[Online e gratuito] Indie Festival 2020

filmesp_indie_festival_2020_insta

Depois de uma edição de resistência em Janeiro deste ano, o Festival independente que já faz parte do DNA paulistano volta e em edição online. Indie Festival 2020!

Devido a crise da pandemia do Corona Virus o Indie festival fará sua edição 2020 online e com um belo texto de Francesca Azzi, curadora do Indie (pode ser lido na integra clicando aqui) nos presenteia com uma incrível novidade, a partir desta edição o Indie Festival se torna um festival competitivo!

A retrospectiva desta edição será do diretor americano Dan Sallitt, e uma sessão especial com a diretora Jennifer Reeder com première de Knives and Skin. Com quase todos os filmes inéditos, a programação terá poucas exibições passando 1 ou 2 vezes e com limite de espectadores.

 

Indies Festival 2020

Quando: 04 à 11.11
Quanto: Grátis
Onde: Indie Festival 2020 

Fique de olho nas redes sociais também!
Twitter: @indiefestival
Facebook: facebook.com/indiefilmfestival
Insta: @indie_festival

_Programação_

Ao clicar no nome do filme, você direcionado a pg dele 😉

04.11 – Quarta
15h – Lua de Mel
16h40 – Motriz | Noites mais longas | Leo | O Apicultor  | O diário das árvores | Ritu vende online
18h10 – Lost Lotus
19h40 – Agosto
21h10 – Perfil de uma mulher

05.11 – Quinta
15h – Todos os barcos no mar 
16h10 – On Paradise Road
17h30 – Edição Limitada
18h50 – Eu estava em casa mas… 
20h40 – Marietta Brimble | Milhões de milhas distantes | As Dunas | Sonhei que você sonhava comigo

06.11 – Sexta
15h – O ato indizível
16h40 – Sanctorum
18h10 – Zero 
20h20 – Vitalina Varela
22h30 – Um nuvem no quarto dela

07.11 – Sábado
15h – Fourteen 
16h40 – Love Poem
18h40 – A Barqueira
20h – Pj Harvey – Um cão chamado dinheiro 
21h40 – Sanctorum 

08.11 – Domingo
16h50 – Knives and Skin
15h – Um nuvem no quarto dela
18h50 – Vapor 
19h20 – Caterina 
19h40 – Rodantes 
21h30 – Memórias de meu corpo 

09.11 – Segunda
15h – Polly perversa volta a atacar!
16h40 – Lost Lotus
18h10 – Fourteen 
19h50 – Motriz | Leo | Noites mais longas | O Apicultor | O diário das árvores | Ritu vende online
21h20 – Liberté 

10.11 – Terça
15h – Lua de Mel 
16h40 – Zero 
18h50 – O ato indizível
20h30 – De volta para casa
22h – Edição Limitada 

11.11 – Quarta
15h – Agosto 
16h30 – Todos os barcos no mar
17h40 – On Paradise Road 
19h – Vapor 
19h30 – Caterina 
19h50 – Memórias de meu corpo
21h40 – Love Poem

_Sinopse_

ON PARADISE ROAD
DE JAMES BENNING
75 min | 2020 | EUA
Filmado na casa de Benning em Val Verde durante o primeiro mês da pandemia, On Paradise Road é um retrato dessa época.

AGOSTO
DE ARMANDO CAPÓ
85 min | 2019 | Cuba
Cuba, verão de 1994. Em meio ao período especial, uma das maiores crises da história do país, milhares de balsas cubanas tentam entrar ilegalmente aos Estados Unidos, sem saber ao certo se chegarão com vida. Com o início das férias, Carlos mergulha num agosto despreocupado, passeando com os amigos e se apaixonando pela primeira vez. O futuro incerto do país leva, um por um, dos vizinhos e amigos a partirem em busca de uma vida melhor, amizades se perdem e famílias se separam.

