7º Mostra de Cinema Polonês, uma homenagem a Juliusz Machulski.

Com apoio da Embaixada da Polônia no Brasil a 7º edição da Mostra faz uma homenagem ao rei da comédia polonesa Juliusz Machulski, cineasta aclamado, reconhecido como autor multigênero, pós-moderno e mestre do entretenimento, como é chamado pelos críticos.
 
A seleção de sete filmes apresenta o forte teor político de seus filmes e traz três obras-primas na carreira do diretor, fundamentais na história do cinema polonês: Sexmissão (1983), Kingsaiz (1987) e Déjà Vu (1988), que serão apresentados em versões restauradas.
 
O Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, juntamento com o apoio da Embaixada da Polônia no Brasil apresentam a 7º edição da Mostra de Cinema Polonês com 7 obras, incluindo a seleção de 3 filmes para homenagear o comediante e cineasta Juliusz Machulski.
 
Os filmes Polonês escolhidos apresentam teor político e possuem datas de produção e gêneros diversos, de ficção científica dos anos 80 à comédia de guerra de 2013. A mostra conta também com um debate que acontece no dia 08 junto com a cineasta e pesquisadora Bella Tozini, fotógrafa, cineasta e pesquisadora do campo das artes visuais na Unicamp, graduada em Cinema pela FAAP que especializou-se em direção cinematográfica na Escola de Cinema de Lódz (Polônia).
 
 

7º Mostra de Cinema Polonês, uma homenagem a Juliusz Machulski

Quando: 06 à 11.12
Quanto: Grátis
Onde: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
Site Oficial: 7º Mostra de Cinema Polonês
 
 

Programação

 
 

06.12 – QUARTA

14h – Vinci (dir. Juliusz Machulski, 2004, comédia de ação, 108 min, 14 anos)
16h – Embaixada (dir. Juliusz Machulski, 2013, comédia de guerra, 105 min, 14 anos)
18h – Déjà Vu (dir. Juliusz Machulski, 1988, comédia policial, 113 min, 14 anos)
 

07.12 – QUINTA

14h – Canção de Ninar (dir. Juliusz Machulski, 2010, comédia de terror, 89 min, 14 anos)
 

08.12 – SEXTA

16h30 – Sexmissão (dir. Juliusz Machulski, 1983, comédia de ficção científica, 116 min, 14 anos)
19h – Palestra – Bella Tozini (cineasta e pesquisadora)
 

09.12 – SÁBADO

14h – Kingsaiz (dir. Juliusz Machulski, 1987, comédia de fantasia, 104 min, 14 anos)
16h – Vinci (dir. Juliusz Machulski, 2004, comédia de ação, 108 min, 14 anos)
18h – Embaixada
 

10.12 – DOMINGO

15h – Quanto pesa um cavalo de Tróia? (dir. Juliusz Machulski, 2008, comédia de costumes, 117 min, 14 anos)
17h30 – Déjà Vu (dir. Juliusz Machulski, 1988, comédia policial, 113 min, 14 anos)
 

11.12 – SEGUNDA

16h30 – Canção de Ninar (dir. Juliusz Machulski, 2010, comédia de terror, 89 min, 14 anos)
19h – Quanto pesa um cavalo de Tróia? (dir. Juliusz Machulski, 2008, comédia de costumes, 117 min, 14 anos)
 
 

Sinopses

 
 

SEXMISSÃO

Agosto de 1991, a televisão transmite um experimento científico épico. Maks e Albert, corajosos, voluntariam-se para a experiência. Deveriam hibernar por três anos. Porém, despertam apenas meio século depois, em 2044, quando, por consequência de um cataclismo nuclear, o sexo masculino foi totalmente eliminado da Terra e o mundo é governado pelas mulheres.
 

KINGSAIZ

Nos porões do Instituto de Pesquisas do Quaternário, existe uma terra habitada por gnomos chamada Gavetolândia. Sua paisagem é formada principalmente por gavetas, separadores e outros objetos da realidade burocrática dos escritórios. O líder de Gavetolândia acusa o químico Adas de produzir “kingsaiz” – um elixir que permite aos gnomos obter tamanho humano e morar na terra dos humanos, gozando de liberdade e outras atrações.
 

DÉJÀ VU

Chicago, 1925, vigora a lei seca. O mafioso Mick Nitsch trai sua “família” e entrega à polícia um carregamento de álcool, em seguida foge para a URSS, terra de seus ancestrais. A máfia envia atrás dele John Pollack, assassino profissional de origem polonesa, com a missão de eliminar o traidor. Odessa, 1925: aporta um navio de Nova Iorque, entre os passageiros está John Pollack. Recebe-lhe muitíssimo cordialmente uma equipe soviética de boas-vindas, Pollack sofre uma concussão e perde a memória.
 

VINCI

Cracóvia, começo do séc. XXI. Cuma, um experiente ladrão de obras de artes, inesperadamente sai da cadeia em liberdade condicional. Sua saída foi arranjada por Gordo, receptador que encomenda a Cuma o roubo da mais valiosa obra das coleções polonesas – “Dama com Arminho”, de Leonardo da Vinci. Uma proposta irrecusável.
 

CANÇÃO DE NINAR

A família Makarewicz muda-se para uma pequena e encantadora cidade na Mazúria. Com sua chegada, pessoas começam a morrer em circunstâncias inexplicáveis. A atmosfera se torna mais densa a cada cena. O motor da tensão é a investigação conduzida por dois policiais. Apesar disso, cadáveres continuam surgindo e as inocentes vítimas desaparecem como se o chão se abrisse sob elas. A ação, rápida e cheia de inesperadas reviravoltas, vai revelando, a cada fragmento, um obscuro segredo.
 

QUANTO PESA UM CAVALO DE TRÓIA?

O segundo casamento da psicóloga Zofia com o cenógrafo Jakub vai muito bem. Juntos, eles criam a filha do primeiro casamento de Zofia, Florentyna, que é mais ligada ao padrasto do que ao pai biológico. Este mundo ideal, que não poderia ser melhor, termina inesperadamente no último dia de 1999: Zofia completa 40 anos.
 

EMBAIXADA

Um jovem casal – Melania e Przemek – vai a Varsóvia para cuidar do luxuoso apartamento de um tio, localizado no centro da cidade, onde antes da guerra ficava a embaixada do III Reich. Os jovens personagens não imaginariam que o favor feito ao tio se transformaria na maior aventura de suas vidas. O elevador do edifício não apenas transporta os moradores entre os andares, mas também permite a viagem no tempo: de agosto de 2012 para o momento imediatamente anterior ao início da II Guerra, agosto de 1939.
 
Para saber mais: 7º Mostra de Cinema Polonês
 


CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, tel (11) 3113-3651 – email ccbbsp@bb.com.br
De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top