Histórias Extraordinárias: Cinema Argentino Contemporâneo

O Instituto Cervantes apresenta a mostra “Histórias Extraordinárias: Cine Argentino Contemporâneo” com 3 filmes entre Novembro e Dezembro.
 
O filme que fecha novembro é o “O escaravelho de ouro”, uma reflexão sobre o cinema dentro do cinema. Em uma proposta tão politicamente correta quanto esotérica, Alejo e Fia-Stina são convidados a resgatar a vida de uma poetisa feminista sueca do século XIX em uma coprodução entre o cinema argentino e países europeus. A equipe sul-americana, buscando locações, descobre a existência de um tesouro e resolve alterar a trama do filme para ir a sua procura.
 
 
Já em dezembro terá a exibição de “Corpo de Letra” onde o diretor de Hacerme feriante confirma seu talento em revelar mundos semiocultos e suas lógicas, hierarquias e códigos. Em seu novo longa, um dos personagens está aprendendo a escrever: a letra deve ter um passo de largura e um braço de altura. A palavra tem que ser legível na distância veloz de uma rodovia. A cor fará o resto, identificando o nome grafado com o partido político. D’Angiolillo acompanha a pintura dessas letras, feitas por brigadas que, durante as campanhas políticas, transformam qualquer superfície livre da cidade em espaço publicitário.
 
 
O segundo filme é o “Fora de Hora” onde Helena e Ernesto são um casal de longa data no qual se percebe certo desgaste. Um dia recebem a Joaquín, primo de Helena que acaba de sair da reabilitação e vai passar uma temporada com eles. Há no rapaz algo inquietante que gera desequilíbrio no ambiente, traduzido em um clima de mistério que flutua sutilmente nas cenas. O filme nos apresenta a ideia de um triângulo e nos leva a imaginar coisas para depois nos surpreender: o que parecia evidente não é, sendo preciso reconsiderar nossas posições sobre o desejo e suas vicissitudes.
 
A exibição é aberta ao público e gratuita.
 
 

Dia 21.11 às 19h

O escaravelho de ouro (dir. Alejo Moguillansky e Fia-stina Sandlund, 2014, 1h40, 14 anos)

Dois diretores de cinema, um argentino e uma sueca, são convidados a adaptar a vida de uma poetisa feminista em uma co-produção dos dois países. A equipe argentina, buscando locações, descobre pistas para um tesouro em uma cidade missionária, assim resolvem alterar a trama do filme, sem contar para a diretora sueca, para que ele funcione como um disfarce durante a procura desse velho tesouro. Uma visão bem humorada do cinema independente latino-americano e uma homenagem aos autores clássicos de aventura Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson.
 
 

Dia 07.12 às 19h

Corpo de Letra (dir. Julián D’Angiolillo, 2015, 1h16, livre)

A partir da relação entre três personagens, o filme acompanha uma história que a princípio é de ficção, mas logo se desvenda como documental ao relatar um problema histórico na argentina: a disputa que existe sobre as campanhas políticas no país. Um mundo inexplorado de códigos e regras próprias que transforma qualquer superfície livre da cidade em espaço publicitário.
 
 

Dia 14.12 às 19h

Fora de Hora (dir. Barbara Sarasola-Day, 2013, 1h42)

Casados há muitos anos, Ernesto e Helena recebem em sua casa o parente Joaquín, que recentemente saiu da reabilitação. Eles passam por um momento complicado, mas continuam com a esperança de ter um filho. Só que a visita de Joaquín irá mudar suas vidas para sempre.
 
 
Para saber mais: Histórias extraordinárias: cinema argentino contemporâneo
 


Instituto Cervantes São Paulo: Av. Paulista, 2439, tel (11) 3897-9600

Carateca, amante de cinema, revisora e tradutora de inglês e italiano. Amo como minha profissão me conecta aos meus hobbies e com o FilmeSP conecto as pessoas aos festivais de cinema que acontecem em SP mas que são dificilmente divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top