LUA DE MEL
DE DAN SALLITT
90 min | 1998 | EUA
Este filme mantêm o aspecto original produzido em 1998.
Em Nova York, Mimi e Michael, ambos na casa dos trinta, são amigos íntimos após um breve e malsucedido namoro anos antes. Michael permaneceu apaixonado por Mimi ao longo dos anos, mas Mimi, que acabou de terminar com seu namorado de longa data, Tommy, parece não estar disposta a tentar um romance com ele uma segunda vez. A faísca entre eles é acesa novamente, durante um piquenique no fim de semana, e Mimi, repentinamente entusiasmada, pede abruptamente Michael em casamento. Os dois se casam imediatamente e partem em lua de mel para a Pensilvânia, sem nunca terem dormido um com o outro.

EDIÇÃO ILIMITADA
DE EDGARDO COZARINSKY, SANTIAGO LOZA, VIRGINIA COSIN, ROMINA PAULA
74 min | 2020 | Argentina
O encontro cinematográfico de quatro escritores que também são atores, diretores, professores e dramaturgos. Essa multiplicidade de trabalhos em relação à palavra é o ponto comum dos quatro capítulos que compõem o filme. Quatro histórias, quatro personagens principais: dois homens, duas mulheres que mostram de maneiras diferentes a escrita, a leitura e a diversidade geracional. O núcleo essencial desses ensaios ficcionais é o poder da palavra, mas também a leitura como desculpa para o encontro. O olhar e a escuta do outro parecem ser a única presença vital em qualquer processo criativo.

LOST LOTUS
DE LIU SHU
82 min | 2019 | Hong Kong/Países Baixos
A jovem professora chinesa Wu Yu procura o motorista responsável pelo atropelamento e morte de sua mãe. Ela tenta entender a fé e dedicação da mãe aos princípios budistas, mas quer encontrar o motorista. A investigação e sua busca por justiça logo a isola: seu marido quer negociar uma compensação em dinheiro, e as crenças budistas exigem que ela desista de sua demanda, já que o destino deve trazer justiça na próxima vida.

LOVE POEM
DE WANG XIAOZHEN
114 min | 2019 | Hong Kong, China
Na China, um jovem casal e seu filho deixam a cidade para visitar o avô doente no interior. O marido, que também é o diretor do filme, transforma a relação marido-mulher em um filme ambientado no espaço sufocante de um carro. O relacionamento se quebra em mil pedaços, dando início a uma discussão acalorada que expõe ressentimentos, mentiras do passado, uma antiga amante, um aniversário perdido, um possível divórcio e uma morte. Mas eles contaram tudo um ao outro?

SANCTORUM
DE JOSHUA GIL
83 min | 2019 | México/República Dominicana/ Qatar
Em uma pequena e isolada cidade, cercada por montanhas cobertas de árvores, vive um menino e sua mãe. A vida tradicional foi extirpada desde que a cidade foi pega no fogo cruzado da guerra entre militares e os cartéis. Com poucas oportunidades de trabalho e sem dinheiro suficiente para se mudar para outro lugar, a mãe arruma um emprego cultivando maconha para os cartéis. Um dia, ela não volta do trabalho. Tomada pela tristeza, a avó diz ao menino que vá para a floresta e reze ao sol, ao vento e à água para que eles façam sua mãe retornar ilesa.

UMA NUVEM NO QUARTO DELA
DE ZHENG LU XINYUAN
101 min | 2020 | Hong Kong/China
É um inverno chuvoso em Hangzhou. Muzi volta para casa para o Ano Novo Chinês, onde ela desempenha seus papéis como filha, meia-irmã e namorada. Um dia, Muzi acompanha sua irmã mais nova à escola e conhece o dono de um bar local, pai de um outro aluno. O estranho lembra um velho amigo de Muzi, despertando nela memórias de seu relacionamento com alguém que de repente desapareceu no ar. Ao mesmo tempo, seu namorado chega para uma visita. Vagando por essa cidade que lhe parece tão familiar, mas distante, ela busca um lugar ao qual pertença.

