Sessão Versátil Especial Grandes Esquecidos

A Casa Guilherme de Almeida é uma instituição de Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis (a mesma da Casa das Rosas, Oficinas Culturais e das Fábricas de Cultura). Um museu-casa que abriga o acervo do poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969).É conhecida por exibir clássicos cinematográficos, cursos, palestras e é um centro de estudos de tradução literária também.
 
Sua sala de cinema tem o nome de “Cinematographos” que foi o nome original da coluna que Guilherme de Almeida escrevia diariamente no jornal O Estado de S. Paulo entre os anos 20 e 30, sendo pioneira da crítica cinematográfica em nosso país. Nela podemos encontrar grandes obras em uma programação diversificada, propondo debate sobre o cinema e seus aspectos.
 
No mês de Agosto e Setembro a Cinematographos apresenta a “Sessão Versátil Especial Grandes Esquecidos” com exibição de clássicos em versões restauradas pela Versátil Home Video, na edição de Agosto o filme escolhido foi “The Lodger“, o primeiro filme de suspense do cineasta Alfred Hitchcock conhecido no Brasil como “O Inquilino” que completa 90 anos agora em 2017.
The lodger” parte das lendas que envolvem a figura de Jack, o estripador, para explorar os mistérios noturnos dos becos londrinos no início do século XX.
 
Já em Setembro teremos “A Quadrilha Maldita” de André De Toth, realizador do primeiro filme 3D em 1950 com o filme “Museu de Cera” (The house of wax).
A quadrilha maldita é um Western sobre um desertor do exército que avança sobre uma  cidade isolada com seu grupo de bandoleiros, espalhando o terror entre a população.
 
 

O Inquilino, Alfred Hitchcock (The Lodger, 1927, 1h32)

Quando: 26.08, sábado às 14h30
Quanto: Grátis, porém é necessário inscrição pelo link Casa Guilherme de Almeida 45 vagas
 

A Quadrilha Maldita (dir. André De Toth, 1959, 92 min, 12 anos)

Quando: 23.09, sábado às 14h30
Quanto: Grátis, porém é necessário inscrição pelo link Casa Guilherme de Almeida 45 vagas.
 
Para saber mais: Casa Guilherme de Almeida / Poiesis
 


CASA GUILHERME DE ALMEIDA – CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA
Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943
tel (11) 3673-1883 – (11) 3803-8525


Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top