Redescubra o Cinema Uruguaio no Instituto Cervantes

Com o apoio do Consulado Geral do Uruguai em São Paulo, o Instituto Cervantes São Paulo apresenta uma amostra do novo Cinema Uruguaio com as 5 produções mais significativas do nosso país vizinho, em versão original e com legenda.
 
A amostra conta também com um bate papo após a exibições dos filmes”O Banheiro do Papa” e o “Artigas” do cineasta e fotógrafo César Charlone, uruguaio radicado no Brasil responsável pela fotografia de filmes como Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira; e produtor da série 3% da Netflix.
 

Amostra de Cinema Uruguaio

Quando: de 21 à 25.08 as 19h
Quanto: grátis
 
 

Programação

 
 

21.08 – Segunda às 19h

Rambleras (Daniela Speranza, 2013, 93 min, livre)
Três mulheres, uma jovem solteira, que tem medo de ficar sozinha, uma namorando, mas não acompanhada, e uma mulher velha que não tem ninguém na vida, aprenderam umas com as outras que ainda é possível crescerem.
 

22.08 – Terça às 19h

Los modernos (Mauro Sarser, Marcela Matta, 2016, 135 min, 16 anos)
Três casais têm que enfrentar os desafios relacionados com a paternidade, a realização profissional e a liberdade sexual. O estilo de vida, as decisões, a liberdade, o sexo e o amor seguem sendo os assuntos que tiram nosso sonho à noite. “Os Modernos” fala desses temas desde uma perspectiva crítica, questionando os valores do mundo contemporâneo.
 

23.08 – Quarta às 19h

El baño del Papa (César Charlone, Enrique Fernández, 2007, 90 min, 10 anos)
1998, cidade de Melo, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. O local está agitado devido à visita em breve do Papa. Milhares de pessoas virão à cidade, o que anima a população local, que vê o evento como uma oportunidade para vender comida, bebida, bandeirinhas de papel, souvenires, medalhas comemorativas e os mais diversos badulaques. Beto, um contrabandista, decide criar o Banheiro do Papa, onde as pessoas poderão se aliviar durante o evento. Mas para torná-lo realidade ele terá que realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira, além de enfrentar sua esposa Carmen e o descontentamento de Silvia, sua filha, que sonha em ser radialista.
 

24.08 – Quinta às 19h

Mal día para pescar (Álvaro Brechner, 2009, 100 min, 14 anos)
Um ex-campeão mundial de luta livre, que ainda se considera um homem muito forte, tem um manager que consegue para ele exibições e combates clandestinos, para que ele recupere o título de campeão mundial novamente. Mas os acontecimentos tomam um rumo inesperado e incontrolável para os protagonistas.
 

25.08 – Sexta às 19h

Artigas, la Redota (César Charlone, 2011, 108 min, livre)
No ano de 1884, o governo uruguaio encomenda ao famoso pintor Juan Manuel Blanes um retrato do libertador José Artigas, o homem que liderou um exército popular no interior do país. O artista utiliza um esboço de 1811, realizado pelo espião espanhol Guzmán Larra para começar sua obra. Setenta anos antes, Larra havia sido contratado para acabar com a vida de Artigas e acabou testemunhando os anseios de seus oito mil companheiros. Os destinos desses três homens se cruzam, mudando a vida de cada um deles e do povo uruguaio.
 
Fonte: Instituto Cervantes
 


Instituto Cervantes São Paulo: Av. Paulista, 2439, tel (11) 3897-9600
Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top