ZERO
DE KAZUHIRO SODA
128 min | 2020 | Japão/EUA
O veterano psiquiatra Dr. Masatomo Yamamoto é um pioneiro no movimento,iniciado na década de 1960, para a abertura dos hospitais psiquiátricos no Japão como espaços abertos e de socialização. Sua longa carreira de mais de cinco décadas foi inteiramente dedicada à saúde mental da comunidade, colocando as necessidades dos pacientes acima de tudo. Agora, aos 82 anos, o Dr. Yamamoto decidiu se aposentar, causando muita ansiedade para seus pacientes, que contam com ele há muitos anos como seu salva-vidas. Ele quer agora tentar ocupar seu tempo cuidando de sua adorável esposa Yoshiko. Em 2008, Soda realizou o filme Mental com o Dr. Yamamoto.

EU ESTAVA EM CASA, MAS…
DE ANGELA SCHANELEC
105 min | 2019 | Alemanha/Sérvia
Um garoto de 13 anos desaparece, sem deixar vestígios. Após uma semana, ele reaparece no pátio da escola, sujo e diferente. Sua mãe e seus professores podem apenas tentar adivinhar o que ele procurava: uma extrema proximidade com a natureza ou a morte, por causa da recente perda de seu pai. O comportamento do garoto invalida tudo aquilo que, até então, eles tomavam como certo.

A BARQUEIRA
DE SABRINA BLANCO
75 min | 2019 | Argentina/Brasil
Tati tem 14 anos e vive com seu pai em uma casa humilde nas favelas do bairro ribeirinho de Isla Maciel, em Avellaneda, província de Buenos Aires. Ela é uma adolescente temperamental, rejeitada pelos colegas, que não se encaixa naquele ambiente. Tati sonha em se tornar uma barqueira – um trabalho quase extinto e sempre realizado por homens. Todos os dias ela tenta usar um barco, mas sem sucesso, até que descobre que um jovem barqueiro começou a trabalhar no cais. Ele se oferece para treiná-la. A jovem Tati, forçada a crescer sozinha em um ambiente hostil, conturbado e violento, aprende então a navegar pelo rio.

DE VOLTA PARA CASA
DE WAYNE WANG
86 min | 2019 | EUA/Coreia do Sul
O jovem escritor Chang-rae começa seu dia cuidando sozinho de sua mãe com câncer, enquanto, ao longo de um dia, prepara para a família um jantar tradicional do Ano Novo coreano que aprendeu com ela. Logo as emoções e memórias começam a vir à tona, levando-o de volta a momentos decisivos, de quando enfrentou as expectativas e planos de seus pais para ele e se impôs. Antes de seu pai e sua irmã voltarem para casa, uma visita inesperada e encontros em seu bairro em São Francisco desafiam seus sentimentos de ser o filho de seus pais. Suas habilidades culinárias serão suficientes para demonstrá-lo?

KNIVES AND SKIN
DE JENNIFER REEDER
112 min | 2019 | EUA
Uma pequena cidade, em algum lugar, no meio-oeste dos Estados Unidos. Para os adolescentes locais, a vida escolar não estaria completa sem o time de futebol, a banda marcial, as líderes de torcida e seu mascote. Os adultos estão preocupados com o desejo, as crises de meia-idade e os problemas conjugais. O desaparecimento da estudante Carolyn Harper rompe a pretensa normalidade dos habitantes da cidade. Jennifer Reeder cria um mundo misterioso, acentuado por coros de música pop, reinterpretando elementos de gênero retirados do realismo mágico, musical, comédia absurda e filme noir.

LIBERTÉ
DE ALBERT SERRA
132 min | 2019 | França/Portugal/Espanha/Alemanha
Em algum lugar entre Potsdam e Berlim, em 1774, pouco antes da Revolução Francesa, Madame de Dumeval, Duque de Tesis e Duque de Wand, libertinos expulsos da puritana corte de Luís XVI, pedem apoio ao lendário e sedutor Duque de Walchen, livre-pensador alemão, que vive solitário num país onde reinam a falsa virtude e a hipocrisia. A missão deles é exportar a libertinagem, filosofia do século das Luzes baseada na rejeição aos limites morais e às autoridades, mas, além disso, precisam encontrar um lugar seguro para realizarem seus jogos libertinos, nos quais a busca por prazer obedece apenas às leis ditadas pelos desejos não realizados.

