficinas e palestras
05.08 – sábado
17h30 – Canções folclóricas da Rússia, com o maestro e músico Victor E. Selin. Participação especial: Coral folclórico Grupo Volga e Helena Petrenko
18h30 – Palestra “A importância e experiência em filmes legendados russos”, com Ekaterina Pivinskaya (Ochef-Premier – Assessoramento e consultoria linguística e cultural)
18.08 – sexta
16h – Palestra “Vida cultural na Rússia de hoje, dicas para se preparar para a Copa 2018”, com Profª. Alla Gueorguievna Dib (Clube de Cultura Russa; tradutora e intérprete)
17h – Oficina de língua e cultura russa, com Rafael Almir Marcial Tramm (União Cultural pela Amizade dos Povos: presidente e coordenador do curso de língua russa)
25.08 – sexta
14h – Oficina de chaveiro de matrioshka, com Adriana Satkunas
17h30 – Palestra “Mulheres e Sindicatos na Era Vargas”, com Beatriz Barros
26.08 – sábado
12h às 18h – Culinária russa
14h – Oficina de danças folclóricas russas, com a coreógrafa russa Irina Sazonova
17h30 – Apresentação do Grupo Volga de danças folclóricas da Rússia
Para saber mais: BMA