Ciclo de Cinema e Psicanálise módulo 3: Mal-Estar na civilização e Poder

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – SBPSP juntamente com a Cinemateca Brasileira realiza o terceiro módulo do Ciclo de Cinema e Psicanálise, com o tema “Mal-Estar na Civilização e Poder”
 
A psicanálise ressaltou e validou o saber profundo contido nas fantasias, sonhos e obras de arte. Considerar tal saber é atribuição tanto do método psicanalítico como da proposta do presente Ciclo de Cinema e Psicanálise.
 
Em relação à sétima arte, o contato com a dimensão inconsciente promoveu maior densidade psicológica dos personagens e das narrativas cinematográficas, bem como experiências estéticas inovadoras.
 
Cinema e Psicanálise deste modo, estabelecem relação dialética, de influência mútua, via de mão dupla em que se retroalimentam. As múltiplas tipologias, comportamentos e dramas humanos vividos nas telas também suscitam novas possibilidades diagnósticas para a compreensão psicanalítica, além de inspirar narrativas de casos clínicos.
 
Este ciclo pretende discutir, à luz da Psicanálise, algumas questões suscitadas por obras do cinema moderno e contemporâneo, e proporcionar também formas transdisciplinares de compreensão.
 
 

SBPSP Ciclo de Cinema e Psicanálise – Mal-Estar na Civilização e Poder

Quando: as quartas 01, 08, 22 e 29.08 as 19h
Quanto: Grátis com retirada de ingresso com 1h de antecedência.
** A inscrição no site da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo garante somente o certificado e não o ingresso **
Onde: Cinemateca Brasileira
 

Programação

 
 
01.08 – 19h
O Insulto (dir. Ziad Doueiri – drama – 1h54 – 2017 – 14 anos)
Toni é um cristão libanês que rotineiramente rega as plantas de sua varanda. Certo dia, acidentalmente, ele acaba molhando Yasser, um refugiado palestino, iniciando um desacordo que evolui para julgamento e toma dimensão nacional.
** Debate com Bernardo Tanis (Psicanalista e Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo) e Lúcia Monteiro (Pesquisadora e crítica de cinema)
 
 
08.08 – 19h
Eu Não Sou Seu Negro (dir. Raoul Peck – 2016 – documentário – 1h35 – 12 anos)
O produtor Raoul Peck usa o livro inacabado de James Baldwin sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas, com relatos sobre as vidas e assassinatos dos lideres ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.
** Debate com Mônica Amaral da SBPSP (Psicanalista, Professora Associada da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós Graduação em Educação nas áreas de Psicanálise, Filosofia e Educação) e Rute Rodrigues dos Reis da PUC – SP (Doutora em Ciências Sociais, pós-doutorada pela Faculdade de Educação da USP)
 
 
22.08 – 19h
Incêndios (dir. Denis Villeneuve – 2010 – drama – 2h10 – 14 anos)
Nawal, uma mulher moribunda do Oriente Médio que vive em Montreal, deixa cartas para seus filhos gêmeos para serem lidas quando ela falecer. Jeanne deve entregar a dela para o pai que nunca conheceu e Simon deve entregar a dele para o irmão que nunca soube que tinha. Os irmãos viajam para o Oriente Médio separados e vivenciam atos de brutalidade, descobrem uma história familiar surpreendente e têm revelações sobre si mesmos.
** Debate com Eva Maria Migliavacca da SBPSP (Psicanalista, Professora Titular do Instituto de Psicologia da USP) e Vera Iaconelli (Psicanalista e Colunista da Folha de S. Paulo)
 
 
29.08 – 19h
Junho: O Mês que Abalou o Brasil (dir. João Wainer – 2014 – documentário – 1h12 – 12 anos)
O documentário aborda as manifestações que explodiram em junho de 2013 no Brasil, desde o Movimento Passe Livre, passando pelo caos do transporte público, a truculência policial e chegando até o jornalismo cidadão.
** Debate com Leda Hermmann da SBPSP (Psicanalista) e João Weiner (Cineastra)
 
 
Saiba o que passou nos módulos anteriores:

Ciclo de Cinema e Psicanálise módulo 2: Mal-Estar na civilização e amor

Ciclo de Cinema e Psicanálise módulo 1: Mal-Estar na civilização e família

 
Informações e Inscrições: www.sbpsp.org.br // www.cinemateca.gov.br
tel.: (11) 3512-6111
e-mail: secretaria@sbpsp.org.br
 
 


CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino | CEP: 04021-070
tel. 11 3512.6111
Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top