PERFIL DE UMA MULHER
DE KOJI FUKADA
111 min | 2019 | Japão/França
Ichiko é enfermeira particular e há anos cuida da matriarca da família Oisho e os considera como sua própria família. É também confidente da jovem Motoko, a filha mais velha da família. A vida tranquila e rotineira de Ichiko começa a mudar quando a irmã mais nova de Motoko desaparece. Logo a mídia e as investigações da polícia revelam que o sequestrador é o sobrinho de Ichiko.

PJ HARVEY: UM CÃO CHAMADO DINHEIRO
DE SEAMUS MURPHY
92 min | 2019 | Irlanda/Reino Unido
A compositora e cantora PJ Harvey e o premiado fotógrafo Seamus Murphy fizeram uma parceria. Em busca de experiências mais pessoais nos países sobre os quais ela desejava escrever, PJ acompanhou Murphy em algumas de suas viagens de trabalho pelo mundo. Foram juntos ao Afeganistão, ao Kosovo e a Washington. PJ coletou palavras e Murphy coletou imagens.
De volta a Londres, as palavras se transformaram em poemas, canções e, posteriormente, no álbum The Hope Six Demolition Project gravado, em 2016, por meio de uma arrojada experiência artística, na Somerset House. O público foi convidado a assistir, ao vivo, numa sala construída especialmente atrás de uma parede de vidro, a um processo de criação de cinco semanas, que se desenrolou tal qual uma escultura sonora. Murphy documentou a experiência com a mesma visão e mesmo acesso privativo de suas viagens. O resultado é uma jornada íntima pela inspiração, composição e gravação de um disco de PJ Harvey.

RODANTES
DE LEANDRO LARA
108 min | 2019 | Brasil
A vida de três personagens: Tatiane, uma jovem garota que foge para tentar se reinventar após um passado traumático; Odair, fruto da explosão migratória rondoniense do início dos anos 90, é um rapaz que em meio a descobertas sexuais corre riscos ao se desprender da casa dos pais; e Henry, um imigrante haitiano que, após a morte de sua mulher, luta com seus dois filhos pequenos para sobreviver em meio ao progresso e à miséria brasileira. Vidas em ebulição no caos, se esbarram por aí em momentos ocasionais sem envolvimento maior do que sua própria condição de ambulantes.

VITALINA VARELA
DE PEDRO COSTA
124 min | 2019 | Portugal
Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião.

CATERINA
DE DAN SALLITT
17 min | 2019 | EUA
Caterina nasceu na América do Sul, mas mora em Nova York. Sua disposição em estabelecer conexões emocionais íntimas com outras pessoas é tanto um fardo quanto um presente.

FOURTEEN
DE DAN SALLITT
94 min | 2019 | EUA
Mara e Jo são as melhores amigas desde o ensino médio, quando tinham 14 anos. Jo é a mais extrovertida, é assistente social, vive uma série de relacionamentos breves, sempre intensos. Mara tem uma personalidade mais reservada, é professora assistente, tenta uma vaga no ensino fundamental, e escreve ficção em seu tempo livre. Sua vida romântica é dos pequenos casos, até conhecer Adam. Jo apresenta uma certa instabilidade emocional cada vez mais preocupante que afeta seu trabalho e sua vida pessoal. Ao longo de mais de uma década, Mara às vezes tenta ajudar, às vezes recua para se preservar, mas nunca deixa para trás sua poderosa conexão afetiva com Jo.
Fourteen traz com grande sinceridade e sensibilidade a dinâmica de uma longa amizade e seus altos e baixos, quando às vezes os interesses divergem, as brigas e os problemas pessoais deixam de lado a cumplicidade, os encontros e desencontros amorosos levam a vida para momentos diferentes. A complexidade do sentimento da amizade que se transforma e permanece.

