A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – SBPSP juntamente com a Cinemateca Brasileira realiza o Ciclo de Cinema e Psicanálise.
A psicanálise ressaltou e validou o saber profundo contido nas fantasias, sonhos e obras de arte. Considerar tal saber é atribuição tanto do método psicanalítico como da proposta do presente Ciclo de Cinema e Psicanálise.
Em relação à sétima arte, o contato com a dimensão inconsciente promoveu maior densidade psicológica dos personagens e das narrativas cinematográficas, bem como experiências estéticas inovadoras.
Cinema e Psicanálise deste modo, estabelecem relação dialética, de influência mútua, via de mão dupla em que se retroalimentam. As múltiplas tipologias, comportamentos e dramas humanos vividos nas telas também suscitam novas possibilidades diagnósticas para a compreensão psicanalítica, além de inspirar narrativas de casos clínicos.
Este ciclo pretende discutir, à luz da Psicanálise, algumas questões suscitadas por obras do cinema moderno e contemporâneo, e proporcionar também formas transdisciplinares de compreensão.
Ciclo de Cinema e Psicanálise
Quando: as quartas de março 07 e 21; e as quartas de abril 04 e 25, sempre as 19h
Quanto: Grátis com retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência. Aos inscritos no site da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo será fornecido certificado de participação
Onde: Cinemateca Brasileira
Informações e Inscrições:
www.sbpsp.org.br
www.cinemateca.gov.br
tel.: (11) 3512-6111
e-mail: secretaria@sbpsp.org.br
Programação de Março
07.03 – 19h
O Silêncio do Céu (dir. Marco Dutra , 2016, 102 min, 14 anos)
Seguido de debate com Susana Muszkat (SBPSP) e Marcelo Coelho (Folha de S.Paulo).
21.03 – 19h
Amor (dir. Michael Haneke , 2015, 127 min, 14 anos)
Seguido de debate com Carmen Mion (SBPSP) e Alcino Leite Neto (Folha de S.Paulo).
Programação de Abril
07.04 – 19h
Jantar (dir. Oren Moverman, 2017, 120 min)
Seguido de debate com Lia Raquel Colussi Cypel (SBPSP) e Fernando Canzian (Folha de S.Paulo).
25.04 – 19h
Mulher Fantástica (dir. Sebastián Lélio , 2017, 104 min, 14 anos)
Seguido de debate com Cândida Sé Holovko (SBPSP) e Inácio Araújo (Folha de S.Paulo).
Sinopses
O Silêncio do Céu
Diana carrega consigo o grande trauma de ter sido vítima de um estupro dentro de sua própria residência. Entretanto, ela prefere esconder o caso e não contar para ninguém. Mario, seu marido, também tem seus próprios segredos – mistérios que, ocultos, estão matando aos poucos a relação do casal.
Amor
Georges e Anne são dois idosos apaixonados pela arte e, principalmente, um pelo outro. Os desafios da terceira idade afetam sua forma de viver e o modo como se relacionam com a filha, mas o amor entre eles segue inabalável.
Jantar
À medida que dois casais jantam em um restaurante sofisticado, seus discursos educados disfarçam o fato de que eles estão lutando com questões familiares importantes.
Mulher Fantástica
Marina é uma mulher trans. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele. Ela luta por seu direito de sofrer – com a mesma energia ininterrupta que ela exibiu quando lutou para viver como uma mulher.
(Um dos 09 indicados a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2018)