O ATO INDIZÍVEL
DE DAN SALLITT
90 min | 2012 | EUA
Jackie, de 17 anos, fica angustiada quando Matthew, seu irmão mais velho, arruma sua primeira namorada e se prepara para ir para a faculdade. Morando em uma velha casa no Brooklyn com a mãe e outra irmã, os dois têm uma relação simbiótica, embora Matthew não compartilhe do desejo incestuoso de Jackie. Após a separação de Matthew, eles passam um último verão idílico juntos. Mas a partida de Matthew para a faculdade leva uma Jackie deprimida para a terapia, mas gradualmenteela vai assimilando e até fica com outros meninos. Quando Matthew volta de férias, uma Jackie mais confiante faz uma oferta final para manter vivo seu sonho de infância…

POLLY PERVERSA VOLTA A ATACAR!
DE DAN SALLITT
98 min | 1986 | EUA
Este filme mantêm o aspecto original, em vídeo, produzido em 1986.
Theresa, a ex-amante de Nick, retorna após uma década de ausência, comprometendo o relacionamento entre ele e sua amável namorada, Arliss. Theresa, a Polly Perversa do título, se torna um símbolo da própria fúria e desordem sexual que Nick tenta deixar de lado em prol de uma vida mais serena.

TODOS OS BARCOS NO MAR
DE DAN SALLITT
64 min | 2004 | EUA
Este filme mantêm o aspecto original produzido em 2004.
A professora de teologia, Evelyn Bell, visita seu amigo e padre Joseph Ryan na sacristia da igreja após a missa. Claramente angustiada pelos recentes acontecimentos envolvendo sua irmã, Evelyn conta a Joseph toda a história. Virginia, sua irmã mais nova, aderiu a um culto religioso e mais tarde foi encontrada, gravemente deprimida, por assistentes sociais em um banco de parque em Ohio. Expressando-se com sua crueldade usual, a mãe de Evelyn pede que ela leve Virginia para a cabana da família para se recuperar. Virginia parece gostar da companhia de Evelyn, e as irmãs falam sobre sua infância difícil, suas crenças e sua aliança contra seus pais opressores.

A MILHÕES DE MILHAS DISTANTES
DE JENNIFER REEDER
27:58 min | 2014 | EUA
Uma dramática relação contemporânea atinge sua apoteose ao som de um hino do heavy metal dos anos 1980. Uma mulher (a regente) está à beira de um colapso nervoso e, assim como as adolescentes (o coro), passa por uma transformação. Os papéis de professor e aluno são invertidos quando a mulher não consegue decifrar uma mensagem de texto de seu amante.

AS DUNAS
DE JENNIFER REEDER
6:21 min | 2019 | EUA
Um encontro romântico de um jovem casal na praia fica perigoso quando eles encontram uma misteriosa e estranha mulher à beira-mar. Será que o último dia do verão será o último dia de suas vidas?

MARIETTA BRIMBLE
DE JENNIFER REEDER
8 min | 2016 | EUA
Um filme de gato.

MEMÓRIAS DO MEU CORPO
DE GARIN NUGROHO
105 min | 2018 | Indonésia
Juno é apenas uma criança quando seu pai o abandona em sua aldeia de Java Central. Sozinho agora, ele se junta a um centro de dança Lengger, onde os homens adaptam seus movimentos e sua aparência femininos. Mas a sensualidade e sexualidade que vêm da dança e dos corpos, misturadas com o violento ambiente social e político da Indonésia, forçam Juno a se mudar de aldeia em aldeia. Mesmo que em sua jornada Juno receba atenção e amor de seus professores de dança, sua tia esquisita, seu velho tio, um boxeador bonito e um Warok, ele ainda tem que enfrentar sozinho o campo de batalha em que seu corpo está se tornando.

SONHEI QUE VOCÊ SONHAVA COMIGO
DE JENNIFER REEDER
10 min | 2018 | EUA
Uma mulher solitária (Angelica Ross) segue por uma trilha e joga fora o excesso de bagagem pelo caminho. O terror onírico febril feminista de Reeder apresenta uma nova visão do faroeste moderno.

VAPOR
DE APICHATPONG WEERASETHAKUL
21 min | 2015 | Tailândia/ Coreia/ China
Sem som
As nuvens descem sobre uma aldeia e a submerge por um dia. Tocam as telhas, as camas, as cadeiras, os tapetes, a grama e os corpos, infectando tudo com a febre do estupor branco. Vapor se passa na vila de Toongha no distrito de Mae Ram, que foi o lar de Apichatpong nos últimos oito anos. A aldeia é uma das várias áreas do país que são atormentadas por problemas de gestão de terras. Nos últimos sessenta anos, tem sido um campo de batalha entre o povo e o estado.

LEO
DE FABIENNE MAHÉ
30 min | 2020 | Suíça
Como faz todos os domingos à noite, Leo vai receber suas duas irmãs para jantar. Como é o esperado dela, ela não preparou nada. Exceto um grande segredo que Leo está lutando para revelar.

MOTRIZ
DE RODOLFO MAGALHÃES
18:33 min | 2020 | Brasil
Um relógio submerso perdido por anos nas águas de um moinho de água parou de funcionar, para descobrir que traz de volta suas forças motrizes.

NOITES MAIS LONGAS
DE J FRISCH-WANG
4 min | 2019 | Alemanha
À medida que as noites ficam mais longas no inverno gelado, uma garota passa a refletir sobre sua relação com o céu.

O APICULTOR
DE MOHAMMAD TALEBI
10 min | 2017 | Irã
A história de um apicultor e seu filho, e suas memórias nas montanhas iranianas…. Enquanto isso, a guerra na vizinha Síria se aproxima.

O DIÁRIO DAS ÁRVORES
DE ALEXANDRA LERMAN
7:34 min | 2020 | EUA
Tree Time imagina uma relação entre natureza e tecnologia não mediada pela presença humana. O vídeo foi filmado na floresta amazônica com um drone representando um ponto de vista incorpóreo que flutua através da copa da floresta densamente comprimida, decolando, pairando acima do solo e, ocasionalmente, retornando a ele.
O título do trabalho é formado por uma série de entrevistas com um dendrocronologista que estuda métodos de rastreamento das mudanças climáticas através da “leitura” anual dos anéis das árvores na floresta amazônica – registros ecológicos revelam uma dimensão oculta do tempo narrativo dentro da própria natureza.

RITU VENDE ONLINE
DE VRINDA SAMARTHA
15:50 min | 2020 | Índia
Em 2016, Ritu Kaushik, uma dona de casa da periferia de Nova Delhi, começou a vender bolsas na Flipkart com sua marca Ritupal Collection. Nascida e criada em uma pequena aldeia em Sonipat (Haryana), Ritu teve que interromper seus estudos aos 16 anos. Um ano depois, ela se casou sob pressão familiar. A recém-casada Ritu começou a plantar e criar gado, e investiu todo o seu tempo na família. À medida que seus filhos cresciam, ela sentiu a necessidade de criar uma identidade para si mesma. Ela esperou 15 anos para terminar seus estudos. Ritu lutou obstinadamente contra a mentalidade patriarcal ao seu redor para abrir seu próprio negócio.

EDIÇÃO ILIMITADA
DE EDGARDO COZARINSKY, SANTIAGO LOZA, VIRGINIA COSIN, ROMINA PAULA
O encontro cinematográfico de quatro escritores que também são atores, diretores, professores e dramaturgos. Essa multiplicidade de trabalhos em relação à palavra é o ponto comum dos quatro capítulos que compõem o filme. Quatro histórias, quatro personagens principais: dois homens, duas mulheres que mostram de maneiras diferentes a escrita, a leitura e a diversidade geracional. O núcleo essencial desses ensaios ficcionais é o poder da palavra, mas também a leitura como desculpa para o encontro. O olhar e a escuta do outro parecem ser a única presença vital em qualquer processo criativo.

Fonte: Indie Festival 2020
Foto do destaque: Indie Festival 2020

Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top